Os testemunhos da repressão

Shot 005

O método usado pelo presidente-ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, para vencer as eleições presidenciais é mandar prender os seus principais opositores e torná-los inelegíveis.

Estão nessa situação Leopoldo López, ex-prefeito de Chacao e coordenador nacional do partido Rede do Povo, e os prefeitos Antonio Ledezma, de Caracas, e Daniel Ceballos, de San Cristóbal.

O governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, que ainda não declarou a sua candidatura, diz que terá a mesma sorte assim que o fizer.

Esse método, excluída a prisão, é usado nos municípios brasileiros: o prefeito faz dúzias de denúncias contra o ex-prefeito, em regra o seu principal opositor, o que tem como efeito o mesmo número de processos. Daí pra frente a batalha é dos advogados, pagos com o erário.

É comum, também, que o prefeito patrocine a rejeição das contas do ex-prefeito na Câmara Municipal.

Eu sempre digo que os santos estão no céu e alguns compraram a santidade, portanto, não há santos nessa história. Mas como estas são as regras da democracia, estando o jogo dentro delas, quem não quiser bancá-lo não se senta à mesa.

No caso da Venezuela a coisa se faz com uma regra unilateral: quem ousar desafiar Maduro vai para o tronco.

É o que narra o livro "Testimonios de la Represión", do jornalista Carlos Arencibia, lançado este mês, contando com detalhes e fotografias os casos de torturas a que são submetidos os opositores do regime, presos principalmente nas passeatas.

Após as sessões, os torturados são liberados. Isso faz parte do enredo, para que possam contar o que passaram, amedrontando, dessa forma, os que se opõem a Maduro.

O Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas estima que haja, atualmente, pelo menos 76 presos políticos na Venezuela: aqueles considerados mais ativamente perigosos ao regime.

Um dia após o lançamento do livro, os chavistas trataram de desencadear uma campanha para desacreditá-lo. O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, o chavista Diosdado Cabello, declarou que o livro é uma “ficção da oposição. Uma espécie de conto de terror".

Comentários

  1. Em Breu Branco, no|Pará, o prefeito Admilson faz como Maduro, em conluio com o Juiz, prende as possíveis ameaças, prendeu o Alemão, prendeu o ex presidente da Câmara, vereador Hildebrando, está escarafunchando a vida do Barreirinhas para ver se consegue prende-lo. Assim concorrerá sozinho, pensa que ganha, se isso ocorrer, terá menos votos que os votos em branco.

    ResponderExcluir
  2. Francisco Marcio20/07/2015, 13:05

    Do regime do seu amigo, Fidel Castro, à quem V.Excelencia nutre verdadeira androlatria, V.Excelencia nada fala...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Androlatria é demais. Basta a amizade. E olha que El Comandante nem sabe que sou amigo dele.

      Excluir
    2. amizade? então o senhor se considera amigo de fidel castro? ou quem sabe simpatizante?
      parece quem em cuba as masmorras de fidel castro são seguras, o lado ruim é que muitos são presos apenas por convicções politicas, o lado bom é que bandido não tem vez. Eles poderiam dar ensinamentos importantes para os brasileiros.

      Excluir
    3. Gosto dos cubanos e tenho muitas amizades lá. As pessoas, inclusive você, pelo comentário, têm uma imagem totalmente diferente de Cuba.
      Sim, há presos políticos lá e isso é um lado de Cuba que deverá se encerrar com a assinatura dos acordos com os EUA para abrir as embaixadas, no qual Cuba se compromete a libertar os presos políticos.
      O sistema penitenciário de Cuba é tão ruim quanto o do Brasil e a bandidagem corre solta na ilha, pois o aparato de segurança pública tem tanto problema de custeio e má gestão quanto o nosso, portanto, por essa ótica, “bandido tem vez lá” da mesma forma que tem por aqui.
      Não, Cuba não tem o que ensinar ao Brasil. Ambos os países, todavia, têm muito a aprender juntos, pois os povos são extremamente parecidos e muito hospitaleiros. Como no Brasil, se você conversar com um cubano por meia hora, você sai da conversa sabendo de toda a vida dele e se a conversa se alongar mais um pouco, ele lhe conta a vida do vizinhos.

      Excluir
    4. fiz uma breve pesquisa na internet, o pessoal diz que havana, apesar de ter mais de 3 milhões de habitantes, é uma cidade segura, praticamente não há assaltos.

      Excluir
    5. As notícias sobre Cuba, de bom e de ruim, sempre me fazem lembrar a peculiar definição de um amigo que eu levei, há uns três anos, para visitar a ilha.
      Passamos uma semana lá e levei ele onde o turista vai e onde o governo faz questão do turista não ir. Na volta, na escala do Panamá, perguntei a ele se ele já podia me dar a sua impressão de Cuba, ao que ele respondeu:
      “Nem nem melhor e nem pior. Só diferente”.
      Havana é a maior metrópole do Caribe e tem todos os problemas que uma metrópole tem, inclusive assaltos, mortes, furtos, tráfico de drogas, como aliás, tem em Paris, Viena, Miami, Nova York, Moscou, Pequim, Belém, etc. Mas é verdade que Havana, por exemplo, é muito mais segura que Belém e embora não esteja entre as 50 cidades mais violentas do mundo, na está entre as 50 mais seguras, ou seja, não é pior e nem melhor do que muitas cidades, mas, de fato, é diferente.
      Mas se um dia você for lá, tenha o mesmo cuidado que teria em qualquer cidade do Brasil, principalmente se sair da área onde o governo faz questão que você esteja.

      Excluir
    6. não ponho a mão no fogo pelo que li sobre cuba na internet, mas desconfio que seu ceticismo pode ser consequencia de não querer admitir que a repressão, a puniçao pode diminuir o crime.
      Em relação ao seu amigo, outra pessoa disse o mesmo, mas esse não deve ter ido a regiões que o governo não quer que sejam vistas.
      http://www.notisul.com.br/n/entrevista/cuba_nao_e_nem_melhor_nem_pior_e_diferente-37360

      Quanto as cidades citadas, tenho ouvido falar mal sobre a segurança em miami e paris. Já a respeito de pequim, um brasileiro que lá mora falou muito bem no pregrama o mundo segundo os brasileiros, é seguro em qualquer hora, mesmo de noite, disse ele.

      Excluir
    7. A viagem que o Freccia fez foi uma das primeiras que eu fiz, ainda no final da década de 70, quando Cuba era “melhor’ do que é hoje para essas visitas oficiais, pois havia, com os bilhões que a então União Soviética mandava para lá todos os anos, um sistema organizado que encantava os visitantes e essa era a finalidade das viagens: angariar simpatizantes para o regime.
      O Miguel, que foi comigo há três anos, militou com o Freccia e ambos abandonaram o movimento sindical, assim como eu abandonei as utopias comunistas, mas isso é outra história.
      Você afirma que eu não admito o que sugiro (fique certo de que eu não sou um charlatão intelectual) porque não “quero admitir que a repressão, a punição pode diminuir o crime”.
      Primeiro, não confunda “repressão e punição” com política penitenciária. A repressão e a punição são necessárias, pois fazem parte do arcabouço penal legal e sem elas não haveria sentido a presença do sistema penal. A repressão preventiva, que é o policiamento ostensivo, é um elemento importantíssimo no combate à criminalidade.
      O que critico é o sistema prisional e a política penitenciária e não sou eu que afirma que a forma como ela está implantada não contribui para a diminuição da criminalidade e sim são 10 entre 10 criminalistas em todo o mundo. Baseados em pesquisas e constatações de países que mudaram as suas políticas penitenciarias e diminuíram a criminalidade, pois as penitenciárias passaram a não mais a retroalimentar o crime.
      Há outro equívoco sobre Cuba: na ilha não há essa “repressão” que você imagina. A única repressão de estado que ainda há, e sempre teve, é a política. De resto, a repressão da criminalidade “comum”, não é diferente do padrão que se encontra nos demais países com PIB similar e não por frouxidão do sistema, mas por absoluta ineficácia dele.
      Acredite. Tanto Freccia quanto o Miguel estão cobertos de razão: não é melhor e nem pior, mas, é de fato, diferente. Se um dia eu tiver de sair do Brasil para morar em outro país, não vou para Miami e nem para Paris: vou para Havana. E se você for lá, repito-lhe, não vá nessa de andar “qualquer hora da noite” tranquilamente. Isso é uma utopia em Belém, Havana, Pequim e em qualquer parte do mundo e não passa de argumento falso para sugerir fundamentos impróprios. Segurança, como tudo na vida, são escalas e estar mais perto do Zero ou do 10 depende de várias políticas e não somente de uma alternativa.

      Excluir
    8. eu não sou muito bom em exprimir meus pensamentos. Parece que empreguei mal a palavra repressão. Penso que em Cuba há menos crimes porque as penas mais duras convencem as pessoas a não delinquir. Aqueles que já estão no crime são em principio irrecuperaveis. Então o que o senhor não quer admitir é que penas duras convencem as pessoas a não delinquir, isso o senhor disse em algum post, pelo menos assim entendi.
      Quanto ao policiamento na rua, eu penso diferente que a maioria da população, isso pode diminuir um pouco o crime, mas não levará a delinquencia aos niveis baixos que eu desejo, as punições que assustam é que são eficientes, mas precisam ser bem conhecidas. Não conheço na lei brasileira punições que assustam, com exceção de prisão inafiançavel para certos delitos que não são lá muito graves.

      Excluir
    9. sem querer dizer que está tudo bem nas penitenciarias, a opinião dos criminalistas não vale nada, os interesses deles não são iguais aos do restante da população.
      mal comparando, aceitar que os criminalistas mandem é o mesmo que deixar as empresas de construção civil mandem nas leis referentes a construção. Conheço uma cidade onde permitem construir 2 metros sobre a calçada, depois do primeiro andar, em ruas já estreitas. Se deixar nas mãos deles, daqui a pouco constroem sobre toda rua, transformando as ruas em tuneis. Tal como no caso dos criminalistas, os interesses das empresas de construção não são os mesmos da população.

      Excluir
    10. Os criminalistas não devem mandar em nada mesmo. A população não deve deixar que alguém mande em nada, pois as decisões, em uma democracia, são colegiadas e devem considerar as mais diversas opções, tomadas com sabedoria e sabedoria consiste em ouvir opiniões de quem estuda e pesquisa, pois a ciência é que move o progresso de uma nação.
      A sua grosseria, todavia, em afirmar que a “opinião dos criminalistas não vale nada”, apenas demonstra em quão despreparada está uma parcela da população para discutir os grandes problemas nacionais, pois o bom senso e a boa educação aconselham que se devem ouvir todas as opiniões, principalmente se vindas de pessoas que dedicam sua vida ao estudo da matéria e são ouvidos pela inteligência de países que estão conseguindo equacionar a questão.
      Se estão certos ou errados é outra história, mas todas as opiniões valem muito, inclusive a sua.

      Excluir
    11. Ao 12:03

      Em Cuba não há penas mais duras que no Brasil. Em alguns casos elas são mais brandas até.
      No homicídio doloso, por exemplo, que é matar alguém com a intenção de praticar o crime:
      No Brasil:
      Código Penal
      Art 121. Matar alguém:
      Pena - reclusão, de seis a vinte anos.
      Em Cuba:
      Código Penal
      Artículo 261. El que mate a otro, incurre en sanción de privación de libertad de siete a quince años.
      Veja que no Brasil a pena máxima é de 20 anos e em Cuba é de 15 anos para homicídios, mais brando, portanto.
      O código penal cubano tem a mesma origem do código penal para o brasileiro, que é o sistema penal alemão e uma das poucas diferenças é que em Cuba há, excepcionalmente (a exceção é puramente política) a pena de morte.
      Aqui está o link para o Código Penal Cubano, caso você queira compará-lo com o brasileiro, para fundamentar as suas argumentações com maior acuidade:
      http://www.cepal.org/oig/doc/cub1987codigopenalley62.pdf
      Não está cientificamente provado que penas mais duras servem como anteparo à criminalidade. O que está evidenciado é que a criminalidade tem causas absolutamente divorciadas do arcabouço repressivo que foi criado não para evitar crimes, mas para punir quem os comete.
      O conceito da ciência penal é negativo e não positivo, ou seja, ele não impede e sim pune.
      Diminuir criminalidade é uma política social e não criminal e alguém que não dissecou o corpo para estudar-lhe os órgãos acreditar que o coração fica no estômago não o faz descer da parte superior do tórax.

      Excluir
  3. aqui no brasil a maioria dos delinquentes profissionais tem a progressão de regime após cumprir um sexto da pena, daí já saem geralmente durante o dia. Nos exemplos que o senhor citou, a pena minima é praticamente igual, 7 anos em cuba e 6 anos no brasil, então o detalhe da progressão de regie com apenas um sexto da pena cumprida faz uma diferença importante.

    a respeito de estar provado CIENTIFICMENTE ou não se as penas mais severas ajudam a reduzir a criminalidade, digo o seguinte:

    nóis num qué sabê u ki pença us cintifiko, nóis qué pena çevera pra us vagabundu, i nossus represetanti devi kumpri noça vontadi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Cuba, e em todo o mundo há progressão de regime em termos similares, pois não é possível manter o sistema sem ela.
      A linguagem final, além de ser um preconceito com as pessoas humildes, cujo sotaque é diferenciado pela regionalidade, ligando-as automaticamente à intolerância, ao desconhecimento científico, e à impostura, revela a falta de argumentos para declarar e demonstrar uma opinião que se baseia meramente em uma vontade.
      Não. Os representantes políticos não têm que cumprir a sua vontade e você não deve achar que a sua vontade é a mesma vontade daqueles que você tenta imitar, pejorativamente a fala. Isso é apenas a sua opinião e o que deve ser feito é um consenso da sua opinião, da minha e de quem mais tiver outra diversa. Chamam isso de democracia.

      Excluir
    2. penso que a linguagem final não revela preconceito contra pessoas humildes, pode parecer mas não é meu caso.
      eu acuso os politicos de não fazer a vontade do povo.
      em 2005, fizeram uma consulta popular sobre desarmamento, o governo perdeu de goleada, e desrespeitou o resultado. Ontem pelo radio ouvi um politico da oposição falar a respeito. Não tenho ponto de vista firme a respeito, apenas quero ressaltar como o governo desrespeitou a vontade popular das urnas.

      tem a questão da redução da maioridade penal. No seu blog est´ escrito que 85% da população é a favor, de acordo com pesquisas feitas. Se os resultados estão corretos, mais uma vez desrespeitaram a vontade popular, pois a emenda foi rejeitada e depois foi totalmente desfigurada para conseguir a aprovação.
      excluiram até mesmo os delitos relacionados ao trafico. Um absurdo! Eu acho que a maioria quer punição também para crimes cometidos por menores relacionados ao trafico.
      Não está havendo democracia, não está havendo representatividade.
      quando alguém dá opinião sobre segurança, é preciso ver se não tem nenhum interesse envolvido, penso que no caso de profissionais da area sempre há interesse envolvido.
      o uso do linguajar supostamente popular foi eficiente para obter destaque, mas parece que não foi eficiente para a mensagem ser entendida.
      uma questão de filosofia: até que ponto um representante eleito pode legislar de acordo com sua convicção em prejuizo da convicção dos eleitores?

      é verdade que o politico sempre pode dizer que pensa que os seus eleitores concordam com sua opinião, mas pense nesse dilema.

      Excluir
    3. Pela sua lógica não precisaríamos de um Congresso e todas as decisões nacionais seriam tomadas pelos institutos de pesquisas, inclusive as eleições, quando os pesquisadores sairiam às ruas com os nomes dos candidatos e quem estivesse na frente das pesquisas seriam os nomeados por esses institutos.
      Democracia é bem mais que isso e a vontade de uma maioria eventual, medida em um determinado tempo, de forma factual e sem discussões profundas, não significa necessariamente a melhor solução para a equação. A sua zona de conforto é um centímetro e a régua que mede as discussões nacionais e globais aceitas métricas ilimitadas e sujeitas, inclusive, a constatações que podem parecer paradoxais.
      O poder emana do povo, mas é exercido por quem ele elege, ou seja, o voto transfere o poder e a partir daquele momento o Congresso está credenciado a exercer o poder conforme a correlação de forças que foram credenciadas. Se o eleitor se sentiu desprestigiado na sua representatividade deveria mudar tudo na próxima eleição, pois é essa a regra observada pelo sistema democrático. Se o eleitor, recorrentemente, elege os mesmos, é porque aceita transferir o exercício à consciência e à conveniência do eleito.
      Portanto, não acuse o político. Acuse o eleitor. Só há eleitos porque há eleitores.
      Quanto a sua pergunta final, “até que ponto um representante eleito pode legislar de acordo com sua convicção em prejuízo da convicção dos eleitores?”
      A política não é uma providência moral e sim legal, assentada sobre regras éticas, que são diferentes dos juízos de valor. Os únicos limites dos eleitos são os códigos de ética do Poder Legislativo ao qual pertencem e o regimento interno pelo qual devem proceder. Os freios morais quem dá é o eleitor no momento do voto, pois é ele, o eleitor, que emite juízo de valor sobre a quem ele delegou o poder. Portanto, mais uma vez, a essência da questão não está no representante, mas no representado e é essa nossa mania de sempre culpar os outros e não nos olharmos no espelho, que retarda a nossa maturidade democrática.

      Excluir
  4. o seu ultimo paragrafo é lamentavel, principalmente a parte: "os únicos limites dos eleitos..." data maxima venia
    e as vésperas das eleições vem os donos da midia fazer campanha vote vote, vote, vc precisa votar, não vote nulo, não vote em branco, vote, vote, vote, e as leis ameaçam com prisão quem fizer campanha pelo voto nulo e o voto em branco. Argh...
    mas em nenhum momoento eu quiz dizer que o senhor alguma vez tenha votado diferentemente do que os eleitores gostariam, minha preocupação são os deputados federais, que fazem as leis ref. a segurança publica.
    como depois de ser dep estadual a maioria vai para dep. federal, penso que não estou jogando palavras ao vento.

    os politicos e os bancos geralmente tem assessoria juridica, deveriam ter tb assessoria moral.
    para resolver o grave problema que emerge na sua resposta, penso que o voto deveria ser nominativo com commprovante e o eleitor deveria ter o direito de passar na justiça eleitoral a qualquer momento e retirar seu voto, podendo causar a perda do mandato quando os votos remanescentes forem insuficientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é lamentável: é a lei, que estabelece o Estado de Direito. Na República, a única coisa que estabelece limites é a lei e o ente público só deve deixar de fazer o que ele veta e pode fazer o que ele escreve, daí porque todas as atividades têm um código de ética para estabelecer os limites da atuação e um regimento interno para dizer como esses limites devem se haver.
      Sim, seja quem for que fizer a campanha você precisa votar. Se você vota errado (o eleitor, lembras?) o culpado não é quem pediu a você que "vote vote" e nem quem recebeu o seu voto, mas você, que votou errado. Por isso o maior peso específico do problema está no eleitor.
      Não existe assessoria moral. A moral depende de princípios e os princípios dependem da solidez de uma nação e como a população compreende isso. A bipolaridade do brasileiro é um afrouxamento moral que está no nosso âmago cultural e o político eleito não veio de Marte, mas saiu do meio do povo, portanto, o que você vê no Congresso ou nas assembleias legislativas nada mais é que o retrato do povo que o elegeu. Somente a rigidez moral de uma nação pode consolidar a moral política.
      A sua solução estabeleceria o caos, pois todos os dias haveria eleições e "deseleições" no país. O que você deseja há de 4 em 4 anos, mas o eleitor, pelo que se constata, está satisfeito, pois entre mais de 50 mil candidatos em todo o país, continua elegendo os mesmos.

      Excluir
  5. Francisco Màrcio21/07/2015, 23:11

    Estou com dificuldade de acessar a internet ( estou viajando e a internet- pra variar, está péssima ), mas alegra-me que um simples comentário no início da postagem foi o motor para essa paciente e elucidativa explanação de Sua Excelência.
    Saiba, como político não nutro admiração por suas escolhas, mas como um cientista político, a admiração vai longe...

    ResponderExcluir
  6. Como eu já lhe disse, ninguém é perfeito.

    ResponderExcluir
  7. de tudo o que o nobre pollitico falou sobre segurança, a unica coisa que penso que pode ter correspondencia com a realidade é que em havana nas zonas que o governo quer que não sejam visitadas, o risco é maior.
    o numero de votos nulos, em branco e abstenções é muito grande, e pouca publicidade se dá a isso, e eu considero importante, e mostra que há muita gente não satisfeita com os politicos.

    o programa "o mundo segundo os brasileiros " é maravilhoso, eles entrevistam brasileiros que moram em outros paises, e não turistas alegrões, embora as vezes esteja muito focado em diversões, mas temos que admitir que o patrocinador precisa dissso, se ficassem apenas criticando a segurança do brasil sem mostrar locais para visitar, ninguém iria viajar. Em Pequim, vi a entrevista de uma adolescente que mora lá com sua mãe e seu padrasto, confio no que ele dissse, então acredito que o senhor não está correto ao dizer que ha elevada criminalidade em qualquer cidade grande do mundo. Na Jordania, entrevistaram uma mulher que morava lá com seu marido e filhos, essa foi a que melhor criticou, jogou no lixo tudo o que dizem a maioria dos politicos brasileiros, aqueles que fazem leis brandas e que tem simpatia com os criminalistas.

    semanas atras, quando sugeri que deveriam cobrar taxas dos presos, especialmente sobre visitas, o senhor respondeu que os familiares já tem que pagar pelos lenços. Isso faz parecer estar o senhor do lado errado.

    a erudição deveria servir para entretenimento, em palestras por exemplo, não deveria servir para alguém se convencer de alguma coisa, a realidade deveria ser mais importante. O senhor me faz lembrar um americano que tinha idéias agradaveis mas estava errado, o sobrenome é rifkin, mas era agradavel ouvir seu discurso. Ele dizia que o segredo do baixo desemprego nos estados unidos era colocar mais gente nas prisões e comparava com a europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As grandezas são relativas e absolutas. O relativo é baseado na percepção, é sensorial. O absoluto é o que se mede cientificamente.
      O que você, eu ou quem foi entrevistado em Pequim ou na Jordânia acham é o sensorial. As estatísticas são diversas. A máfia chinesa, por exemplo, que domina bairros inteiros em Pequim, deixa a máfia siciliana parecendo santos e é a mais violenta do mundo.
      Nas estatísticas da ONU, baseadas em dados fornecidos pelos próprios países participantes, nem Pequim e nem a capital da Jordânia, Amã, sequer estão entre as 10 cidades mais seguras do mundo. Pequim é a 37ª e Amã sequer aparece entre as primeiras 50.
      O Rio de Janeiro e São Paulo, pelas estatísticas da ONU, são praticamente tão seguras, ou inseguras, quanto Pequim, pois o Rio está em 35° e São Paulo em 40°, enquanto Pequim está em 37°.
      Mas se você quer discutir questões científicas, entregando fundamentos sensoriais, baseados em entrevistas de fulano ou beltrano e acha que erudição é tentar convencer alguém pelo simples desejo da vontade pessoal, aí não há como prosseguir a uma conclusão lógica, pois eu não tenho como demonstrar a você que está quente se você, por algum distúrbio fisiológico, está sentido frio.
      Eu não tenho lado. O arcabouço jurídico e o sistema penitenciário de um país não são times de futebol para alguém torcer por um ou por outro. A minha visão é sistemática e eu, igual a você, quero um Brasil seguro. Se você acha que o país será mais seguro se as penas forem mais longas, ou executando os bandidos, eu acho que o país será cada vez mais seguro quanto mais as políticas sociais alcançaram a plenitude da nação, isso não quer dizer que você está do lado do mocinho e eu do lado do bandido. Apenas os nossos métodos são diferentes.
      Os métodos que eu acredito são os cientificamente comprovados em países que agiram daquela forma, e eu, que vim do mato e cheguei onde estou por que estudei, muito, não posso desacreditar de bases científicas e labuto por elas: eu prefiro a força do direito. Se você recusa isso e prefere acreditar no direito da força, é o seu método. Estamos em métodos opostos, embora desejemos os mesmo objetivos.
      O seu método é recusado pelo mundo que se diz civilizado e nenhuma democracia o recepciona, caminhando exatamente para alternativas menos violentas, pois violência não se combate com violência. Mas se você acredita nele, defenda-o, mas procure fundamentos científicos (eles existem) e não entrevistas do fulano ou do beltrano, pois o homem conseguiu sair das cavernas e chegar à Lua por progressos científicos e estamos conversando aqui por progresso tecnólogo. Não imagine que a ciência está apenas nas universidades e só serve para dar palestras. A ciência está aí na sua frente, no monitor que você lê isso e no teclado que você replica.
      É a ciência que move o mundo.

      Excluir
    2. eu não jogaria as estatisticas da onu no lixo, mas convem lembrar como é dificil registrar uma queixa numa delegacia de policia no brasil, infelizmente tenho experiencia nisso, muitos brasileiros não registram queixas nas delegacias, então o brasil é muito mais criminoso e violento do que os numeros dizem.
      as ciencias matematicas, fisicas, quimicas, biologicas, tecnologicas progridem muito (embora façam muitas merd@s), as ciencias humanas não progridem.

      Excluir
    3. As estatísticas não são da ONU, ela apenas sistematiza os dados que recebe dos devidos países. Quem manda os dados da China é o próprio governo chinês.
      Por favor, não use palavras chulas. O blog é censura livre. Imagine se uma criança acessa os comentários: estaremos dando mal exemplo de como se expressar.
      A ciência não faz o que você afirma, que eu prefiro chamar de erros, quem faz isso somos nós.
      Thomson, Goldstein, Rutherford, Chadwick e Bohr elaboraram o estudo do átomo e Einstein elaborou a teoria da relatividade. As máquinas de quimio e radio terapia, o raio-X, as ressonâncias magnéticas, os voos supersônicos, a química quântica e a física quântica, foram propiciado por isso. Mas alguém pegou esses estudos e criou a bomba atômica. Foi a ciência que fez o estrago? Não, foram os homens. A ciência é um instrumento que, como tudo na vida, pode ser usado para o mal e para o bem.
      Mas o nosso saldo é positivo. Você está equivocado. As ciências humanas progrediram tanto quanto as exatas e naturais. Aposte no ser humano. Não há ser humano irrecuperável ou destinado ao mau. Há aqueles que vencem e há aqueles que fraquejam. Os vencedores serão louvados, os que fraquejam precisam de ajuda dos que venceram, pois é isso que nos torna humanos e dignos de cada palavra daquele cântico: “O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é o Seu Nome”. Nós somos a maravilha que o Senhor fez. Todos, sem exceção.
      Na hora que eu precisar do chicote, eu chamo você. Eu sou muito ruim nisso. Por isso desisti de fazer concurso para juiz, como queria a Ann: eu ia absolver, ou no máximo dar a pena mínima para todo mundo.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação