As castanholas de Lucero Tena

Há três mil anos os fenícios inventaram um dos mais simples, mas um dos mais charmosos instrumentos de percussão: a castanhola, cujo nome deriva da madeira com que é confeccionada, o castanho.

Screen 003

O comércio marítimo do Mediterrâneo se encarregou de levar a castanhola  além mar e na Espanha o instrumento encontrou um novo lar, principalmente com o luxuoso auxílio que deu à dança flamenca.

Hoje a castanhola é um instrumento nacional espanhol, mas a melhor tocadora do instrumento no mundo não é uma daquelas belas dançarinas flamencas e sequer é uma espanhola.

Quem faz gato e sapato com uma castanhola é a mexicana María de la Luz Tena Álvarez, cujo nome de arte é Lucero Tena, que adquiriu cidadania espanhola em 1958.

Screen 004

Hoje, aos 78 anos, Lucero Tena ainda é imbatível, como abaixo se vê na apresentação de "La boda de Luís Alonso", escrita por J. Gimenez.

Uma orquestra inteira a serviço das castanholas de Lucero Tena:

Comentários

  1. Olé! Bom domingo..estou querendo tomar um café contigo...estou sem celular o meu fixo é 3242 5266 ou dependendo da hora durante o dia das 13 as 14hs tem o celular da Lucia...Abs

    ResponderExcluir
  2. Ok! bons filmes por aí!....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação