Aécio Neves, o autoritário

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à presidência da República, lançou-se em uma aventura inglória e antidemocrática: requereu ao Judiciário paulista “que sejam removidos das redes sociais e dos sites da busca da internet os links e perfis que ligam seu nome a temas como uso de entorpecentes e desvio de verbas públicas.”.

aecio

A desembargadora do TJE-SP, a quem a ação foi distribuída, negou a liminar pedida por Aécio, que visava censurar o Google, Yahoo e o Bing, os motores de buscas mais usados pelos brasileiros.

O pedido é inconstitucional, pois constitui censura prévia aos buscadores, restando ao senador Neves contratar um farejador para localizar quem o difama e processa-lo nos termos da lei. Almejar colocar mordaça na rede é totalitarismo em estado bruto, do tipo praticado em Pequim, Havana, Teerã, Coreia do Norte e todos as demais ditaduras do Globo.

A atitude revela, ainda, uma ingenuidade tecnológica: não é possível represar retorno de buscas especificamente difamatórias, pois os algoritmos ainda são demais rústicos para entender o pragmatismo linguístico.

Para não entregar os resultados, uma rotina de verificação deveria conter as referências indesejadas mais o nome de Aécio Neves nas ocorrências vetadas, o que também vetaria as mesmas combinações com referências abonadoras.

Se há uma referência de que Aécio usa drogas, a rotina de verificação vetaria a entrega da busca; se há uma referência de que Aécio fez um pronunciamento no qual se declarou contrário ao uso de drogas, a rotina, da mesma forma, vetaria a entrega da busca.

Será que ele estava em transe quando encomendou a ação ou ele é autoritário mesmo são?

Comentários

  1. Pois é! democracia, transparência e financiamento de campanha com R$ de jogos ilegais e obras públicas, são bons na casa dos outros; na minha, é melhor ter uma cortina bem grossa.

    Não sabia que tucano fazia parte dos animais do jogo do bicho! Vale a teoria do domínio dos fatos?

    ResponderExcluir
  2. Aécio e praia será que ele deixa?

    ResponderExcluir
  3. Claro que não, a praia dele é outra.

    ResponderExcluir
  4. guilherme de marabá16/03/2014, 08:26

    em transe é , tava era lombrado mermo

    ResponderExcluir
  5. Ridícula a sua sugestão de que ele estaria 'em transe'. Assim, o sr. joga água no moinho dos difamadores.
    Aliás, sempre achei que o Direito deve ser usado em prol da Justiça e não pra proteger caluniadores e difamadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E onde está escrito ou posto que o Direito protege caluniadores e difamadores? Não. O Direito protege a Justiça. Se o senador quiser processar quem o calunia ou o difama deve usar o direito para faze-lo. O Direito só não pode, e nem deve, ser usado por ele para censurar quem quer que seja de dizer o que quiser, pois não há previsão legal para cerceamento da liberdade de expressão.
      Você dizer que acha ridículo o uso da palavra "transe" é apenas um desabafo seu, mas o senador Neves, se entender que eu quis difama-lo com isso, pode me processar: é um direito dele.

      Excluir
    2. É a velha história: "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". Não foi o precandidato do PMDB que tentou calar na Justiça há poucos dias em Belém um radialista que falava mal dele?

      Excluir
    3. Quando você me ver tentando censurar previamente alguém na Justiça, volte aqui e repita a sua "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". Por enquanto, a sua frase não tem cabimento algum aqui.

      Excluir
    4. Não. É só para lembrar como age o PMDB. Igualzinho o PSDB do Aécio.

      Excluir
  6. Sua principal adjetivo é ser neto do Tancredo Neves, age como neto mimado, se falarem de mim vou contar pra minha mãe, ou meu avô.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação