Os santos são ocos e o andor é de barro

Shot 007

Quando os executivos das maiores empreiteiras do Brasil foram presos na Operação Lava Jato, o temor das empresas era o abalo de crédito que sofreriam caso fossem declaradas inidôneas, uma das penalidades administrativas que podem ser impostas.

Os advogados de defesa dos executivos fizeram várias declarações sugerindo que o Brasil poderia parar caso aquela medida fosse adotada.

Muitos entenderam isso como paralização de obras importantes tocadas pelas empresas metidas no imbróglio e opinou-se no Planalto que tudo não passava de bravata. Mas a prudência aconselhou averiguar as consequências da quebra dos contratos.

> Abalo macroeconômico

O relatório prudencial aterrissou no Planalto na penúltima semana de 2014 e as letras mostraram o tamanho da confusão: as empreiteiras investigadas acumulam uma dívida, com bancos públicos e privados, no Brasil e no exterior, de não menos que R$ 270 bilhões, tudo com caução nos contratos vigentes.

O valor é cerca de 6% do PIB nacional e uma pisada brusca no freio de algo desse tamanho capotaria o veículo, levando nos pinotes quem encontrasse pela frente na rodovia.

E nessa rodovia trafega uma considerável escala da macroeconomia, pois a teia do entorno vai desde a indústria que fornece material até o salário de não menos que 2 milhões de trabalhadores.

> Força tarefa

O relatório gerou uma força tarefa que envolveu a Advocacia Geral da União, membros da equipe econômica, a Procuradoria da República e o próprio juiz do feito, que conseguiu formar o entendimento de que a parte penal do fato precisa preservar o processo macroeconômico do país.

A condução traduz o grau de maturidade que ensaiam as instituições nacionais, que não devem abrir mão de investigar e punir quem transgride, mas compreendem que a dosimetria não deve extrapolar a pessoa exclusiva do transgressor, afinal, quem concedeu, de boa fé, crédito financeiro ou material aos supostamente envolvidos na tunga ao erário, não deve ser penalizado junto com eles.

Comentários

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação