O Ibope terceirizado é confiável?

Shot 002

Conversas de esquinas políticas supõem que o Ibope, quando faz pesquisas no Norte do Brasil, terceiriza os serviços de campo com uma empresa em Belém-PA. Esta suposta empresa seria passível de abordagem por interessados locais, para adulterar o campo dentro da margem de erro da pesquisa, que seria ajustada para o resultado correto, à medida que as eleições se aproximassem.

Nas eleições de 2010, o senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) denunciou da tribuna do Senado a suposta manipulação de pesquisas do Ibope para beneficiar um candidato a governador do Amapá.

O então senador Papaléo Paes gravou o pedido de propina no valor de R$ 1 milhão, feito pelos pesquisadores que faziam o campo no Amapá, e entrou em contato com o proprietário do Ibope, Carlos Montenegro, que respondeu que o fato era possível de ocorrer, pois o Ibope, para fazer a pesquisa no Amapá, contratava uma empresa em Belém-PA. 

Abaixo o vídeo do pronunciamento do senador:

Pelo sim, pelo não, ou pelo talvez quem sabe, mesmo pelo que mais não seja,  melhor é uma iVeiga do que duas Ibope e uma Sensus.

Comentários

  1. parsifal vc nem e tendencioso!

    ResponderExcluir
  2. já estas preparando o ambiente pra derrota que se pronuncia.

    ResponderExcluir
  3. Só um maluco para acreditar que as organizações ORM divulgaria os numeros reais de uma pesquisa em que o candidato que leva o apoio do grupo está visivelmente atrás. 1% de vantagem para o Helder foi o máximo que eles fizeram para amenizar a real situação.

    ResponderExcluir
  4. Parsifal me desculpe, mas isso já é conversa de perdedor; o Jatene já levou essa.

    ResponderExcluir
  5. Faltou colocar a Doxa.....esse Parsifal é uma piada. Todos os institutos de pesquisa dão como certa a vitória de Jatene; só a iVeiga está certa.....acredite se quiser.

    ResponderExcluir
  6. Vem pesquisa quente aí.

    ResponderExcluir
  7. Deputado, nem o sr. acredita nas pesquisas do Edir Veiga. Se não acredita não as publique.

    ResponderExcluir
  8. Francisco Marcio08/09/2014, 22:40

    Na primeira pesquisa, olas ao Ibope. Na segunda idem. Com a aproximação da divulgação da terceira, somente agora Vossa Excelência lembrou desses fatos pretéritos? Vossa Excelência é experiente o bastante para saber que o resultado que se avizinha pode não lhe agradar...
    Por isso que esse fim de semana, estava eu a navegar com minha "canuinha" no Caripi e ouvir de um ex-secretário: "quando a campanha começou o Hélder estava uns 10 pontos à frente, agora o jogo virou... Preocupe-se Excelência: vais ficar desempregado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eu não lembrei: eu não sabia. Eu não sei que quadro se avizinha, apenas labuto: não faço ultrassonografia eleitoral.
      A única vez que trabalhei como empregado foi quando lecionei e, confesso, não gostei. Não de lecionar, mas de trabalhar empregado. E como eu já lhe disse, isso é uma das coisas com a qual eu não me preocupo. Saia desta tecla: tente outra coisa. Você tem imaginação suficiente para variar o que você imagina que me possa ser uma desdita.

      Excluir
    2. O nobre deputado está afirmando que não trabalha empregado né? Pois é, esse é o problema dos políticos, acham que não tem patrão. É por isso que muitos perdem o emprego quando chega a eleição, por não respeitar nem mesmo o seu patrão, o povo.

      Excluir
    3. Sim, estou afirmando que não trabalho empregado. Eleger-se deputado não é emprego, é mandato. Não, o povo não é meu patrão, alguns eleitores me elegeram para membro de um poder da República e devo exercer o mandato que me foi promulgado segundo o que determina a Constituição e o Regimento Interno do poder para o qual eu fui eleito. Sim, se eu não me comportar de acordo ao que determina a Constituição e às leis, não mereço ser reeleito.

      Excluir
  9. No Pará candidato que acredita em pesquisa, está fadado a perder a eleição, pois, a anos a população mostra nas urnas resultado diferente das pesquisas eleitorais.
    Em 1990, no segundo turno da eleição, o IBOPE apontava que XERFAN ganharia a eleição, e o resultado foi JADER BARBALHO eleito e empossado.
    Em 1994, JARBAS PASSARINHO, cheio de popularidade no BRASIL, era apontado pelas pesquisas eleitorais, como o novo GOVERNADOR do Pará, deu ALMIR GABRIEL.
    Em 1996 a eleição para Prefeitura polarizou entre RAMIRO BENTES e ELCIONE BARBALHO, e as pesquisas só indicavam esses dois como futuros prefeitos de Belém, e no final deu EDMILSON RODRIGUES.
    Em 1998, na eleição para o SENADO, HÉLIO GUEIROS tinha até comprado o terno da posse, pois, as pesquisas apontavam que o Papudinho, estava na dianteira, e no final que foi para o SENADO foi LUIZ OTÁVIO.
    Em 2002, para o GOVERNO, ADEMIR ANDRADE, estava firme na frente, e as pesquisas indicavam que ele iria para o segundo turno, e foi para o SEGUNDO TURNO, a desconhecida Maria do Carmo com o Simão Jatene.
    Em 2006, ANA JÚLIA, que havia perdido a eleição para Prefeita, estava desacreditada, e as pesquisas não eram boas para ela, e no final virou para cima do ALMIR, e ganhou.
    Em 2008, na véspera da eleição para PREFEITURA DE BELÉM, o IBOPE dizia que iria para o SEGUNDO TURNO, VALÉRIA PIRES FRANCO, e quem foi para o segundo turno, foi o PRIANTE.
    Candidato, esqueça de pesquisa e vai atrás de voto, que pesquisa não ganha voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pesquisas de próximas da eleição acertaram, a sua informação esta equivocada, cheque!

      Excluir
    2. Senhor Marcio, se o Jader Barbalho no passado chegou a ser governador do Estado do Pará, mesmo com o instituto de pesquisa mostrando que não o seria, hoje posso lhe afiançar, que o mesmo ou qualquer um que venha dessa família, independentemente do resultado que venha de qualquer instituto de pesquisa, eles (os Barbalhos ) jamais terão chance de serem eleitos a qualquer cargo que os mesmos postularem, em razão da ficha corrida de todos eles.

      Excluir
    3. É, ótimas lembranças, mas a dupla PT-PMDB está eufórica com as pesquisas que mostram o Helder na frente, estão certos da vitória, não por convicção, mas força do resultado das tais pesquisas. Me perguntaram ontem, quem ganha essa eleição? Respondi: Isso é que nem RExPA. Só saberemos depois da apuração. rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  10. veiga ta fazendo confusão

    ResponderExcluir
  11. Não sei por qual motivo não fazem pesquisas via telefone no Brasil. Nos Estados Unidos, em meses próximos da eleição, todo dia sai pesquisa nova: sempre feitas por telefone. E não vale dizer que, por ser um país mais pobre, o Brasil não tem telefone suficiente: qualquer um aqui em celular, até mais de um por pessoa. Pesquisa via telefone seria muito mais barata, fácil, rápida e variada de se fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo (a), moro em Uruará - Rod. Transamazônica, e ontem eu fui entrevistada numa pesquisa para a Presidência via celular, através desse número 041-2169-1760.

      Lua

      Excluir
  12. Nestas eleições existem pesquisas para todos os gostos e sabores. Tanto as Quali, como a Quanti. Mas no estado do Pará é muito complicado mensurar com fidelidade. É claro que cada candidato puxa brasa pra sua piramutaba. Mas todos sabemos que dos 4 milhões e 300 mil eleitores cadastrados, 1 milhão e meio de eleitores não votarão em niinguém. Essa é a dura realidade. Aqui no estado do Pará, parece que o voto é facultado. Valendo, mas valendo mesmo: Ganha o candidato que mais levar eleitor às urnas. O resto é ilação dos institutos de pesquisa.

    ResponderExcluir
  13. Francisco Sidou09/09/2014, 15:28

    São eloquentes os exemplos citados pelo Marcio Vasconcelos. O problema é que se elegeu a pesquisa como uma espécie de pitonisa do mercado. A terceirização do IBOPE favorece certas peculiaridades regionais, onde se pode levar em conta algumas "traquinagens" dentro da margem de erro, logicamente. Creio que subestimam a inteligência do eleitor, os que consideram o determinismo das pesquisas na escolha dos candidatos. Data venia dos doutos cientistas políticos e sociais de gabinete, o eleitor é mais esperto do que supõem em sua vã filosofia e notório saber acadêmico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação