Vinte anos essa tarde…

senna

Eu e Ann estávamos em São Paulo naquele fatídico 1º de maio de 1994, quando a cidade foi tomada pelo transtorno do choque da Williams, pilotada por Senna, contra o muro de concreto da fatídica curva Tamburello.

A telemetria do acidente revelou que Senna entrou na Tamburello a 307,2 km/h, e quando sentiu a Williams titubear, com a sua expertise de um dos melhores pilotos do mundo, tentou segurá-la no chão, reduzindo, em segundos, para 220,3 km/h o deslocamento, mas isso não foi o suficiente para a fatalidade do choque.

Abaixo os dados da telemetria que descrevem o esforço de Senna, em 1,9 segundos, para sair da singularidade em que se viu na Tamburello:

Entre a violência do choque e o anúncio da morte algumas horas depois – estávamos almoçando, por volta das 15h, quando Cabrini anunciou o falecimento no plantão da Globo – não foram trocadas muitas palavras entre eu e Ann.

Cabrini foi direto ao termo, sem maiores preparos: “Morreu Ayrton Senna da Silva”. Mas não se conteve e em segundos emocionou-se ao confessar: “Uma notícia que a gente nunca gostaria de dar."

No restaurante, todos se olhavam em pêsames. Saímos e, não sei o porquê, olhei para cima e derramei as lágrimas que até então segurava: centenas de balões negros flutuavam na triste tarde paulistana.

O doutor Sid Watkins, neurocirurgião que atendeu Senna ainda na pista, declarou mais tarde que, na verdade, Senna feneceu no asfalto de Ímola:

Ele estava sereno. Eu levantei suas pálpebras e estava claro, por suas pupilas, que ele teve um ferimento maciço no cérebro. Nós o tiramos do cockpit e o pusemos no chão. Embora eu seja totalmente agnóstico, eu senti sua alma partir nesse momento.”

sennapb

Comentários

  1. Triste um país que precisa de heróis. Pior ainda quando esse país perde seu herói

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz é o país que tem ídolos e heróis nos quais mira os seus ideais. Sem os bons parâmetros não há sonhos a perseguir.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação