Pesquisas mostram empate técnico na corrida presidencial

> Datafolha

A primeira pesquisa do Datafolha sobre o segundo turno da eleição presidencial traz um resultado inédito desde 1989: um candidato que terminou a corrida do primeiro turno em segundo lugar, aparece em primeiro na virada dos turnos.

Aécio Neves (PSDB), que terminou o primeiro turno com 33,55% dos votos válidos, atrás de Dilma Rousseff (PT), que então o batia com 41,59%, agora segundo o Datafolha, tem 46% e Dilma 44%.

Em se contando apenas os votos válidos (desconsiderando os brancos e nulos), como o TSE proclama os resultados dos pleitos majoritários, Aécio tem 51% dos votos válidos contra 49% de Dilma:

Shot 003

A pesquisa aponta que 4% de eleitores votariam em branco ou anulariam o voto e 6% estão indecisos.

O Datafolha mediu a repercussão do apoio de Marina Silva (PSB), no segundo turno, e constatou que para 67% do eleitorado isso não faria diferença na decisão do voto, mas 16% dele consideraria a recomendação.

Todavia, ficou claro na medição que, naturalmente, a maioria do eleitorado de Marina (66), optaria por Aécio e apenas 18% por Dilma.

Shot 006 

O Datafolha ouviu 2.879 eleitores nos dias 8 e 9 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE-BR 01068/2014.

> Ibope

O Ibope também publicou ontem (9) a sua primeira pesquisa sobre o segundo turno presidencial. Os percentuais obtidos pelo Ibope são exatamente iguais aos auferidos pelo Datafolha: Aécio Neves está numericamente na frente de Dilma, com 46% dos votos e Dilma com 44%.

Os votos válidos concluídos pelo Ibope, idem, coincidem com os obtidos pelo Datafolha: 51% para o tucano e 49% para a petista.

O Ibope ouviu 3.010 pessoas nos dias 8 e 9 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-01071/2014.

Comentários

  1. É isso aí Aécio, manda essa PTralhada e o PMDB para a "ponte que partiu"!

    ResponderExcluir
  2. Parsifal, transito pelas ruas e vejo painéis com fotos do Jatene e do aecio juntos. do helder com a Dilma naaaaaaaaaaada. vcs ainda querem que a gente vote com vcs? façam campanha pra Dilma. se a coisa chegar ruim dia 26,eu prefiro perder pro Jatene novamente a "ganhar com helder". ouve o que to te dizendo....
    Paulo rocha manda nas negas dele...

    ResponderExcluir
  3. parabens pla divulgaçao do resultado da pesquisa, eu vou de helder e aecio,so pra mudar de verdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação