Maioria do eleitores de Marina Silva é de centro-direita e direita

Shot 001

Um dos cruzamentos da pesquisa do Datafolha, publicada no dia 03.09, aponta uma realidade longe da percepção comum: a maioria dos eleitores de Marina Silva são de centro-direita e direita.

São esses conservadores que garantem o empate técnico de Marina com Dilma no 1° turno e a suposta vitória dela no 2° turno.

Em se isolando os eleitores de centro-direita e direita, que assim se classificaram na pesquisa, conclui-se que se as eleições se resumissem a eles Marina Silva estaria 5 pontos percentuais na frente de Dilma já no 1° turno.

Na outra ponta, em se isolando os eleitores que se consideram de centro-esquerda e esquerda, Dilma venceria a eleição com 12 pontos percentuais de vantagem sobre Marina.

Para aferir as grandezas descritas, o Datafolha estreou, pela primeira vez no Brasil, em 2012, o método do Pew Research Center, desenvolvido para levantar a escala ideológica dos eleitores.

Veja abaixo a escala ideológica da intenção de votos em Marina Silva e Dilma Rousseff, onde você constatará que Marina venceria Dilma, no 1° turno, a partir dos eleitores de dentro-direita e de direita.

14249263

Comentários

  1. Deputado, uma pergunta: nas pesquisas eleitorais a Marina está na frente da Dilma no Norte e Nordeste do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja a distribuição abaixo:

      Nordeste
      Dilma - 48% (Ibope) 48% (Datafolha)
      Marina - 32% (Ibope) 33% (Datafolha)
      Aécio - 7% (Ibope) 5% (Datafolha)

      Sudeste
      Marina - 33% (Ibope) 38% (Datafolha)
      Dilma - 31% (Ibope) 28% (Datafolha)
      Aécio - 19% (Ibope) 19% (Datafolha)

      Sul
      Marina - 40% (Ibope) 30% (Datafolha)
      Dilma - 33% (Ibope) 34% (Datafolha)
      Aécio - 17% (Ibope) 16% (Datafolha)

      Norte*
      Dilma - 38% (Datafolha)
      Marina - 32% (Datafolha)
      Aécio - 14% (Datafolha)

      Centro-Oeste*
      Dilma - 33% (Datafolha)
      Marina - 30% (Datafolha)
      Aécio - 22% (Datafolha)

      Excluir
  2. Francisco Sidou09/09/2014, 09:52

    Caro Parsifal, não creio que o voto nas eleições presidenciais de 2014 terá peso ideológico decisivo. Dilma é de esquerda ? Marina está surfando nas ondas de um sonho de renovação dos métodos velhacos adotados por muitos "profissionais" da política e de seus métodos pouco ortodoxos de fazer política com o único objetivo de se manter no poder. Bateu a "fadiga" no eleitor, caro Parsifal. Por isso, Marina vem conseguindo captar essa onda de renovação e mudança. Não quero dizer que ela representa tudo isso, mas que está conseguindo uma sintonia fina com 70% dos eleitores antes descrentes de que alguma coisa poderia mudar. Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. O eleitor não está preocupado se o candidato é de direita ou de esquerda: ele quer ser o vetor de uma mudança no status quo político e isso é ótimo para a democracia pois não é possível maturidade democrática e consolidação institucional sem alternância de grupos de poder.
      Os cruzamentos não desejam demonstrar que ideologia ou espectro político são os motes da corrida de 2014, mas como essas classificações estão se comportando na entrega do sufrágio.

      Excluir
  3. OF.PD – Nº 199/2014 Belém, 08 de Setembro de 2014.


    A PRODEPA Processamentos de Dados do Estado do Pará

    Ilmo.

    Md. Presidente



    SINDICATO DOS EMPREGADOS EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NOS ESTADOS DO AMAPÁ E PARÁ – SINDPD-PA, entidade sindical de primeiro grau, legalmente constituída e em regular funcionamento, vem, nos termos da Lei nº 7.783/89, informar a V. SA. o que segue:


    Considerando os impasses na negociação coletiva para a data base de Junho/2014, os trabalhadores dessa conceituada Empresa reunidos em Assembleia Geral realizada no dia 05.09.2014 decidiram pela PARALISAÇÃO por tempo indeterminado de suas atividades laborais a partir do dia 10.09.2014.


    Atenciosamente,


    ________________________________________

    Diretoria de Políticas Estaduais em Informática

    SINDPD-PA

    ResponderExcluir
  4. existe esquerda e direita?? olha, alguem que se ache de esquerda e vota no PT nao é de esquerda...e alguem que se ache de direita e vota na marina nao é de direita...

    ResponderExcluir
  5. Quanta bobagem... um direitista jamais votaria na Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu votei a minha vota toda na direita. Hoje voto em Marina.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação