Eleições legislativas encurralam Obama nos EUA

Shot

As eleições congressuais dos EUA, concluídas ontem (4), transformaram o presidente Obama naquilo que os estadunidenses chamam de lame duck (pato manco), expressão que significa uma pessoa fracassada, e na política, um mandatário debilitado e sem condições de governar.

Foram as eleições de midterm (meio de mandato), que ocorrem a cada dois anos e historicamente aperreiam os presidentes em meio de mandato, mas essas foram além: o Partido Republicano manteve a maioria na Câmara dos Deputados e tomou o controle do Senado, e como nos EUA oposição é oposição, mesmo, Obama está em maus lençóis frente a uma maioria congressual absolutamente adversa aos seus principais programas.

Ciente disso, Obama reconheceu ontem mesmo a dificuldade em que o eleitor o colocou e já convidou os líderes republicanos e democratas do Poder Legislativo para uma reunião na Casa Branca, em busca de uma agenda conjunta possível.

Vai ser difícil. Nos EUA a oposição não transige, pois o perfil programático partidário não pode ser modificado em acordos de gabinete ou pagamento de emenda parlamentar.

Comentários

  1. "Vai ser difícil. Nos EUA a oposição não transige, pois o perfil programático partidário não pode ser modificado em acordos de gabinete ou pagamento de emenda parlamentar". Com essa frase posso, sem medo de errar, dizer que nos EUA Vossa Excelência não sobreviveria politicamente. Alias, V. Excelência e vosso partido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Você errou completamente. Você afirma o que desconhece e me mede por régua sua. Faça o seguinte apresente-me uma prova de que eu fiz algum acordo de gabinete com o governo anterior ou com o atual, ou uma prova de que eu negociei uma emenda parlamentar e eu lhe pago R$ 20 mil.
      Se colher uma das provas pedidas, você pode me encontrar na Alepa até o dia 23 de dezembro, e depois disso, na sede do PMDB, na Mundurucus, próximo à Praça Batista Campos.
      Ai está uma ótima oportunidade para você ter um ótimo Natal, ou provar a si mesmo, e a mim, que você não passa de um mal educado e um estúpido gratuito.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação