As Cataratas do Iguaçu

Na divisa do Brasil com a Argentina estão as mais belas cataratas do mundo: As Cataratas do Iguaçu, cujo acesso, pelo lado brasileiro, é a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Shot002

Os argentinos se gabam que 80% das cataratas ficam do lado argentino, mas é do lado brasileiro que se tem a melhor vista do espetáculo, pois as quedas ficam de frente para o Brasil e de costas para a Argentina.

O Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as cataratas brasileiras, é Patrimônio Natural da Humanidade, tombado pela UNESCO.

As cataratas oferecem 275 quedas d'água. A mais majestosa de todas é a Garganta do Diabo, em forma de "U", que mede 150m de largura, 82m de altura e 700m de comprimento, e está em território brasileiro.

A Garganta do Diabo tem o segundo maior fluxo de água por segundo do mundo. No primeiro lugar estão as não menos majestosas Cataratas do Niágara, na divisa dos EUA com o Canadá.

Para ver belas fotografias das Cataratas do Iguaçu, clique aqui.

Comentários

  1. Niágara é na fronteira, não divisa, entre os Estados Unidos e o Canadá. Assim são os limites entre as Nações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe no direito internacional nenhuma definição que determine o uso do termo fronteira para designar divisa, e todos os dicionários de língua portuguesa definem divisa como sinônimo de limite ou fronteira. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por exemplo, usa o termo limite e o órgão que cuida da área chama-se Comissão Demarcadora de Limites, que poderia ser "de fronteiras" ou "de divisas", todos com o mesmo significado e entendimento.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação