Ibope: Helder lidera a corrida ao governo com 48% dos votos válidos

Na sua última pesquisa antes da eleição, o Ibope ajustou a medição e coloca Helder (PMDB) na dianteira, razão pela qual o jornal “O Liberal” não publicou a pesquisa na sua edição deste domingo (5).

Abaixo o resultado da pesquisa estimulada,  que coloca Helder numericamente na frente, mas aponta empate técnico entre os dois principais candidatos.

Shot 012

O candidato Marco Carrera (PSOL) pontuou 2%, Zé Carlos (PV), 1%, Elton Braga (PRTB), 1% e Marco Antonio (PCB), 1%. Os branco e nulo foram 6% e 5% não sabe ou não respondeu.

Em se comparando a pesquisa publicada hoje (4) pelo site G1, de “O Globo”, com a última publicada por “O Liberal” em 27 de setembro, constata-se que Helder deu uma guinada para cima e Jatene guinou para baixo, pois em 27.09 Jatene tinha 45% e Helder 39%.

Há continuar a tendência detectada pelo Ibope, Helder poderá vencer a eleição em primeiro turno, pois está em ascensão e Jatene em queda.

> Votos válidos

Para averiguar probabilidade de segundo turno, o Ibope calculou os votos válidos (excluem-se da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos) de cada candidato, apontando que Helder está a 2 pontos percentuais mais um voto (50% + 1) para vencer eleição em primeiro turno:

Shot 013

> Segundo turno

O Ibope mediu a intenção de voto do eleitor paraense em um segundo turno, onde Helder venceria a eleição:

Shot 014

> Resultados do IVeiga

O cientista político e diretor do iVeiga, professor de ciência política da UFPA, Edir Veiga, está todo prosa: a pesquisa por ele feita e publicada hoje (4) pela manhã, resguardada a margem de erro, tem resultados similares ao Ibope.  

O Ibope ouviu 812 eleitores nos dias 1º, 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob protocolo no PA-00043/2014.

Comentários

  1. Dep. o sr. poderia traduzir o motivo pelo qual Jatene caiu na mesma proporção que Helder subiu? Abçs

    ResponderExcluir
  2. Chupa Simão. ..

    ResponderExcluir
  3. nao e isso caro parcifal, e que o povo nao aguenta tanta sujeira desse governo, por ele sai e no primeiro turno, fora jatreme. ta ligado

    ResponderExcluir
  4. Mero aju$$$$$te do ibope

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo...espero que voce esteja bem.. quero dizer que é muito estranho acompanhar o resultado de uma eleição no Pará o que faço desde que aqui cheguei e não ver o seu nome...mas de qualquer forma vejo o seu trabalho na votação que o Helder vem tendo e neste momento com mais de 80% dos votos apurados liderando a apuração...Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ei pessoal o Jatene já caiu 2 vezes, Do palanque e ontem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação