Nada de novo no front

A primeira pesquisa Ibope de 2014, divulgada ontem (20), não traz novidades: a presidente Dilma continua a franca favorita para vencer a eleição em 1° turno e os demais candidatos à presidência da República patinam em sofríveis patamares. Abaixo os cenários de 1° turno:

> Cenário 1

Shot027

> Cenário 2

Shot028

> Cenário 3

Shot002

No cenário 3 os pré-candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram.

Mesmo que houvesse um 2° turno, a presidente Dilma o venceria. Abaixo os cenários de 2° turno:

> Cenário 1

Shot003

> Cenário 2

Shot004

O cenário 2 do 2° turno revela que Marina Silva, quando disputa uma eleição isolada, consegue reaver a sua histórica preferência de votos obtida na primeira eleição presidencial que disputou.

> Cenário 3

Shot005

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em todo o país entre os dias 13 e 17 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-00031/2014.

Comentários

  1. É impressão minha ou a Dilma não chegou em nenhum dos cenários acima dos 50%??? Esse segundo turno promete, ainda mais com brancos/nulos acima de 20%, só esperar!!

    Raimundo Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Caro dep. O sr pode informar se há alguma pesquisa mais recente sobre eleição para governador do pará? Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhuma feita esse ano. Há boatos de uma do PSD, mas nunca a vi.

      Excluir
  3. A oposição está é desesperada com esses índices pois sabe que quando começar a propaganda eleitoral serão mostrados todos os feitos do governo, que não são poucos e que não são mostrados pela chamada grande mídia de massa de nosso País. Observe que se você se informa somente por Globo, Veja, Folha de São Paulo, tem-se a impressão que o Brasil está a beira da falência, mas é um pouco contraditório, pois estamos com o menor desemprego de todos os tempos. O povo vota em quem produz melhorias em suas vidas, ou será que o PT seria eleito e reeleito se estivesse fazendo um péssimo governo?

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo Gomes21/03/2014, 20:13

    Dep. o senhor não acha que possíveis eventos, como os levantes recentes passados, podem influir decisivamente nesse pleito?? O senhor acha que governo e oposição estão municiados para isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que eventos similares aos de junho/2013 podem influir no humor eleitoral o brasileiro. O grau de influência deverá ser diretamente proporcional à virulência dos eventos e o mais, ou único, prejudicado poderá ser o governo. Há, todavia, a possibilidade de o governo, por ter aprendido com junho, ter maior condição de maneja-los.

      Excluir
    2. Mas dep. o senhor não que se decidir uma eleição presidencial com "possíveis eventos virulentos", não seria muito ruim para nossa democracia, pois não passamos por um momento de instabilidade em nosso País?

      Excluir
    3. Uma coisa é o que queremos ou achamos, outra é o que pode, ou não, ocorrer. Os eventos não dependem da nossa querência e nem podem ser controlados por ela. Se ocorrerem é preciso inteligência para manejá-los.

      Excluir
    4. E o que você deseja, deputado, uma eleição virulenta ou uma eleição seguindo os preceitos democráticos? Acho que eu nem presiçava perguntar, né?

      Excluir
    5. Uma coisa não exclui a outra. O fato de haver manifestações violentas não tornam as eleições antidemocráticas, apenas podem influenciar na vontade do eleitor por mudar o governo que ele pode achar ser o motivo do que se protesta contra.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação