Eu quis dizer, você não quis escutar…

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Em março de 2014, a ponte sobre o Rio Moju foi abalroada por uma balsa que lhe seccionou o vão central.

Em 24.03.2014, na postagem “Alça Viária: balsa derruba um vão da ponte sobre o Rio Moju”, eu escrevi:

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O secretário de Transportes do Estado apressou-se em dizer que a ponte estaria pronta em 6 meses. Ao perceber a temeridade da declaração, em 02.04.2014, o secretário dilatou o prazo para 12 meses.

Em 03.04.2014, na postagem “Ponte sobre o Rio Moju: governo cai na real e declara prazo de 1 ano para reconstrução”, eu escrevi o seguinte:

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Os 12 meses anunciados pelo governo já fluíram e sequer os vãos pendurados na estrutura da ponte, agora chamados de “línguas”, foram retirados.

Na segunda-feira (16), o governo anunciou que a engenharia para retirá-los deverá ser iniciada nos próximos dias e que a ponte será “integralmente concluída no prazo de dez meses”.

Se tudo ocorrer sem tropeços, a ponte estará operacional em janeiro de 2015, ou seja, eu estava absolutamente correto ao prever um prazo de, pelo menos, 24 meses.

Prazos à parte, adorei a empulhação do governo ao afirmar que um “A-Frame” será usado para retirar as línguas. O texto do governo apresenta o “A-Frame” como algo inédito e exclusivo, tipo assim “coisa de outra galáxia”.

O “A-frame” é uma das estruturas mais básicas e antigas de engenharia e já era usada pelo homem de Neandertal para assar a caça que o alimentava.

As estruturas que sustentam o telhado de uma casa, que por aqui chamamos de tesouras, é baseada no princípio do “A-frame”.

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Aqueles cavaletes de propaganda política que empestam e poluem a cidade em época de eleição, também são um “A-frame”.

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Enfim, toda estrutura de engenharia feita para suportar esforço e sustentação de carga, que lembra a letra “A” é um “A-Frame”. 

Como o governo do Pará não conseguiu concluir a obra no prazo por ele mesmo assinado, e agora declara que um ano ainda vai para conclui-la, resolveu apelar para o “A-Frame” com plumas e paetês, como justificativa da complexidade da empreitada e da sua própria inapetência para o expediente.

Mas tudo bem, como disse o Honoré de Balzac, “deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir”.

Comentários

  1. Congresso triplica recursos para partidos ao aprovar Orçamento 2015
    Valor para o Fundo Partidário passou de R$ 289 mi para R$ 867 mi.
    Deputados também aprovaram R$ 2,3 bi para emendas de deputados novos.
    O Vacari deve ter participado dessa negociação.

    Parabéns classe política. Enquanto protestamos contra o Governo Federal, nossos deputados, vereadores, senadores, prefeitos e governadores fazem a festa.

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  2. O senhor assistiu a reportagem no jornal da band de ontem sobre "mais médicos"?

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  3. Nobre Parsifal, sabe-se que na SETRAN órgão responsável pela reconstrução da ponte, o descontentamento é geral tanto de funcionários quanto de empreiteiros. Ismar Pereira figura conhecida no tempo do ex Governado e ex Prefeito Hélio Gueiros, que fazia e desfazia com sua forma dura, tacanho e centralizadora de administrar, agora está emperrando mais ainda essa reconstrução que pelo visto já não mais acredito nesse prazo de mais um ano para conclusão.

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  4. Parsifal. Apenas num governo preguiçoso, irresponsável e sem um mínimo de comprometimento proporciona um espetáculo de cinismo, insensibilidade social e burrice econômica, para um ano após o acidente com a ponte, nada ter mudado. A economia do município do Mojú está sendo estrangulada e Sua Excelência, com o cinismo que lhe é peculiar, faz de conta de as coisas estão fluindo. É claro que o senhor Jatene nunca ficou três, quatro horas na fila da balsa. O seu ilustre traseiro nunca ficou sentado ao sol, ou sob chuva, esperando inclusive a incompetência do Detran em administrar as duas balsas. É puro atestado de incompetência em seu estado mais bruto, que uma balsa fique parada no rio, esperando que uma outra libere a rampa. Será que a burrice que permeia este governo não encontra meios de ao menos colocar mais uma balsa e providenciar rampas minimamente apropriadas para sua operacionalização? Este senhor Jatene está se lixando para quem padece nas filas da balsa. Senhoras com crianças sequer têm banheiros químicos à disposição para suas necessidades fisiológicas. Caminhões com cargas vivas e perecíveis chegam a amargar dez, doze horas para a travessia. O senhor Jatene deve também estar se lixando para isso. É enorme a ocorrência de roubos, furtos e assaltos nas filas da balsa, mas isso não deve dizer respeito a este governo incompetente e preguiçoso. Como cinismo pouco é bobagem, o senhor governador vai a São Paulo vender a ideia de oportunidades de negócios, carreando nas tintas de um governo supostamente operoso, mas que não consegue consertar uma ponte, mesmo tendo um ano de prazo. O Pará, senhor governador, é forte, competitivo e generoso naturalmente, sem precisar esperar por ações Vossa Excelência. Já que é incompetente, preguiçoso e insensível, o senhor Jatene deveria ter a humildade de procurar ajuda do governo federal, para que libere o Exército, através do BEC - Batalhão de Engenharia e Construção - mais próximo para por termo a esse sofrimento. Mas o senhor Jatene que mal e porcamente toca um governo preguiçoso e com a arrogância que lhe é peculiar, não deve saber que essa possibilidade existe. Aliás, há pouco, na Transamazônica, na Vila Arataú, foi o Exército quem consertou a ponte e regularizou o trânsito. Inclusive, senhor Jatene, seria até uma solução mais econômica para regularizar o que a incompetência do seu governo não conseguiu fazer durante um ano longo de sofrimento das pessoas. Um governo cínico, preguiçoso e insensível tem nome e sobrenome: Simão Jatene.

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  5. Parabéns, os engenheiros reconhecem. Vc que foi gestor sabe das coisas. Principalmente quem mora às margens dos rios amazônicos. Rios que sobem e descem como os do Moju, precisam de uma atenção especial, ainda mais em uma Reconstrução. Ajustar pilares e derrubar concreto, em um rio com forte correnteza, para que não ocorra nenhum acidente não é fácil. Demanda raciocínio lógico e tempo.
    Por isso o parabéns a Vc, que sabia que o tempo de reconstrução era curto de mais. E olha que vc senhoria não é engenheiro.

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  6. Mais uma vez vou discordar do blogueiro. Essa ponte será entregue em 2018, às vesperas da eleição para governador, como mais uma grande obra estruturante para o desenvolvimento do Estado do Pará feita pelo partido anti-corrupção PSDB.

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