A Amazônia desde muito

> Degradação urbana

Shot 006

Um terço da população das grandes e médias cidades da Amazônia vive em territórios do tráfico e com violações de direitos humanos. Nas periferias da maior floresta tropical, a qualidade de vida é pior que nos morros e nas favelas de Rio de Janeiro e São Paulo”.

> Ausência do Estado

Shot 007

A Amazônia que gerou discursos acalorados sobre uma possível internacionalização de seu território é hoje uma “colcha” de áreas onde o Estado brasileiro não entra com seus agentes de segurança, muito menos com os profissionais de saúde e educação”.

> Piores IDHs

_1da8141

Manaus lidera o ranking das 16 regiões metropolitanas brasileiras com pior IDH. Em seguida vem Belém. A mancha urbana de Manaus e de municípios vizinhos, área onde vivem 2,3 milhões de pessoas, apresenta um IDH de 0.720. A região de Belém, com 2,5 milhões de habitantes, tem índice de 0.729. Esse porcentual mostra uma melhoria dos indicadores entre 2000 e 2010. Isso pode ter ocorrido, segundo autoridades da área social, pela prioridade dada pelos governos às regiões metropolitanas em detrimento do interior dos Estados”.

> Desvios de benefícios sociais

Shot 008

Esquema de desvio de dinheiro de cartões sociais do governo inclui comerciantes e casa lotérica; prática lembra sistema escravocrata dos barracões nos seringais e beiras de rio”.

divisoriaAs aspas são amostras grátis da reportagem, publicada no “Estado de S. Paulo”, assinada por Leonencio Nossa, com fotos de Dida Sampaio.

Abaixo, um vídeo mostrando a realidade dos lixões, que ilustra uma índia ticuna, que “muitas vezes almoça o lixo podre que tem aqui”.

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Comentários

  1. grandes cidades não sá coisa boa.
    os governos deveriam desestimular as pessoas a viverem nas grandes cidades.
    Muitas coisas poderiam ser feitas, uma é planejar cidades novas. Note que afirmei planejar, a maior parte da construção deve ficar com a iniciativa privada. Temos brasilia e belo horizonte como cidades planejadas por governos, deveriamos ter umas 20 grandes e 200 pequenas cidades planejadas.

    HÁ MUITO TEMPO LI NO EXTINTO JORNAL GAZETA MERCNTIL algo acontecido com a sharp em manaus. Eles inauguraram um fabrica lá e pretendiam dar um curso para elevar a produtividade, mas ela já iniciou apresentando uma produtividade muito superior a sua congenere em sao paulo e alguns meses aumentou mais ainda, então desistiram daquele curso.

    quando vejo fotos como acima, mais me convenço da necessidade de mais bancos. Bancos pertencentes a bilionarios nunca melhrarão a nossa economia. Só pensam em rapinagem.

    ResponderExcluir
  2. Deputado, pode preparar o terno, o seu padrinho Jader ganhou.
    Temer teve que arbitrar uma disputa deste tipo na semana passada. Jader Barbalho e José Priante brigavam para indicar o número um da Companhia de Docas do Pará.

    Jader levou a melhor. Diante do fato espero que o senhor acabe com este abuso que é este estacionamento que fizeram na calçada da CDP que inclusive tem segurança dia e noite tomando conta deste abuso.

    ResponderExcluir
  3. Já pensou se todos fizessem isto que a CDP fez?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação