Eleições, plebiscitos, dores de cabeça e maconha

Shot 001

As eleições norte-americanas vão além do que escolhas de candidatos. Nelas os estados fazem consultas populares sobre os mais diversos temas.

Nessa terça-feira (4) alguns estados promoveram plebiscitos sobre nomes de ruas, legalização do aborto, aumento do salário mínimo e legalização da maconha para uso recreativo, ou seja, liberar a erva não apenas para uso medicinal, o que já é permitido em 23 estados.

Os eleitores dos estados de Oregon, Alasca e Washington e do Distrito de Colúmbia, onde está  a capital dos EUA, Washington, D.C. aprovaram o uso da maconha para recreação, o que quer dizer que será legal puxar um baseado em frente à Casa Branca.

A Flórida, onde o plebiscito tratava da legalização apenas para uso medicinal, recusou a medida, mesmo com a propaganda patrocinada pelos democratas sugerindo que a erva diminui os sintomas de “alguns tipos de câncer, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, glaucoma, hepatite C, HIV, doença de Crohn e mal de Parkinson”.

Os que defendiam o “Não” alegaram que os efeitos colaterais não estão devidamente esclarecidos.

Bem, se alguém ler, antes, a bula de qualquer medicamento, e acreditar que os efeitos colaterais ali descritos ocorrerão, provavelmente jogará a bula fora e o remédio junto.

Isso me lembra uma conversa em roda de café, quando perguntávamos uns aos outros que remédio tomávamos para dor de cabeça: foram desfilados vários analgésicos. Na hora do dito cujo, ele tascou, sem cerimônias, que o dele era orgânico e plantado por ele mesmo.

Qual? Obviamente perguntou-se. Ao que ele retrucou:

- Maconha. Um trago em um baseado de boa qualidade e a dor de cabeça vai embora, deixando uma sensação muito melhor do que esses analgésicos cheios de química nos quais vocês se viciaram.

Caiu o pano. Fiquem com as controvérsias.

Comentários

  1. é óbvio que deveria ser legalizado o uso recreativo da erva, como deve ser regulamentado o jogo e ainda a prostituição no país! deixamos de arrecadar milhões de reais em impostos que poderiam ser investidos em propagandas educativas sobre os temas.
    poderia ainda, ser diminuida a carga tributária já que haveria uma compensação estrondosa desses 3 mercados. E, principalmente que as 3 coisas citadas acimas podem ser encontradas em qualquer esquina e tudo na ilegalidade e com um clima estranho! entao deixemos de hipocrisia e tampar o sol com a peneira.

    ResponderExcluir
  2. E esse seu amigo não sabe que maconha vicia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo vicia, inclusive blogs.

      Excluir
    2. o nosso amigo anonimo fez um comentário de uma criança de 7 anos de idade...por isso a discussão no país de qualuqer tema mais palpitante nao flui!!

      Excluir
  3. Parsifal, a cidade de Washington não está dentro do Estado de Washington (onde fizeram o plebiscito). A cidade fica no leste e o estado fica no extremo noroeste. Logo, não dá pra fumar em frente da Casa Branca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem sim. Mas eu me expressei mal e engoli o D.C. Na verdade, além dos estados citados, os eleitores do Distrito de Colúmbia, onde fica a cidade de Washington, também aprovaram o uso recreativo da maconha. Vou emendar o texto.
      Mas para ser purista, você tem razão. O "em frente à Casa Branca" é apenas uma força de expressão, pois a liberação é para uso recreativo privado, ou seja, não se pode acender o baseado em áreas públicas, o que quer dizer que o Obama pode fumar maconha dentro da Casa Branca, mas não na frente dela.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação