Joaquim Barbosa retorna a magistratura ao anos 50 do século passado

Shot003

A decisão do ministro Joaquim Barbosa de não autorizar trabalho externo a Zé Dirceu e revogar a autorização a Delúbio Soares, acende o noticiário. Todos os juristas de escol, mais o procurador-geral da República, declaram que a decisão é equivocada.

Barbosa estribou a decisão no artigo 37 da Lei de Execução Penal:

“Art. 37. A prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento, dependerá de aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena.”

A intepretação arcaica de Barbosa é que o referido artigo não especifica o regime da sua aplicação, sendo, portanto, comum a todos os regimes de cumprimento da pena.

Como Dirceu e Delúbio ainda não cumpriram 1/6 da pena, não teriam ainda direito ao trabalho externo.

> Bizarrice e arcaísmo

A bizarra atitude de Barbosa reflete um excesso de exação: ele enquizilou com os condenados no mensalão, e como não pode desferir neles 25 chibatadas em praça pública, morde-os até sangrar.

A leitura do artigo 37 foi há muito abandonada por todas as instâncias abaixo do STF, que interpretam o dispositivo à luz da atualização do Direito Penal às circunstâncias carcerárias do país, e ao princípio, embarcado na própria Lei de Execução Penal, da individualização do cumprimento da pena.

A magistratura dispensa o cumprimento de 1/6 da pena para autorizar o trabalho externo no regime semiaberto e, segundo dados do Ministério da Justiça, cerca de 100 mil presos nesse regime começam a gozar desse direito imediatamente após a entrada no sistema.

> Pesos diferentes para presos de mesma massa

O aço de Barbosa, que não vincula decisões doravante lavradas e nem revoga as já produzidas, cria dois tipos de apenados: os manejados por juízes de execuções Brasil afora, e os tutelados por Joaquim Barbosa, o que gera uma chaga no princípio da isonomia, que só poderia ser sarada se fossem revogadas as autorizações para trabalho externo dos 100 mil presos que delas gozam, ou concedido a Dirceu e Delúbio o trabalho externo que aqueles 100 mil exercem.

A lei, principalmente a penal, não deve ser aplicada pelo seu valor de face, mas pelas circunstâncias que vai servir, colimadas com lentes que permitam enxergar ao que se destina. Se bastasse a leitura de um diploma legal para operar o direito, todos os que soubessem ler poderiam advogar, mas manejar a Justiça vai muito além de saber ler.

Joaquim Barbosa, ao lavrar as decisões referidas, ou apenas demonstrou que sabe ler, ou comprovou que, para manter o seu papel de justiceiro, voltou a uma interpretação de 50 anos atrás, desprezando tudo aquilo que o Direito Penal significa contemporaneamente, e isso é bem pior do que apenas saber ler.

Comentários

  1. Nobre Deputado,
    Desculpe-me a ignorância, mas a reclamação toda é pela aplicação da lei ? quando este país será verdadeiramente grande?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pela aplicação da lei e de como, e quando, ela deve ser aplicada. A Lei penal não deve ser um instrumento de vingança ou de recalque, mas de reparação.
      O Brasil já é um país verdadeiramente grande. Veja que a sociedade já se propõe a discutir a aplicação da lei e opina sobre isso.

      Excluir
    2. Ora, este país será verdadeiramente grande, quando você deixar de se furtar a mostrar a face, não postar anonimamente.

      Chorão!

      Excluir
  2. É preocupante quando vemos a população querer ver o Brasil um país sério, firme, rígido e cumpridor da legislação, porém selecionando suas vítimas. Quer dizer, teremos um Estado com mão pesada para alguns e mão leve para outros. Esquecem esses justiceiros que as pessoas passam e o Estado fica.
    O que se tem visto é traduzido como "pau que dá em Chico não dá em Francisco"

    ResponderExcluir
  3. São bandidos piores que os assaltantes pois pelo crime deles milhares morrem .Pau nos corruptos seja de que partido for.Tou contigo Barbosao.

    ResponderExcluir
  4. O Barbosa está certíssimo. Para transformar este país, atualmente libertino, em um país livre, há de se tomar medidas de exceção.

    ResponderExcluir
  5. Jus Esperniandi. Ninguém tá reclamando ou denunciando que o Zé Basileu, que furtou comida para matar a fome dos filhos, está preso há 02 anos numa Delegacia qualquer, sem ao menos ter sido julgado.
    Pau Neles Barbosão. O choro é livre. Deixe os Juristas e Intelectuais do Direito Companheiro espernear à vontade.

    ResponderExcluir
  6. A mídia brasileira é a mais canalha do mundo, é vigilante, cobra punições, mas somente contra petistas. Os canalhas tucanos estão há anos arrombando geral e com provas documentais, como é o caso do conselheira tucano de São Paulo, porém não se vê veemência da mídia em apurar e punir estes caras. E como a mídia se parece o ministério público, um procurador até alegou ter arquivado errado um processo tucano.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo 18:30,
    Não esqueça que todos os jovens infratores deste país foram "produzidos" pelos governos Lula e Dilma. O anônimo 17:34 está certo. Estão confundindo libertinagem com democracia. Veja o que o governo petista produziu: infraestrutura em frangalhos, saúde na UTI, educação reprovada, segurança ............E o Bolsa Família? R$ 110,00 em média para cada família. Tem municípios em que mais de 75% das famílias recebem o subsídio. E se tirarem a muleta?
    Já fez a conta de quantos ministros, nesses doze anos, foram pegos com a mão na botija? Você estava em coma nestes doze anos e acordou agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è mesmo anônimo? Então responde porque joaquim barbosa não deu tanta atenção ao mensalão tucano, que está prescrevendo. E vc tá esquecendo ou a mídia que tu acompanha não informa, sobre os 6 milhões de jovens formados pelo pronatec, tu sabes pelo menos o que é isso? Isso que tu postastes é o discurso da direita ecoado pela mídia; só tem um problema que durante a campanha essa mídia não poderá esconder do eleitor, como faz agora, as obras do governo, que não são poucas. Percebestes que a mídia parou de bater no "mais médicos"? E porque? porque deu certo! - Vai no interior e pergunta. Para mal de teus pecados, agosto vai chegar e com ele a campanha eleitoral, onde as verdades escondidas hj serão mostradas ao eleitor.

      Excluir
    2. A mídia é demais, quando o governo atingiu 15 milhões de pessoas com o luz para todos, a mídia publicou em letras garrafais. "1 milhão de pessoas não tem luz". é ou não é má fé?

      Excluir
    3. discurso de direita??? amigo, vc ai de cima acha q o pt é de esquerda??? esquerda e direita nao existem no brasil há anos, deixe de ser ingênuo...e vc alem de tudo é mal informado. Pq o barbosao nada tem a ver com o mensalao mineiro pq ele nao é o relator, logo nao tem ingerencia direta sobre o mesmo! e os tucanos tem q levar pau tbm!!

      Excluir
    4. e saber que existem pessoas que se dizem de bem defendendo essa corja! chega a dar vergonha de ser brasileiro..

      Excluir
    5. Vc deveria ter vergonha é de defenderr tucano privateiro, pois isso foi feito e está tudo de baixo do tapete com a complacência da sua mídia canalha.

      Excluir
  8. Realmente o anônimo 08:08 estava em coma profundo e só acordou hoje. O "Luz para todos" nada mais é que o programa "Luz no Campo" lançado pelo FHC em 2000. O PT é useiro e vezeiro em mudar nomes de programas do FHC. Mais exemplos? Bolsa Escola, Auxílio Gás, Bolsa Alimentação e Cartão Alimentação. Mais dúvidas? Consulte o senador Cristovam Buarque (ex-petista).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode quantificar esse programa no governo FHC? Fazer um programa para beneficiar uma quantidade pequena de pessoas e fazer proselitismo politico é uma coisa, outra é pegar esse programa e estender a 15 milhões de pessoas, O que vc tem a dizer sobre isto, anônimo?

      Excluir
  9. Dizer "Não esqueça que todos os jovens infratores deste país foram "produzidos" pelos governos Lula e Dilma." só pra quem nasceu de 2002 pra cá. Temos Malfeitores desde a era Collor, Itamar, FHC.. este último criou a escola de mensaleiros quando aprovou a PEC da reeleição...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação