Imprensa nacional reporta de forma errada a compra da TAP por "dono da Azul"

Toda a imprensa nacional, e até parte da imprensa portuguesa anunciou a compra da TAP pelo empresário norte-americano-brasileiro David Neeleman. A maioria das manchetes lavra que “o dono da Azul comprou a TAP”.

As manchetes estão erradas ao omitirem a presença majoritária no negócio do empresário português e um dos homens mais ricos de Portugal, Humberto Pedrosa, dono do Barraqueiro, o maior grupo de transportes de Portugal e um dos maiores da Europa.

Screen 004

Eu sempre aconselho ler uma notícia em no mínimo três veículos diversos, e se ela ocorreu fora do país, se o leitor tem condições de ler em outra língua, é importante ler em veículos do país onde ela ocorreu, para estar certo de que tem uma razoável versão dos fatos.

Lendo-se jornais espanhóis e portugueses, e reportando-se à legislação da União Europeia, é possível ver o porquê de David Neeleman ter procurado o português Humberto Pedrosa para formar o consórcio Gateway e propor, através dele, a compra da TAP: a legislação da UE exige que um cidadão europeu tenha o controle de qualquer empresa aérea que trafegue dentro da comunidade. Portanto, como Neeleman não é cidadão europeu ele não pode ser "o dono da TAP".

Devido a isso, o consórcio Gateway, que comprou a TAP, para adequar-se às regras da UE, na verdade, tem o controle de Humberto Pedrosa, que detém dele 50,1% e os outros 49,9% pertencem a David Neeleman, seu sócio minoritário. 

Screen 006

Portanto, tecnicamente, embora David Neeleman tenha sido o rosto da compra, ele é o sócio minoritário da operação e tecnicamente, por ser sócio majoritário do consórcio Gateway, o novo dono da TAP é o empresário português Humberto Pedrosa.

A imprensa nacional, pelo menos, deveria explicar isso e mudar as manchetes (70% dos leitores leem apenas as manchetes), para não induzir o leitor no equívoco de acreditar, porque leu, que, sozinho, o dono da Azul comprou a TAP e é o seu novo dono.

Comentários

  1. aqui anos atras o lauro jardim da veja em plena cheia do tocantins alardeando apagão de energia.

    reveja sempre as noticias de veja - Pena que meu pai assinante a mais de trinta anos desa revista acreditem em tudo que nela lÊ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação