O Bom Pastor

Screen 004

A Congregatio Missionis, chamada no Brasil de Congregação da Missão, foi fundada em Paris, em 1625, por Vicente de Paulo, declarado santo, em 1737, por Clemente XII.

Em 1634, Urbano VIII, pela bula Salvatoris Nostri, aprovou a Congregatio Missionis, que passou ser uma das ordens da Igreja Católica Romana.

Em 1832, a Congregatio Missionis tomou posse do priorado de São Lázaro, em Paris, daí o gentílico lazaristas.

A Congregatio Missionis chegou ao Brasil em 1819 e um dos estados em que ela se estabeleceu foi Minas Gerais. E foi em Minas que, em 1943, Vicente Joaquim Zico ingressou na Congregação.

Na Congregação, Vicente Zico cursou Filosofia e Teologia e, em 1950, foi ordenado sacerdote, aos 23 anos de idade. Já como sacerdote, pós graduou-se em pastoral catequética, em Paris.

O padre Vicente Zico entregou-se à missão. A sua dedicação o fez professor, reitor, conselheiro da Província Lazarista do Rio de Janeiro e alçou o mais alto grau da ordem, como conselheiro geral da Congregatio Missionis, na Cúria Generalícia da Santa Sé.

Em 1981, aos 53 anos, foi ordenado bispo pelo papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro e em 1990 o mesmo papa o nomeou arcebispo de Belém.

Screen 006

Um mês após a posse do meu segundo mandato como prefeito de Tucuruí, convidei D. Zico para visitar a cidade: queria que ele fosse até a sede da prefeitura fazer uma oração e que rezasse uma missa na paróquia de São José.

Contei-lhe que foram os lazaristas que estenderam a Congregação, desde Cametá, até Tucuruí e que os meus pais tinham sido casados por um lazarista holandês, o padre Pedro Hermans, que também me batizou.

Ele me ouvia atento e prossegui a história: o lazarista Monsenhor Cornélio Veerman foi quem criou a Paróquia de Tucuruí, tendo São José como padroeiro e o primeiro pároco foi outro lazarista, o próprio padre Pedro Hermans.

De repente, D. Zico cortou-me: “Está bem senhor prefeito, o senhor já me convenceu. Vou lá fazer essa oração e rezar essa missa”.

As duas coisas fizeram dois dos meus dias mais prazerosos da vida. D. Vicente era um sacerdote em estado de arte. A sua paz interior era contagiante e a sua devoção pela Virgem Maria era cativante. O seu motto sacerdotal, aliás, era “Cum Maria Mater Iesu’’ (Com Maria, mãe de Jesus). Foi dele, no dia da missa em Tucuruí, que eu ouvi a mais bela homilia sobre a Virgem Maria.

Homilias como as de D. Zico dificilmente serão ouvidas, pois o sacerdócio virou algo bem diferente do que ele foi. A exegese e a dialética cristã foram parar em algum ponto escondido dos templos e morrem sempre que um sacerdote pleno como D. Zico parte. A fala dele fazia o ouvinte sair da igreja com fé, e é fundamentalmente essa a finalidade das homilias.

Fiquei assim meio de bubuia quando uma das minhas filhas avisou-me da morte de D. Zico. Não pude conter as lágrimas que jorraram fáceis frente às lembranças.

É a segunda vez que fico sem sacerdote a quem tomar a benção. O primeiro foi o padre Pedro Hermans e depois de algum tempo achei D. Zico, que ontem partiu, aos 88 anos.

Screen 007

Deus o tem, com certeza. E a terra lhe será leve, como leve e santo foi o seu sacerdócio.

Comentários

  1. Belíssima homenagem...Bom dia Parsifal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virgílio, postei um texto e não saiu. Faz uma ponte ai com o Parsi, pra ver o que aconteceu.
      Agenor Garcia,
      jornalista

      Excluir
    2. Olá Garcia. Você postou um comentário e não apareceu a confirmação da postagem? na caixa de entrada de comentários não há nada seu, a não ser esse.

      Excluir
  2. Como não sou católico não o conheci, mas tenho uma lembrança de que na mesma época, ele e o meu pastor Firmino Gouveia tomaram a atitude de reconhecer o avanço da idade e entregar os seus rebanhos a outros pastores mais novos e com visão mais moderna. Ele entregou a Dom Orani e o Pr. Firmino a Samuel Câmara. Nós da Assembleia de Deus desejamos o conforto do Pai aos corações da família, amigos e seu rebanho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação