Lex talionis

Não é só no Brasil que as pesquisas eleitorais fazem mais água do que permitem as goteiras das margens de erro.

Aquelas divulgadas no decorrer das eleições britânicas indicavam que seria a mais apertada disputa entre os conservadores e trabalhistas de todos os tempos e que nenhum faria maioria suficiente para formar um gabinete.

Até as pesquisas de boca de urna ratificaram as anteriores. Mas quando a apuração avançou, constatou-se que os conservadores fizeram a maioria absoluta das 650 cadeiras do Parlamento e David Cameron continuará morando no 10 da Downing Street, a residência do Primeiro Lorde do Tesouro, nome oficial do cargo de primeiro-ministro.

Shot 003

E por incrível que possa parecer para nosotros, o principal discurso de Cameron foi a rigidez econômica, apertando ainda mais o arrocho fiscal ao qual a Inglaterra vem sendo submetida pelos conservadores: a Doutrina Thatcher.

O Partido Trabalhista não só perdeu a eleição como viu o seu número de cadeiras diminuir em 25 assentos, o que levou o líder, Ed Milliband, que concorria com Cameron, a renunciar à liderança diante da derrota.

Shot 002

O jornal britânico “Independent” acusa que "praticamente todos os levantamentos nas últimas semanas estavam errados", e pergunta o porquê.

O presidente do YouGov, um dos mais tradicionais institutos de pesquisa da Inglaterra, culpa o eleitor: "O que parece ter dado errado é que as pessoas disseram uma coisa e fizeram alguma coisa diferente nas urnas".

Alberto Nardelli, do “Guardian”, segue a mesma lógica: "simplesmente, pode ser que as pessoas mentiram aos pesquisadores, tinham vergonha ou que, genuinamente, mudaram de opinião no dia da eleição".

De repente, os eleitores resolveram se valer da Lex talionis, a Lei de talião, lavrada nos idos de 1780 a.C no Código de Hamurabi, regendo que quem faz recebe em dose idêntica (talis=tal), de onde também surgiu o termo retaliar.

Shot 001

Ou seja, como os políticos sempre dizem uma coisa e fazem outra, os eleitores resolveram, idem, agir da mesma forma.

Comentários

  1. Muito bom esse texto com frases cheias de humor...gostei muito

    ResponderExcluir
  2. Talvez seja isso, mas pode ser que seja aquela velha estória do querer mudança e lembrar que tem um preço. A exemplo do referendo sobre a independência da Escócia da Grã-Bretanha, a maior parte da população queria ser independente, aliás isso é centenário, mas não queriam perder as vantagens, principalmente econômicas. Decidiram permanecer, pois é muito pior quando dói no bolso.

    ResponderExcluir
  3. Edir Veiga fazendo escola nas oropas kkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação