02/01/2015

O novo tamanho dos partidos nos ministérios e os nomes dos 39 ministros

Shot 004

No último dia de 2014 a presidente Dilma Rousseff completou os 39 nomes da equipe ministerial do segundo mandato.

O PT perdeu espaço na Esplanada dos Ministérios: no primeiro governo tinha 16 ministérios e inicia o segundo governo com 13.

É comentado pelos principais articulistas políticos nacionais a espécie de chega-pra-lá que a presidente deu em Lula, defenestrando dos corredores do Palácio do Planalto todos os nomes que têm ligação direta com o ex-presidente.

O PMDB, que tinha cinco pastas no primeiro governo, inicia o segundo com 6 ministérios. O PSD também aumentou uma pasta e o PTB, que não tinha nome na Esplanada, ficou com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A presidente Dilma também aumentou a sua cota pessoal de ministros: tinha 10 pastas de sua livre escolha no primeiro mandato e agora tem 11.

Abaixo um infográfico comparativo, elaborado pelo G1, da composição de cada partido da base na equipe do primeiro e do segundo mandato de Dilma:

E abaixo o quadro completo com todos os 39 ministros que tomaram posse no dia 01 de janeiro de 2015:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.