O mistério do voo MH370

Dez países dispuseram, até agora, uma frota de 42 barcos e 35 aeronaves na maior busca por uma aeronave desaparecida na história dos grandes desastres da aviação civil no mundo: o Boeing 777 da Malaysia Airlines sumido, desde a madrugada do último sábado (8), com 239 pessoas a bordo.

777

O trágico episódio é também aquele que leva o maior espaço de tempo sem localização da aeronave ou seus destroços: 5 dias hoje.

Pela ausência de emissão de ACARS (sigla em inglês para Sistema Dirigido de Comunicação e Informação da Aeronave) - mensagens automáticas emitidas pelas aeronaves indicando problemas - o fatídico voo MH370, que se dirigia desde Kuala Lumpur até Pequim, não possibilita, antes de ser encontrada a caixa-preta, índices que ajudem a elaborar hipóteses do que ocorreu.

> Falência elétrica total antes da queda?

Ocorrências singulares na navegação do MH370 confundem ainda mais a lógica das buscas: depois de uma hora e dez minutos de ter sumido do radar civil, o B777 foi detectado por um radar militar no extremo norte do Estreito de Málaca, em inferior altitude e curso diverso daquele que deveria obrigatoriamente seguir, ou seja, o comandante mudou rota e altitude sem prévio contato com a torre de comando a qual se deveria reportar para obter a imprescindível autorização.

Shot004

Caso o comandante da aeronave, com total pane elétrica a ponto de perder o transponder e o ACARS, impossibilitado de contato com a torre, tenha decidido retornar a Kuala Lumpur, também sem aparelhos de navegação, se tenha deslocado a oeste até o norte do Estreito de Málaca, e ao ver que errou o retorno, tenha tentado voltar em busca do ponto, é possível que a queda tenha ocorrido em terra, sobre solo tailandês ou mesmo malasiano, e não no mar onde se concentram as buscas.

> Parentes de passageiros afirma que celulares chamavam

Soa bizarro que as autoridades que manejam a caçada não tenham aventado aquela possibilidade (queda em terra) antes e somente hoje (12) as buscas em terra se iniciam.

A queda em terra poderia explicar a afirmação de parentes de três passageiros que, até segunda-feira (10) ligavam para os respectivos celulares e os aparelhos davam sinal de chamada até cair.

Especialistas consultados pela imprensa deram explicações da possibilidade dessas ocorrências, mas nenhuma delas me convenceu: há seguros 60% de probabilidade de que se um celular chama é porque está ligado e em área com sinal; há 100% de certeza de que se um celular chama, ele não está no fundo do mar.

Comentários

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação