As razões do ditador

Shot004

Comentários

  1. Tenho ojeriza a qualquer sistema de governo, a qualquer organização, que em qualquer nível barre a nossa possibilidade de contestar, pessoas ou instituições que não privilegiem o diálogo, o contraditório, o entendimento que nem sempre uma ideia que seja contrária aos nossos projetos e convicções seja de todo uma aberração, uma heresia. Nem tudo no regime militar foi de todo ruim. Não faço aqui apologia a qualquer sistema de governo que prive a sociedade de cultivar a democracia. Eles mataram, torturaram e isso é imperdoável. Mesmo hoje, sabemos, sob plena democracia, que quem não comunga com as ideias de quem nos governa terá sérios problemas, dos mais diversos. Nós, o Brasil, querermos ser maiores do que nós realmente somos. O Brasil tem dessas coisas, independente do governo de plantão. Sinceramente, no que a Copa e a Olímpiada nos projetarão ao mundo, se temos em nossas raízes problemas endêmicos, meu Deus do Céu? Faz-se um estádio que custou uma barbaridade, eivado de situações financeiras e de custos tremendamente discutíveis em Manaus, com todo o respeito aos manauaras e aos torcedores do Nacional e do São Raimundo, a troco de quê? A troco de quê, pelo RDC aprovado à sorrelfa para beneficiar construtores amigos construir estádios caríssimos em Manaus, Cuiabá, Natal e Brasília? Será que quem nos governa é néscio a ponto de fazer uma farra com o dinheiro que não temos? Quais interesses financeiros existem por trás de se fazer dois eventos do porte de uma Copa e uma Olimpíada, num país que carece de saneamento, escolas decentes, saúde e exemplos de moralidade de quem nos governa? A Fifa não veio nos oferecer a Copa, muito ao contrário! Fomos buscar algo para mostrar ao mundo um país que não somos. Fica-se remendando nossos trapos, nosso tecido roto na forma de improvisações que ferem qualquer sentimento de razoabilidade. As favelas do Rio de Janeiro, a seca do Nordeste entre outras mazelas nossas continuam a existir e em certo sentido a piorar, mas nossa boçalidade tacanha quer nos projetar como o que não somos. Como Caetano canta em Podres Poderes, " somos uns boçais "

    ResponderExcluir
  2. Um ditador militar, grande exemplo deputado. Não teve a copa e o Figueiredo resolveu o problema das favelas e da seca no nordeste e de quebra deixou o General Golbery e filho desviarem recursos e falirem a CAPEMI
    A CAPEMI participou e ganhou a concorrência para o desmatamento da área submersa da usina hidroelétrica de Tucuruí (empresa estatal). Vencida a licitação pública em 1980 deveria-se, ao longo de três anos, concluir a obra de retirada e de comercialização da madeira. O contrato não foi cumprido e o dinheiro dos pensionistas da CAPEMI dizia-se que fora desviado para a caixinha do ministro-chefe do Sistema Nacional de Informações (SNI), órgão responsável pela segurança nacional, general Otávio Medeiros que desejava candidatar-se à presidência do país. A resultante foi à falência do grupo CAPEMI, que necessitava de 100 milhões de dólares para saldar suas dívidas, e o prejuízo aos pensionistas que mensalmente eram descontados na folha de pagamento para a sua, futura e longínqua, aposentadoria. Além do comprometimento de altos escalões do governo militar o caso revelou: a estreita parceria entre os grupos privados interessados em desfrutar da administração pública, o tráfico de influência, e a ausência de ordenamento jurídico.
    Tai deputado onde os generais gastaram o dinheiro da copa, e ainda por cima endividaram o Brasil, que levou décadas sob o jugo do FMI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E onde está escrito que o ditador é um "grande exemplo"? Eu fui vítima da ditadura - fui preso, amarrado e jogado em um caminhão do exército - mas se ouvisse o Figueiredo falando isso enquanto eu estivesse amarrado e levando os safanões que levei, pediria para soltar as minhas mãos por uns segundos para eu bater palmas para ele. Depois podia amarrar de novo e seguir a viagem.

      Excluir
    2. Se apanhou e foi jogado em caminhão, MUITO provavelmente foi pq mereceu!

      Excluir
    3. Com certeza, pela lógica da ditadura, que deve ser a mesma sua, eu merecia, afinal, eu queria derrubar a ditadura e se eu tivesse a oportunidade de pegar um general descuidado eu o amarraria o jogaria em um caminhão da mesma forma, porque achava que ele merecia.
      A diferença entre eu e os ditadores é que o meu lado venceu: nós derrotamos a ditadura que apodreceu sobre a sua própria impossibilidade de continuar subsistindo.

      Excluir
    4. Primeiro, não houve ditadura... segundo, ninguem derrotou o regime militar! Ele simplesmente acabou! Cite uma ditadura que terminou sem um tiro sequer... Cite uma ditadura que teve presidentes (5 no total)! Vc acha que o exército ia simplesmente devolver o poder, sair do poder numa boa... se eles quisessem, matavam todo mundo e pronto! Todos os comunas... Não insulte a sua própria inteligencia ao afirmar que o seu lado venceu! Isso não passa de uma falácia... ninguem venceu! O regime simplesmente acabou!

      Excluir
    5. Você está falando de qual país? Aqui no Brasil houve ditadura, houve vários tiros, mantou-se muita gente, torturou-se muita gente, os generais se revezavam no poder em comum acordo com a cúpula do Exército, que ditava as regras, e não, eles não matariam todo mundo se quisessem e sim, o meu lado venceu e temos uma democracia no Brasil. A ditadura não "simplesmente acabou", ela apodreceu e os ditadores não mais tiveram condições estruturais de permanecer do poder e constataram que se não corressem de volta à caserna seriam colocados para correr até ela.
      Sim, nós vencemos e você, e nenhum outro com essa retórica anacrônica, jamais verá novamente um ditador "que se quisesse matava todo mundo e pronto" no Brasil.

      Excluir
    6. Enão temos uma democracia hoje? ta "serto"!
      hahahahaha
      brincadeira hein...

      Excluir
    7. Ahahahahaha!!! Não houve ditadura!!!! Parsifal, já houve um tempo em que os comentaristas do seu blog escreviam menos idiotices. Todo mundo está errado. os historiadores estão errados, os cientistas políticos estão errados. Não houve ditadura no Brasil! O cara aó devia lamber a bota dos generais - 5 - teve 5 viu - presidentes e porque eles foram cinco não eram ditadores. Ditadura só vale se for só de um, viu deputado? Se os ditadores ficarem brincando de corrida de revezamento não é ditadura é democracia militar. Ahahahahah. tem cada doido....

      Excluir
    8. Ditadura é ditadura, regime é regime... enfim...
      Pior é falar que hoje temos uma democracia! hahaha
      Urnas adulteradas, jornalistas calados por pressão do governo (Sheherazade), pessoas comendo rato no Piauí pra não morrer de fome...

      Ta "sertinho".

      Pro anonimo de 00:45, eu nasci em 86, portanto não vivi a "ditadura".
      Historiador? Historiador no Brasil não vale de P.N!

      Excluir
    9. O regime é o gênero de governo do qual a ditadura é uma espécie, portanto não está errado chamar a ditadura de regime pois esse engloba aquela. Já vivemos um regime ditatorial e hoje vivemos um regime democrático.
      A democracia é cheia das imperfeições que você enumera e ela é um regime que se aperfeiçoa com o próprio exercício, a nossa tendência, portanto, é ir mitigando tais injustiças sociais, mas não é por elas que está correto afirmar que não há uma democracia no Brasil. Sem ela o que eu estou escrevendo, e você respondendo, não seria possível.
      E não é o regime que cala a apresentadora, mas seus patrões que cedem às pressões. A censura a ela não é institucional, mas empresarial e em um regime ditatorial nem saberíamos que ela teria sido censurada.
      Permita-me discordar da sua opinião sobre os historiadores nacionais. Há doutores renomados nessa área no Brasil e reconhecidos mundialmente pelas mais credenciadas academias globais sobre o tema, cujos livros e trabalhos são traduzidos e referenciados mundialmente.

      Excluir
  3. Mais uma vez anônimo? Isso é ridículo, se você e o Caetano gostam de manifestar publicamente a sua baixa autoestima, por favor, não envolva quem não tem nada a ver com isso.
    Diga eu e o Caetano somos dois boçais, ai sim eu posso concordar, pois os dois assumem ‘’publicamente’’ a própria boçalidade e quem sou eu para discutir, ninguém os conhece mais do que vocês mesmos.
    Mas deixe os outros fora dos seus problemas e complexos, este é um assunto muito particular e não interessa a ninguém, quem se importa se o Caetano é boçal?
    O pior é que o Caetano além de um boçal assumido é um tremendo chato, já era chato quando jovem e quanto mais envelhece mais chato fica, Roberto Carlos que o diga.
    Bom, problema dele e de quem é obrigado a aturá-lo (pobres coitados), mas que tal discutir política e economia neste espaço, sem ofender gratuitamente as pessoas?
    Afinal, se você mesmo se intitula um boçal, ninguém vai te levar a sério e dar a mínima importância a sua opinião, não é mesmo?

    Só para lembrar o significado da palavra boçal:

    Boçal significa rude, grosseiro, imbecil ou ignorante. Na gíria brasileira, boçal é também aquele indivíduo exibicionista, esnobe e chato, que age com arrogância normalmente por ter melhores condições financeiras ou por se sentir superior aos outros. Um boçal demonstra pouca inteligência, educação e delicadeza em suas ações.

    ResponderExcluir
  4. Ei Zeca deixe disso ! Olha o coração !! Nós somos passageiros dessa nave. Lutemos pela consciência e pela liberdade de se estabelecer a ética. Mas não seja revoltoso. Olha o coração !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu coração está ótimo graças à Deus e aos cuidados que tenho com a minha saúde. Não sou revoltoso, se fosse estaria ofendendo as pessoas e chamando todo mundo de boçal.
      Amo meu país e o meu povo não é boçal não senhor.

      Excluir
    2. Essa tua história de amo meu país é um lugar comum furado rapaz. Todo mundo ama o seu pedaço. O povo não é boçal claro, mas tu és um boçal porque defender gastar 40 bilhões pra ver jogo de bola é a maior boçalidade que existe. E deixa desse papo de teu povo cara. Não existe teu povo. Eu sou povo e não sou teu e não concordo com esse gasto e não interessa que isso não resolva o problema do Brasil pois essa desculpa de que pode gastar 40 bi pra jogar bola porque tem corrupção e etc e tal é a maior e mais besta boçalidade que eu já ouvi na vida. Tu és um boçal Zeca, ou seja lá que nome tiveres.

      Excluir
    3. Rs. Confesso que não esperava que fosse tão fácil, se você tinha alguma razão, acabou de perdê-la.
      Com argumentos tão inteligentes e colocados de forma tão gentil e educada, você renovou a certeza de que estou certo em meu posicionamento, se eu tinha alguma dúvida sobre a questão, com sua valiosa ajuda estas se dissiparam completamente.
      Parabéns pelo seu equilíbrio, clareza e discernimento.
      Agradeço muito pelo debate inteligente, cordial e instrutivo.
      Fique em paz e deixe a bola rolar...
      Ittekimasu! (行って来ます).

      Excluir
    4. Desmentir os defeitos de seu país.

      A água absorve as boas e más qualidades dos leitos que percorre; os homens partilham as da região em que nascem.
      Alguns devem mais que outros a seu país ou cidade natal, pois nasceram sob céus auspiciosos. Nenhum país, nem mesmo o mais oculto, deixa de ter um defeito peculiar, e tais fraquezas servem de defesa ou consolo às nações vizinhas.
      É vitoriosa destreza corrigir, ou ao menos ocultar, tais falhas. Agindo assim, você será reverenciado como único entre seu povo; pois o menos esperado é o mais valorizado.
      Outros defeitos têm como causa a linguagem, a condição, a ocupação e a idade. Todos esses defeitos, quando coincidem num único sujeito e não se toma nenhum cuidado.
      Para preveni-lo e corrigi-los, produzem um monstro insuportável.

      A Arte da Prudência - Baltasar Gracian.

      Excluir
    5. Não adianta cara. Quanto mais você escreve mais eu me convenço que você é um boçal. O Brasil tem um monte de defeitos, eu tenho um monte de defeitos, você tem um monte de defeitos e ser boçal é um deles, e mais boçalidade ainda é achar que os defeitos do "seu povo" tem que ser escondidos.
      Já que você gosta de jogar lixo pra debaixo do tapete talvez queira esconder a sua boçalidade lá, mas como ela é enorme, vai ficar com o rabo de fora.
      Estádio de 1 bilhão para você ver a copa é um monumento a sua boçalidade.

      Excluir
  5. Quem é o animal irracional, o cão que ladra enquanto a caravana passa, ou o viajante que se detém para lhe responder os latidos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação