O perfil do Congresso Nacional eleito em 2014

Shot 008

> Câmara Federal

A coligação “Com a força do povo”, capitaneada pela presidente Dilma Rousseff (PT), deu o tom da face do Congresso Nacional a partir de 2015: elegeu a maioria da Câmara Federal e do Senado.

Na Câmara Federal, os eleitos pelos partidos da “Com a força do povo” (PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B e PRB) somam 304 deputados, o que representa 59% dos deputados federais.

A “Muda Brasil” (PSDB, PMN, SD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PT do B), capitaneada por Aécio Neves, conquistou 128 cadeiras, totalizando 25% dos deputados federais.

Os demais 16% foram eleitos por partidos que não se alinham de forma consolidada com o Planalto, fazendo blocos eventuais, quando conveniente, ou oposição sistemática.

Abaixo a distribuição das cadeiras da Câmara Federal, feita pelo eleitor em 2014, a bancada de cada partido, o número e percentual de deputados reeleitos e o total de votos obtidos por cada partido em todo o Brasil.

Na tabela acima se constata que os deputados federais do PT obtiveram o maior número de votos em todo o Brasil (13.554.164), seguido pelo PSDB (11.071.751) e pelo PMDB (10.791.946).

Na tabela abaixo, demonstra-se que a taxa de renovação da Câmara Federal foi de apenas 38,6%, ou seja, apesar de viver às turras com os seus representantes, o eleitor mantém uma taxa de reeleição acima dos 50%.

Shot 006

> Senado Federal

No Senado Federal, o PMDB manteve a maior bancada, seguido pelo PT e pelo PSDB:

Comentários

  1. O povo fala muito em mudança mas enxerga essa mudança somente na figura do Presidente, não para pra pensar que as mudanças partem ou pelo menos passam pelo congresso nacional. Não dá pra entender!!!!
    André Leal - Tucuruí

    ResponderExcluir
  2. Parsifal;

    O perfil da eleição 2.014 no Pará foi: "Parentes e Heróis".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação