Resenha eleitoral

Shot 012

> Governador

O Pará vive uma das eleições mais disputadas da sua história, com os dois principais candidatos, Helder (PMDB) e Jatene (PSDB) disputando voto a voto a vaga de governador.

No final da apuração de ontem (5), Helder obteve 1.795.992 milhões de votos, 49,88% dos votos válidos, ficando a 0,13 pontos percentuais da vitória em primeiro turno. Jatene obteve 1.745.442 milhões de votos, 48,48% dos votos válidos, e foi batido no primeiro turno da eleição por 50.550 votos.

Como nenhum dos dois obteve 50% mais 1 dos votos válidos, a eleição foi para o segundo turno, que ocorrerá no dia 26 de outubro.

Shot 009

> Deputados estaduais

O PMDB, com 8 deputados estaduais eleitos, foi o partido que fez a maior bancada individual da Assembleia Legislativa, seguido pelo PSDB que fez 6 deputados estaduais e pelo PSD e PR que fizeram 3 deputados estaduais cada.

Abaixo os 41 deputados estaduais eleitos no Pará em 2014:

> Deputados federais

O PMDB e o PSD foram os partidos que fizeram mais deputados federais, com 3 cada um, seguido do PT com 2 deputados federais eleitos.

Abaixo os 17 deputados federais eleitos pelo Pará em 2014:

> Senador

Com 1.366.550 milhão de votos, 46,30% dos votos válidos, Paulo Rocha (PT) foi o senador eleito para a única vaga em disputa no Pará.

Em segundo lugar, com 741.427 mil votos, 21,92% dos votos válidos, ficou Jefferson Lima (PP), seguido por Mario Couto (PSDB), que obteve 624.401 mil votos, 18,46% dos votos válidos.

> Presidente da República

Em uma virada sobre a seringueira Marina Silva (PSB), o senador Aécio Neves (PSDB) passou para o segundo turno com 34.897.196 milhões de votos, 33,55% dos votos válidos, e disputará a chave do Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff (PT), que obteve 43.267.438 milhões de votos, 41,59% dos votos válidos.

O desempenho de Aécio Neves surpreendeu os próprios tucanos que, devido a aproximação dos seus pontos percentuais aos da presidente Dilma, voltaram a experimentar o gosto de uma sonhada vitória no segundo turno. 

Shot 010

Marina Silva (PV), depois de seguidamente bater Aécio Neves nas pesquisas desde que assumiu a vaga deixada com a morte de Eduardo Campos e até ameaçar o favoritismo de Dilma Rousseff, encolheu e acabou cabalando o que já tinha desde 2010: o estoque de 21,32% dos votos válidos (em 2010 foram 19,33%), o que já é um capital invejável.

Comentários

  1. Pensei que o PMDB fosse fazer 5 Deputados Federais, mas graças a Deus, o partido encolheu na Camara Federal. A Elcione Barbalho bem que poderia pedir licença, para a entrar a primeira suplente a gatinha Paula Titan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gatinha e ,provavelmente, inoperante

      Excluir
  2. Considerando que a diferença foi pouco mais de 50 mil votos e que o número de eleitores que não votaram foram mais de um milhão de eleitores nada está definido. A briga será por esses eleitores. Como sempre disse disse, é como RExPA, só acaba quando termina.

    ResponderExcluir
  3. Francisco Marcio06/10/2014, 08:45

    Vossa Excelência além de experiência no ramo da política, tem familiaridade com o sobrenatural? Em postagem pretérita acertou os 11 ( 8/3) candidatos eleitos pelo PMDB. E eu acertei, ainda que pela linha da ironia, os eleitos à Câmara Federal: só membro da família Barbalho para a Câmara Federal.
    Como acredito que Sua Excelência ainda não é membro da família, teria assim, perdido mais uma eleição.
    Com gosto amargo na boca, parabenizo-o pela vitória no 1* turno, pois goste ou desgoste, Vossa Excelência é coordenador da campanha é tem seus méritos. Vencer a eleição ( ainda que seja no 1* turno ) com o governo no poder, ORM... e Hélder Barbalho - com direito a sobrenome - resta-me parabenizá-lo.
    Parabéns!!! Mas não esqueça de recarregar as armas, está zero a zero. E não conte com meu voto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tivemos uma grande vitória, pois apesar de termo tutano, labutar contra um governo, qualquer governo, é uma tarefa pra lá de indigesta.
      Quanto à eleição dos membros da família Barbalho, como eu lhe disse, quem escolhe é o eleitor (todo poder emana do povo) e se assim ele quis, assim será.
      Quanto a minha eleição, se eu fosse candidato a deputado federal, a única razão para eu não ter 100 mil votos, seria eu estar morto (eu sei exatamente como fazer isso), mas fiz uma opção e continuo firme nela.
      Não está zero a zero: está 49,88% a 48,48%.

      Excluir
    2. Francisco Marcio06/10/2014, 12:33

      Olha a arrogância... Vossa Excelência já perdeu eleição, se "sabe exatamente" por que perdeu eleições pretéritas? Esta zero a zero, é uma nova eleição...

      Excluir
    3. Acertou na mosca em Parsifal a pergunta que eu fiz sobre quantidade de deputados que seriam eleitos pelo PMDB, rs, meus colegas do Pt aqui Santana ficaram assombrados.

      Agora o Iveiga acertou ate os décimos os votos do Helder e tudo mais.

      Pelo visto vai acertar de novo pois aponta a vitoria de Helder no segundo turno.

      Abraços e ate a vitoria. Lucibaldo Franco

      Excluir
    4. Francisco, não se trata de arrogância e sim de saber onde você quer chegar e se está disposto a pagar o preço para chegar. Eu tenho os meios para averiguar onde deveria investir para obter os 100 mil votos e apreciar se estaria disposto a pagar o preço, pois eleições, infelizmente, salvo raríssimas exceções, se resumem a isso. Caso eu opinasse por ter sido candidato a deputado federal, eu estaria disposto a pagar o preço da minha eleição e trabalhar para ter 100 mil votos, o que seria eleitoralmente provável.

      Excluir
  4. O Brasil perdeu ontem uma grande oportunidade de tentar dar um outro rumo político para a nação. O povo decidiu ter mais do mesmo. PT e PSDB estão aí há 20 anos no poder. Temos que reconhecer que muito foi feito, muitas conquistas que beneficiaram os mais pobres. FHC deu o pontapé inicial ao criar o plano real que foi de suma importância para alcançar a estabilidade que temos hoje na economia. Eu que vivi a época de inflação exorbitante não posso deixar de reconhecer a importância de FHC e do PSDB nesse quesito, mas não foi somente isso. No governo FHC também se deu início a programas sociais que hoje o PT se beneficia.

    Já no governo petista destaco como principal avanço a continuidade das políticas econômicas advindas do plano real, além disso, destaco o acertado programa de acesso a universidades compostos por ENEM, PROUNI, SISU, FIES e agora o SISUTEC para o acesso ao ensino técnico. Hoje só não faz uma faculdade quem não quer. Tenho a capacidade crítica de reconhecer o que de bom foi feito pelo PT em seu governo. Apesar deu eu ter me inscrito no Minha Casa Minha Vida logo no início e nunca ter sido contemplado, reconheço que é um bom programa e que só falta mais fiscalização, pois muita gente que nem precisa tem sido beneficiada.

    Mas o preço que pagamos para ter essas melhorias tem sido muito alto. O governo petista tem sido o mais corrupto de todos os tempos. Como diria o próprio Lula, “nunca na história desse país” se viu tanta corrupção como nos últimos 12 anos. Os escândalos estão aí pra todos verem. Ninguém pode dizer que é inocente no que diz respeito a esses fatos, pois hoje em dia, com o advento de tantas tecnologias, fica fácil ter informação.

    Sempre zelei pelo bom nome, como nos ensina a Bíblia e isso me impede de votar em pessoas ou em um partido que acolhe “bandido” de paletó e gravata. Não consigo entender como metade do Brasil vota em uma pessoa que comprovadamente está envolvida em escândalos como o da Petrobrás ou como o do Mensalão. Sei que em todos os partidos existem pessoas corruptas e de má fé. Mas aí vem outra questão, a de princípios e valores. A esquerda brasileira tem crescido de maneira assustadora e esses partidos e políticos são descaradamente contra os princípios que me norteiam e que recebi de meus pais. São contra a família tradicional, são contra o Evangelho, são contra a liberdade de culto e de expressão.

    Como eu já havia falado anteriormente: O povo gosta mesmo é de ser governado por Faraó e não por José. Não é de se estranhar. Há 2000 anos escolheram um ladrão ao invés de um inocente (Jesus). Nada mudou! O “gigante” nunca acordou, estava apenas sonhando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Alcyr Lima06/10/2014, 14:57

      Caro, você viu porque as instituições avançaram com independência. Na época anterior, houve também corrupção, mas os corruptos eram amigos ou relacionados ao rei ou ao príncipe. Como você mesmo diz, se há dois milênios escolheram um ladrão, porque hoje ainda é assim? A corrupção não é fato político novo. Nova é a forma de encará-la, se não investigavam nem prendiam quem deveria ser preso, as contas a ajustar vêm então dessa época. Não advogo para ninguém, mas se tiveres prova concreta contra quem você acusa, mudo meu voto. Não valem factóides e falácias, viu?

      Excluir
  5. Caro Parsifal, gostaria de destacar a correção dos dados divulgados na véspera da eleição apresentados pelo Instituto Acertar, dirigido pelo sociólogo Américo Canto. Foi o único a apontar o apertadíssimo resultado. A Acertar, mesmo não sendo muito badalada por blog's e jornais é o único instituto que ano a ano vem confirmando a correção e ótima qualidade de suas pesquisas.
    Um abraço. Carlos Botelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Botelho,

      De fato, o Acertar acertou. O Edir idem.

      Excluir
  6. So figurinha carimbada, pobre Para

    ResponderExcluir
  7. O Pará já está dividido: 1 terço quer o Simão Jatene, 1 terço quer o Helder Barbalho e 1 terço não que nenhum dos dois. É fundamental uma reforma política já.

    ResponderExcluir
  8. O que será que vai mudar neste segundo turno? Vamos conseguir alguns votos dos brancos e nulos... e conquistar os votos do PV? algum projeto de Impacto a ser anuciado...ou será mais do mesmo? Em tempo parabéns a todos que trabalharam até agora...apesar do cargo a governador ter escapado por um triz...todos os envolvidos diretamente e os eleitores que nos honram com o voto mostraram o quanto fazem a diferença.é 15!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Deputado Parsifal, verifique a possibilidade da análise das seguintes sugestões:
    - área da segurança pública- aumentar o efetivo da polícia que fiscaliza o tráfico de drogas no Estado, com a participação do Governo Federal.
    Fazer retornar todos os policiais militares que estão à disposição de outra esferas do Governo (Ministério Público Legislativo) e até do Setor Privado ( os seguranças de serviços como farmácias),obs. os mesmo possuem recursos financeiros e podem contratar serviços terceirizados.
    Área de Educação - visitar Escolas que estão com obras paradas. Na Escola Albaniza, ao lado do Poder Judiciário na Av. Almirante Barroso é um exemplo. Verificar a situação da Merenda Escolar.
    Na área de saneamento filmar alguns "in loco" e denominar os 50 Municípios que com as obras paradas do Projeto Federal "Alvorada". Constatar atualmente a ostentação financeira do ex-secretário executivo da SEDURB Paulo Elcidio Nogueira, pois o mesmo a quatro anos atrás vivia desfilando em Salinas em carro de luxo no valor de mais de R$ 200.000,00.
    Filmar de avião as Fazendas entre Castanhal e Inhangapi do Jatene.

    ResponderExcluir
  10. Jatene sai vitorioso do primeiro turno, e os motivos são vários:
    1 – Enfrentou a maior oligarquia deste estado, ameaçando um Barbalho;
    2 – Enfrentou o assistencialismo do PT, que colou a imagem de Lula/Dilma ao Barbalho;
    3 – Enfrentou o Império de comunicação dos Barbalho (RBA/Diário do Pará/Rádio Clube) que faz campanha contra o governador há mais de um ano e meio;
    4 – Enfrentou o “denuncismo” duvidoso dos adversários, criando factoides eleitoreiros diariamente, como a suposta gravação de sua filha, o posto de gasolina do filho, e por aí vai… (uma tentativa de criar uma imagem de família corrupta, semelhante à dos Barbalho!)
    5 – Enfrentou a tentativa de culpar o governador pelo resultado do plebiscito da divisão do estado (uma grande falácia, já que mesmo que ele fosse contra a constituição e se dissesse favorável, dificilmente o povo fora das regiões separatistas votaria a favor de retalhar o Pará);
    6 – Enfrentou a fortuna “doada” pra campanha do Barbalho, oriundos da Vale e da Brf (conseguida por intermédios de Lula). A Vale que, inclusive, está “chateada” com o governador, porque ele está taxando a empresa, fazendo-a pagar o que deve ao nosso povo!
    Enfim, eu acredito que foi, e é, uma briga de Davi contra Golias, mas parece que a vontade de vencer e a verdade de Davi estão mostrando sua força!
    Eu acredito na vitória de Simão Jatene, que agora terá mais tempo pra mostrar as inúmeras obras por todo o Pará. Além disso, ele elegeu a maior bancada de deputados federais e estaduais. Esses são fatores que contam a seu favor.
    Ponto muito importante: Jatene derrotou o Barbalho em Ananindeua, cidade por ele governada por 8 anos. Ou seja, eles não querem para o Pará o que tiveram na sua cidade… É um recado: “será que alguém vai querer?” kkkkkk
    Destaco aqui a derrota antecipada do (ex) cacique Lira Maia: não elegeu o Dr. Nélio! Bem feito!!! Fica enfraquecido para o segundo turno na região… E Giovanni Queiroz teve uma votação medíocre e fica fora da Câmara! Beeeeee feito!

    Mais uma derrota destacada: Ana Júlia Carepa confirma o que já se dizia: “não ganha nem pra síndica de prédio!”. Mostra que o povo não esqueceu o péssimo governo em todo o Pará! Ela que um dia já foi deputada federal e até senadora vai passar meses pra engolir mais esse tapa na Carepa, digo, na cara! kkkkkk E, já que ela apoia o Barbalhinho, já pensou nela governado o Pará com ele? Que desgraça!

    Portanto, meus amigos, eu apostos todas as minhas fichas na vitória do melhor governador que este estado já teve! Simão Jatene nas cabeças!!! Podem esperar! Quem sabe não é chegado a hora de varrermos o Barbalhismo do nosso amado Pará, que tanto mal e vergonha nos fazem passar...

    Que os ventos do Maranhão cheguem até o Pará. Eles varreram o Sarney nas eleições, espero que mandemos Jader dormir também! Acredito, sim, Jaten vai derrotar esse golias, em nome da ética!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras Juan!!!!!! A família Barbalhada e toda PTralhada vão entrar pelo cano, e serão despejados na fossa que é o lugar de todos eles!!!!!

      Excluir
    2. hahahahahahaahahah! o jatene saiu vitorioso??? hahahahahahaahaha! só tem artista

      Excluir
  11. Só falta o Juan dizer que acredita em "papai noel", briga de davi contra golias e o davi é o "Jatene" só dando gargalhada. Só faltou ele dizer que o pequeno "davi" também estava enfrentando o maio grupo de comunicação do estado, neste caso, ele ia ter que se justificar para os irmãos do Liberal, tenho pena só de lembrar do Lúcio Flávio Pinto.

    ResponderExcluir
  12. Lembrando que os R$ 50,00 pagos pelos deputados e senadores para votar no primeiro turno, não compram o voto do segundo turno. A abstenção vai bater 40 % no segundo turno. Vai ganhar quem comprou menos votos no primeiro turno ou quem comprar mais votos no segundo. E tenho dito!

    ResponderExcluir
  13. Ta com medo de perde o DAS em parceiro, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A corja da Barbalhada e PTralhada achavam que derrotariam o Simão no primeiro turno, se ferraram kkkkkk....!!!! É agora que a onça vai beber aguá, ou seja; o Simão vai atropelar a corja toda...quem viver verá!!!!!!

      Excluir
    2. hahhaahah! levou peia e ta feliz??? tiau tiau

      Excluir
  14. Parsifal, o que acha do Pernambuco do Lula não eleger nenhum deputado do PT? E do Edir Macedo estar a um passo de controlar o Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pernambuco não é do Lula. O PT está a 12 anos no poder, por isso começa a perder musculatura, pois é a fadiga de material que chega e o desgaste do poder em uma democracia é salutar, para reciclar a correlação de forças.
      A bancada evangélica avança em todo o Brasil, e ela não deixa de ser uma face do poder econômico das denominações neo pentecostais.

      Excluir
  15. vc companheiro fala que esse governo cobra da vale, e leva, enquanto que o verdadeiros dono da riqueza chupa o dedo, o povo do sul e sudeste do estado, 100 estrada, 100 segurança, 100 educaçao de qualidade, 100 saude, chega ta na hora da virada, ta indo pra 12 anos o povo sofrendo na mao desse governo. so vem na regiao em tempo de eleiçao. ta ligado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você se informar, verá que Jatene foi o primeiro governador com CORAGEM pra peitar a Vale, obrigando-a a pagar o que deve ao Pará, e ainda é pouco. Ele foi até à Justiça pra conseguir!

      Agora que os recursos começam a chegar e vai dar pra melhorar a vida dos paraenses. Sem esses recurso, pode entrar e sair governador que nada vai melhorar. E não adianta dizer que ele não fez nada, porque sabemos que fez muito!

      Mas me diga, o que fez a dobradinha PT/PMDB encabeçada por Ana Júlia no governo??? NADA!!! Vocês esquecem desse governo, e que os Barbalho participaram dele...

      Excluir
    2. Acho que o amigo está sofrendo de aminésia seletiva.
      De 2007 a 2010 - O governo do estado foi governado por Ana Júlia - que dizia que junto com o Lula (seu coleguinha de todos os tempos) ia resolver todos os problemas do Pará.
      Esses 04 anos de PT/Estado e PT/Federação - onde ficam nas suas contas temporais?

      Excluir
  16. Se na sujeira jatene perdeu...imagina se estivesse disputando na limpeza...a lambada seria historica...
    Com certeza o instituto veiga acertou as margens...a diferença era aquela divugada...

    ResponderExcluir
  17. pra quem quiser saber do milagre da multiplicação da familia JATENE,,,Entre no blog a perereca da vizinha...Materia publicada dia 05 de outubro se 2014.

    Fortuna da família do governador Simão Jatene pode chegar a mais de R$ 40 milhões. Postos de gasolina de Beto Jatene faturam 21,6 milhões por ano e valem pelo menos R$ 15 milhões. Fazendas, terrenos e empreendimentos imobiliários de Eduardo Salles, sobrinho de Jatene, alcançam quase R$ 15 milhões. Apartamentos de luxo da família do governador valem mais de R$ 3 milhões. E ainda falta contabilizar casas noturnas e cabeças de gado.

    Deputado...publique essa reportagem na ribalta do seu lido e conceituado blog e veja a possibilidade de divulgarem no diario do pará,para a população que não tem acessos a internet saber das falcatruas dessa familia JATENE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só esqueceu de publicar que os postos não são do Beto Jatene, são arrendados.

      Excluir
    2. Quero ver provar que a fortuna da família do Jatene chega a esses valores; agora todo paraense e brasileiro que tem vergonha na cara, sabe muito bem como a família Barbalhada conseguiu todo o seu patrimônio de comunicação como também imóveis. Um **** desse que até algemado pela Polícia Federal já foi; uma coisa é certa: o sobrenome Barbalho no Pará, no Brasil e no Mundo é sinônimo *****!!!!! Ananindeua já deu o recado, não quer o mágico mister "M" nem pintado de OURO!!!!!

      Excluir
    3. pois vá lê a noticia que nao há arrendamente nenhum! e mesmo se houvesse seria tao vergonhoso quanto

      Excluir
  18. Noticias do enriquecimento milagroso da famia JATENE no blog da perereca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um blog com um nome desse (perereca) merece credibilidade?! Já basta o jornaleco de quinta dessa ***** Barbalho!!!!!

      Excluir
    2. da uma conferida nos documentos da jucepa, acho que ai talvez a credibilidade aumente

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação