01/11/2014

Spaceshiptwo, nave espacial privada tripulada, explodiu ontem matando um dos pilotos

Shot002

A SpaceShipTwo, desenvolvida para a primeira empresa espacial privada do planeta, a Virgin Galactic, do bilionário inglês Richard Branson, explodiu ontem (31) logo depois de desacoplar da nave mãe a 15 km de altura sobre o deserto de Mojave, na Califórnia, EUA.

A explosão da SpaceShipTwo marca o segundo acidente aeroespacial tripulado da iniciativa privada: um dos pilotos morreu no acidente e o outro, que conseguiu ejetar-se, está gravemente ferido.

Shot003

Com isso está adiada sine die a primeira viagem espacial privada, que tinha o seu voo inaugural marcado para 2015 e já tinha comercializado mais de 700 bilhetes a US$ 250 mil cada. Dentre os compradores estão o físico Stephen Hawking, os atores Tom Hanks e Leonardo DiCaprio e o piloto brasileiro Rubens Barrichello.

Shot004

A SpaceShipTwo foi projetada para levar, a 100 km de altitude, dois pilotos e seis passageiros, o que seria um voo suborbital.

Abaixo um infográfico elaborado pela Folhapress ilustrando o acidente:

space

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.