Ibope: Dilma venceria em 1º turno, mas tendência de queda preocupa

Pesquisa do Ibope publicada ontem (16) reporta que a presidente Dilma Rousseff ganharia a eleição em 1º turno, mas o Planalto acende a luz amarela para a tendência de queda que as intenções de voto na presidente vêm apresentando.

No primeiro cenário pesquisado a presidente teria 37% dos votos contra 24% de todos os demais candidatos juntos, o que lhe dá uma margem segura de vitória em 1º turno:

Shot004

No segundo cenário, apesar do PSB já ter lançado a chapa em que Marina Silva é vice de Eduardo Campos, o que não alterou a intenção de votos nele, o Ibope  testa Marina na cabeça da chapa, e constata que, apesar de desempenho melhor que Campos, a intenção de votos nela encolheu a ponto de colocá-la atrás de Aécio:

Shot005

> Queda na aprovação de Dilma Rousseff continua

O dado que preocupa na pesquisa é a queda na aprovação do governo da presidente Dilma, que caiu de 43% de ótimo ou bom em dezembro de 2013 para 34% nesse abril, o que a leva de volta ao número verificado logo após o "Levante de Junho":

Shot006

> Zona de perigo

Baseados em históricos estatísticos das eleições nacionais desde que foi aprovado o instituto da reeleição, os analistas eleitorais são unânimes em supor que um governante cuja administração tem taxa igual ou inferior a 34% de ótimo ou bom, durante o processo eleitoral, tem enorme dificuldade de se reeleger. Portanto, Dilma tem praticamente três meses para sair da zona de perigo.

A pesquisa, contratada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pelas Organizações Globo, ouviu, entre 10 e 14 de abril, 2.002 pessoas em todo o Brasil. Está registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-00078/2014 e a margem de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima.

Comentários

  1. Pronatec, prouni, mais médicos, minha casa minha vida, quando isso for dito por pessoas beneficiadas durante o programa eleitoral e ouvida pela grande maioria que realmente elege e que ainda não está nem aí para eleição, o que será que dirão as pesquisas?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, a queda nas pesquisas está ligada a sangria política que o governo federal vem sofrendo( mensalão, petrobrás, vargas....) agora quando começar a campanha de fato, inclusive o governo federal já vem fazendo inserções na região com ações, o cenário tende a melhorar. outro aspecto dessa pesquisa que a queda pode ser inclui´da na margem de erro e a oposição não cresce e não absorve o que a dilma perdeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A queda não pode ser minimizada e não ocorreu dentro da margem de erro: a presidente já perdeu 6 pontos percentuais desde 12/13 e tendências são perigosas se não revertidas antes do processo eleitoral efetivamente começar. Não é possível contar com o ponto "a oposição não cresce", pois esta é uma variável que a campanha de Dilma não tem governo. O que é necessário é tirar Dilma da tendência de queda e da zona vermelha de aprovação=regular=péssimo.

      Excluir
  3. Se a situação da Dilma é grave e tende a perder a reeleição. Por que o PT Pará deverá apoiar o PMDB aqui no estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde está escrito que a situação de Dilma é grave e ela tende a perder a reeleição?
      A situação dela é preocupante. Eu estou preocupado pois voto nela e a apoio. Primeiro porque o PMDB a apoia e segundo porque eu não gosto nem do Aécio e nem do Eduardo e muito menos dos demais.

      Excluir
    2. Mas o pais precisa de ajustes, deputado. Será que Dilma os fará?

      Excluir
    3. Na atual forma de alcance político e com a massa política que temos, nem Dilma, nem Aécio e nem Eduardo, farão as reformas que o Brasil precisa: todos estão destinados a governos regulares. Como eu acho que Eduardo é um enlatado e Aécio é um Collor repaginado, fico com Dilma.
      Fique claro que a minha opinião sobre Eduardo Campos e Aécio Neves é pessoal: puro arremedo de intuição. Devo ter tido algum problema com os dois em alguma vida passada.

      Excluir
  4. Parsifal Pontes, já teve respostas melhores em relação a política, agora vem falando de coisas pessoais (não gosto deles), vidas pesada, estranho, será que não tem mais argumento para o governo dessa Mulher!!!
    Pasifal, concordo com você se não temos o que falar dos outro, melhor ficar quieto parabéns pela sua postura!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mereço os seus parabéns, pois continuo não gostando deles. Esse é o meu principal motivo para não votar neles. Voto é uma atitude pessoal e nutro total antipatia por Aécio e Eduardo.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação