iVeiga: Helder vence Jatene em 1° turno

O instituto “iVeiga Consultoria e Pesquisa”, dirigido pelo cientista político Edir Veiga, realizou a sua segunda pesquisa eleitoral desde o início oficial da campanha de 2014.

Realizada de 01 a 05 de setembro, a pesquisa teve como universo de amostragem todo o estado do Pará, onde foram realizadas 1200 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

> Espontânea para governador:

graph

> Estimulada para governador:

graph1

Em ambas as simulações, a soma das intenções de votos dos demais concorrentes não é maior que a intenção de votos em Helder, o que indica a sua vitória em 1° turno.

O iVeiga pesquisou a rejeição dos candidatos. O candidato mais rejeitado é Simão Jatene e o menos rejeitado é Marco Carrera.

> Rejeição dos candidatos a governador:

graph3

O iVeiga também pesquisou a intenção de voto para o Senado, cujos resultados estão abaixo:

graph2 

A pesquisa está registrada no TRE/PA sob o número PA – 00018/2014.

Comentários

  1. Ah deputado, por favor né? Considerando a grande percentagem dos que não sabem ou não opinaram é impossível dizer que não haverá 2º turno. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor digo eu, uma profissional, por sinal Pós graduada e Registrada no CONRE, Bacharel em Estatística, indignada com a sua ignorância forçada. Mas se é essa linguagem que "vossa senhoria" compreende, pergunto?
      - "Tu estudou vagabundo?"

      Excluir
    2. Nossa! Se formou onde? Na universidade dos ignorantes? Eu tbm estou me formando, mas não deve ser na mesma faculdade que tu, graças a Deus! Pq essa tua resposta tbm não tem nenhuma lógica, já que realmente é impossível afirmar que um candidato vá vencer uma eleição no primeiro turno onde a pesquisa mostra que mais de 15% dos entrevistados não souberam ou não responderam em quem irão votar. E se esses 15 % resolverem votar no Jatene?

      Excluir
  2. Quero ver sua opinião é sobre o Petrolão envolvendo PT e PMDB. Vai dar uma de petista e defender o indefensável?

    ResponderExcluir
  3. essa pesquisa só engana trouxa!

    ResponderExcluir
  4. Só de analisar a votação do jeferson lima sepercebe que essa pesquisa foi feita só em belém, afinal depois de benevides ninguém sabe quem é ele.

    ResponderExcluir
  5. O que esperar de um instituto como este e desse grupo político nojento?

    ResponderExcluir
  6. Isso já denota desespero da parte dos Barbalhos; se bobear o Jatene já leva no primeiro turno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe de nada inocente, ei só pro comando o maior cabo eleitoral do HELDER e o sr. prefeito ZENALDO o maior estelionatário politico do estado do PARÁ , LEMBRA DOS "3 S", O POVO DO PARÁ E PAPA XIBE MANOOOO !!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Jatene não ganha em primeiro turno nem pra sindico do Wing!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eita Parazão paid'égua. Helder Governador, Jefferson Lima Senador, Eder Mauro De. Federal e Cel. Neil Dep. Estadual. Depois o povo vai reclamar pra quem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que estar não fica, essa panela que estar ai ( hélio franco e cia ) não vão fazer falta, o povo mais renovar. mesmo que seja 6 por meia dúzia, pq no mínimo renova-se a esperança, pode crê, o povo não aquenta mais tanto cinismo desse governador e prefeito.

      Excluir
  9. e grande a falta de respeito com eleitor!

    ResponderExcluir
  10. Eu estou fora de política. Só o que me estranha é que se o PSDB estivesse bem eles teriam publicado a pesquisa do SENSUS que eles registraram (está no site do TSE). Então não me parece desespero. Entendo tb que a maioria do público leitor do blog mora na área central de Belém onde o PSDB "deve" estar melhor. Na pesquisa de 2006 da Ana Júlia, publicada pelo Liberal trouxe o PT 10 pontos atrás no final de semana da eleição, e a Ana Júlia veio a ganhar. Sinceramente acho que o PSDB não leva essa. Estão mal sim. E o primeiro turno é inevitável, visto a polarização da disputa.

    ResponderExcluir
  11. para os tucanos desmemoriados. em 2010, quando o mesmo instituto do Dr. Edir veiga, dizia que Jatene, ganharia a Ana julia, no 1º e 2º Turno, os Tucanos, não criticaram. na eleição para Prefeito de Belém, quando o Edir Veiga, afirmou que o Zenaldo, ganharia do Edmilson, no 2º Turno, também, os Tucanos, não criticaram, diziam que o instituto de pesquisa, era uma maravilha e estava tudo certo. Agora, que o Dr. Edir, diz que Jatene, perde no 2º Turno ou no 1º, vem os tucanos, reclamar do instituto de pesquisa. Quer dizer que pesquisa, só presta, se colocar Jatene, na frente. Sejam humilde, e reconheçam a realidade.

    ResponderExcluir
  12. Cadê o resultado da pesquisa para ESTADUAL E FEDERAL ?

    ResponderExcluir
  13. Acho que os DAS do PSDB estão de plantão na frente do blog,rsrsrs...É desespero total deputado,hahahaha...Eu choro...Lambada neles...

    ResponderExcluir
  14. Pesquisa com selo acadêmico. É de longe a mais confiável.

    ResponderExcluir
  15. Parsifal, tenho minhas duvidas nesta pesquisa, o candidato Jefferson Lima tem muito votos onde ele é conhecido, isto é em Belém, como justificar a possivel votação deste candidato? Aí tem!

    ResponderExcluir
  16. Adeus Jatene. Mais quatro de um Barbalho. Seis por meia dúzia. Mas a democracia mal parida brasileira e isso mesmo. Deputado já chegou o novo Secretário de Segurança Pública?

    ResponderExcluir
  17. Sobre os DAS's do atual governo
    "Ah, que isso? Elas estão descontroladas"

    ResponderExcluir
  18. Pelos erros de concordância, e apego excessivo aos pronomes de tratamento, dá pra identificar aqui os comentários auto-elogiosos do Edir Veiga. A verdade é a seguinte: "erros" de amostragem (pesquisa enviezada) dão um falso positivo pro Barbalho. Mas quem ganha mesmo é o Jatene.

    ResponderExcluir
  19. Que o Helder vai ganhar isto é certo, mais se não trabalhar... na próxima a derrota será certa. Que digam a Ana Julia e o Jatene.

    ResponderExcluir
  20. Comparando o resultado com o anterior do mesmo instituto, mostra queda acentuada do Helder, ou o inicio da correção(ajuste) feito pela empresa pesquisadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anterior foi apenas na região metropolitana de Belém.

      Excluir
  21. O candidato que me assusta é o Não sabe/não opinou.

    ResponderExcluir
  22. Fico a perguntar como uma pesquisa dessa põe na frente a Marina diante da Dilma ? Algo de errado está acontecendo o programa da Dilma na Tv e Rádio tem um tempo maior que Marina e pra complicar ainda mais a candidata do PSB, nem material de campanha têm. Então como explicar que Marina esteja à frente da nossa presidenta ?? Tem algo errado nessa metodologia de tabulação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta errado é que a dilma nao é "nossa presidenta".... e o povo quer qualquer coisa menos a coisa que ai está!

      Excluir
  23. Impressionante como na época de campanha eleitoral todo mundo quer ser Estatístico...por quê não vão estudar o assunto para poder falar como profissional da área...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação