Após três meses, mistério sobre o voo MH370 continua

Ontem (08) completou três meses que o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu sem deixar vestígios, na rota Kuala Lumpur/Pequim, com 239 pessoas a bordo.

Shot005

Os parentes das vítimas, constatando o desinteresse da imprensa e o arrefecimento iniciais das buscas, resolverem lançar, ontem, uma campanha para arrecadar US$ 5 milhões com o objetivo de recompensar pessoas que forneçam informações que permitam resolver o mistério.

As doações podem ser feitas através da página da campanha “Reward MH370”, no Indiego, que já arrecadou até o momento desta postagem, US$ 4,3 mil.

Abaixo algumas das teorias (baseadas no infográfico elaborado por Mayara Moraes, para o portal Terra) que tentam explicar o mistério do MH370:

1. Atentado terrorista

Shot009Dois passageiros embarcaram no avião da Malaysia Airlines com passaportes falsos, levando todos a cogitarem a possibilidade de o desaparecimento do Boeing 777 ter sido um ato terrorista. A suspeita ganhou força pois:

1.Se descobriu que o piloto fez uma manobra não prevista e não comunicada aos controladores de tráfego aéreo.

2.Cinco passageiros fizeram check-in, mas não embarcaram.

3.Familiares de passageiros afirmam que, mesmo três dias após a acidente, os celulares das vítimas continuaram a dar sinal de chamada.

2. Derrubado propositalmente por forças de um governo

Shot010Segundo a jornalista do jornal ABC da Espanha, Pilar Cernunda, o avião desaparecido da Malaysia Airlines pode ter sido derrubado por forças de um governo na tentativa de deter um possível ataque terrorista.

A medida teria sido adotada para evitar uma tragédia como a de 11 de setembro, nos Estados Unidos.

Segundo especialistas ouvidos pela jornalista, a teoria de que o avião tenha sido sequestrado por terroristas que planejavam lançá-lo contra um alvo sensível é plausível.

3. Vítima de exercícios militares entre americanos e tailandeses

Shot011Conforme veiculou a agência de notícias EFE, um livro lançado no Reino Unido sugere que o avião malaio pode ter sido derrubado acidentalmente durante exercícios militares dos Estados Unidos e Tailândia.

"Flight MH-370 - the Mystery" ("Voo MH-370 - o mistério", em tradução livre), escrito pelo jornalista e escritor anglo-americano Nigel Cawthorne, afirma que o acidente foi encoberto e que inclusive foram fornecidos dados confusos para desviar a busca da aeronave para locais errados.

Ainda de acordo com a agência, o escritor especula que a caixa-preta pode ter sido lançada na costa da Austrália para confundir as equipes de busca.

4. Passageiros vivos no Afeganistão

Shot013Um livro lançado no Reino Uma fonte anônima disse ao jornal russo Moskovsky Komsomolets que os passageiros do voo MH370 estariam vivos em Candaar, no Afeganistão, próximos a uma das fronteiras do Paquistão.

Segundo a fonte ouvida, especialistas que estavam no voo seriam utilizados nas negociações com o governo americano ou chinês.

5. Abdução ou vórtices

Shot012Há ainda a teoria fantástica de que o MH370 foi abduzido por alienígenas ou tenha atravessado um vórtice, que seria uma anomalia espaço-temporal.

Os que defendem essa fantasia afirmam a existência de vórtices de espaço-tempo, cujos efeitos seriam semelhantes aos buracos negros, mas que são encontrados na Terra. Tais vórtices estariam localizados no Oceano Atlântico Sul.

Comentários

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação