Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu

Shot002

Ontem (30) encerrou-se a temporada de convenções partidárias, o que não significa que está tudo resolvido.

O distinto público aguardará até sábado (5) às 17h, para saber como será armado o circo eleitoral no que concerne às candidaturas proporcionais.

As candidaturas ao governo estão definidas: o PSDB aprovou Simão Jatene, o PMDB Helder Barbalho, o PV José Carlos Lima, o PSOL Marco Carrera e o PRTB Elton Braga.

Até ontem à noite apenas os deputados federais Zequinha Marinho (PSC) e Lira Maia (DEM) eram os vices definidos de Jatene e Helder respectivamente. O PV ensaia confirmar Isaura Guerreiro, viúva do falecido deputado Gabriel Guerreiro, como vice de José Carlos Lima.

Shot001

Para o senado a coligação PMDB-PT-DEM-PR-PDT-PROS-PCdoB-PHS-PSL-PTN-PPL, aprovou o nome de Paulo Rocha (PT).

A aliança PSDB-PSC-PSD-PP-PSB-PPS-SDD-PTB-PRB-PEN-PTdoB-PMN-PSDC-PT-PRP dilacerou-se na eleição para o Senado: o PSDB vai de Mário Couto, o SDD de Marcela Tolentino, vereadora em Santarém, o PP lança Jefferson Lima e o PSD vai de Helenilson Pontes.

Shot003

O PTB é um caso especial, pois Duciomar Costa foi sacado da disputa para o governo para que o partido coligasse com Jatene, mas lhe foi garantida a candidatura ao Senado.

Por suposta nova insurreição de Mário Couto, ontem (30) à noite, contra a entrada de Duciomar no pelotão de candidatos a senador que Jatene enjambrou para lhe carenar a disputa para o governo, o PTB deu refluxo e Duciomar ficou de bubuia, aguardando uma decisão.

As coligações proporcionais ainda restarão inconclusas até o dia 5. Até lá, os experts em quocientes eleitorais e os clarividentes em quanto cada candidato terá de votos, farão exaustivos cálculos premonitórios de cada partido e dos demais, para verificar, nos resultados, com qual, ou quais, deve coligar, para obter melhor resultado quando fechar a boca do bode.

Essa análise combinatória biunívoca é de delicada tez, pois um parêntese colocado fora de lugar explode toda a equação e se recomeça do zero a conta do chega.

Comentários

  1. Interessante a política..as vezes não há script..outras o script foi escrito há tanto tempo (oito anos) que alguns se esqueceram dêle..normalmente o improviso desafina.. por isso Helder barbalho tem todas as chances de ser o próximo Governador.Parabéns Jader Barbalho...Parabéns Parsifal.

    ResponderExcluir
  2. Parsifal da uma olhada pois o PSDB não consta na coligação do Jatene

    ResponderExcluir
  3. Jefferson Lima arrebatará grande parte dos votos dos evangélicos assembleianos, sobretudo em Belém. Acertar com a Rádio Boas Novas foi uma excelente tática para angariar esses votos. Ou seja, se ele já fez sucesso como terceiro colocado pra prefeito, agora vai incomodar muito mais e parece que ninguém está observando isso. Só falam em Paulo Rocha, Mário Couto e Helenilson.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação