O Marco Civil da Internet

marco

Em busca de consenso, o governo federal adiou ontem (18) a votação do Marco Civil da Internet.

> Pior a emenda que o soneto

O consenso, salvo o PMDB, se fez na noite de ontem, quando o governo cedeu aos provedores que, carenados pela oposição, queriam suprimir a obrigação de manter os dados de usuários no Brasil: alegam que isso aumentaria os custos para os usuários.

O relator do projeto, Alessandro Molon (PT-RJ), apresentou uma emenda que é pior que o soneto: as empresas que armazenam dados de usuários, mesmo no exterior, devem estar submetidas à legislação brasileira, o que é impossível juridicamente, pois leis brasileiras não extrapolam o território nacional e armazenar nossos dados nos EUA, por exemplo, é entregar à NSA, de graça, o que ela poderia gastar um pouco para vir buscar.

> O princípio da neutralidade

A encrenca do PMDB, leia-se o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que arrestou a liderança do partido na Câmara Federal e fez disso, juntamente com descontentes de diversos partidos, uma trincheira cavada na lama, é com o ponto mais polêmico do projeto: o princípio da neutralidade.

Por esse princípio, as informações que trafegam na rede deverão ser tratadas horizontalmente, sem distinção por conteúdo, origem ou destino, do jeito que é hoje: você compra velocidade, que pode ser combinada com quantidade e usa como quiser.

As teles não querem assim, pois pretendem elaborar dezenas de pacotes e vender acessos com diferenças verticais. Por exemplo, uma conexão apenas para e-mail, outra apenas para ver pornografia, outra para ler jornais, outra para ouvir música e outra para usar tudo que custará os olhos da cara. Com isso elas camuflam a ineficiência de entregar o que vendem, pois poderão limitar o tráfego setorialmente.

Shot007

Como o deputado Cunha foi cooptado pelas teles, inculcou na cabeça dos seus liderados o canto de sereia delas.

> A facciosidade do Planalto

Mas é verdade que há uma facciosidade do Planalto no princípio da neutralidade: o projeto prevê o princípio, o que é correto, mas diz que as exceções a ele – logo haverá exceções – serão estabelecidas por decreto presidencial.

A oposição, portanto, tem o direito de arrepiar carreira daí, pois nesse particular o Planalto e o deputado Eduardo Cunha jogam na mesma várzea: fazem o jogo das teles. A diferença entre os dois é que Cunha quer logo fazer o gol e o Planalto que cobrar o pênalti depois.

O princípio da neutralidade tem que ser absoluto, sem prerrogativas presidências para modificá-lo.

Para ver um infográfico sobre alguns pontos do marco clique aqui.

Comentários

  1. É lamentável ler de um integrante do PMDB que o líder da $igla na Câmara do Deputados foi cooptado pelas empresas de telecomunicações. Coitado do Doutor Ulisses... Para evitar mais esse constrangimento, essa coisa rasgada de atender a interesses privados, quase sempre regados, digamos assim, a doações generosas, não seria mais fácil ao PMDB destituir o Eduardo Cunha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil assim. Ele tem apoio certo de 31 deputados. A bancada do PMDB é de 76 deputados. É perigoso propor a destituição dele e ele conseguir os 7 votos que o manteriam. Caso isso ocorresse, ele sairia fortalecido, portanto é "mais fácil" deixar como está e comer pelas beiradas. O próprio Planalto opta por essa tese.

      Excluir
  2. Coοked fish and chicκen wɦite meat are especially annd
    peߋple of the diminishment рennny dгinks available on the market right now.

    You may not know іt, but fat peоple are so discriminated agaiոst.

    Your friends and family will be extrеmеly surpгised to see
    a new you.

    Heeгe is my ԝebsite - best energy best protsin detox drinks foor weight, ,

    ResponderExcluir
  3. Os interesses vão se sobrepondo e nós que os elgemos arrancando os cabelos...uma hora temos que mudar isso...pode ser em 2014.

    ResponderExcluir
  4. Caro Deputado. O senhor é homem de verve ativa, leio com prazer suas letras, mas ler isso de vosmicê aumenta a minha tristeza. Nada que envolva poder é fácil, eu sei. O problema é que as pessoas aqui no andar de baixo estão cansadas e desiludidas com esse descaramento explícito e isso custará votos logo mais. As pessoas que detém o poder parecem que nos ignoram ou que estamos anestesiados nesse espetáculo dantesco, totalmente despido de pudores, os menores que sejam. A leitura que as pessoas têm é de que o PMDB e até a Dilma estão reféns de um cara com uma folha corrida tenebrosa, sabe-se lá por quai$ - com cifrão mesmo - motivos. Quando o PMDB quer, e a História mostra isso, as soluções aparecem. Perde-se o anel e preserva-se o dedo, talvez o dedo de apertar a tecla da urna logo mais. Tenho admiração por vosmicê, mas a pobreza da argumentação que nos passa não condiz com a habitual lucidez dos comentários da sua lavra. Triste, lamentável, carente de solidez. Uma pena.

    ResponderExcluir
  5. Deputado, o Sr. poderia atualizar este assunto em um post e explicar o que significa a aprovação deste Marco Civil da Internet ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aguardado acesso a lei que foi sancionada para ver o que mudou.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação