Ibope confirma tendência de 2º turno, mas Dilma se mantém como franca favorita

A Uvesp (União dos Vereadores de São Paulo) contratou o Ibope para fazer a sua primeira pesquisa presidencial.

Os resultados, publicados ontem (10) revelam que o único candidato que auferiu pontos acima da margem de erro em relação à recente pesquisa do Datafolha, foi Eduardo Campos (PSB):

Shot001

Abaixo o histórico das pesquisas do Ibope realizadas desde abril até junho de 2014, revelando curvas de crescimento parecidas de Aécio Neves e Eduardo Campos, que em um espaço de menos de 60 dias, guardadas as margens de erro, dobraram as suas intenções de votos:

Shot002

Na recente pesquisa Datafolha, todavia, Eduardo Campos teve queda acima da margem de erro, o que revela incongruência entre as duas pesquisas, mesmo porque ambas foram realizadas praticamente nas mesmas datas.

No Ibope, acima, Eduardo Campos tem, entre 4 e 7 de junho, 13% das intenções de votos. No Datafolha, abaixo, ele apresenta-se com 7% das intenções de votos:

Shot005

A colunista da “Folha de S. Paulo”, Mônica Bergamo, afirma em artigo que a contratante da pesquisa, Uvesp, “é próxima do PSB”.

Uma nova modalidade de pergunta foi feita na atual pesquisa do Ibope: em uma segunda rodada de pergunta estimulada, aos nomes dos três primeiros colocados foram acrescidos os nomes dos seus candidatos a vice-presidente.

No caso de Dilma Rousseff, cujo vice é Temer, e Aécio Neves, que foi acrescido de três opções de vice (o senador Aloysio Nunes, o ex-senador Tasso Jereissati e o ex-governador José Serra), os resultados não mudaram, mas no caso de Eduardo Campos, quando citado juntamente com Marina Silva como sua candidata a vice, a intenção de voto nele salta de 13% para 17%.

Em 2º turno a presidente Dilma Rousseff continua favorita para vencer a disputa com Aécio:

Shot006

E com Eduardo Campos:

Shot007

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o nº BR-00154/2014.

Comentários

  1. A Copa do Mundo 2014...avaliada inicialmente como potencial cabo eleitoral para o Governo do PT nas doze cidades em vez das oito habituais...se transformou no Bicho de 07 Cabeças... o sucesso do time brasileiro poderá aliviar as tensões...mas o contrario disso será de dias infernais...vamos ver.
    É uma pena que o time canarinho encarcanará esse dilema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação