31 anos essa noite!

Shot002

Tenho um problema bipolar com datas: se me disserem o nome de uma das grandes batalhas da história, é provável que eu lembre a data da liça, mas não sei o dia do aniversário de ninguém. O meu, até que o primeiro dê parabéns, eu também não lembro.

A Dona Ann, sabendo disso, avisou-me ontem: “amanhã fazemos 31 anos de casados”. Eu respondi com uma interjeição interrogativa: “Já?!”

Casamos em tenra idade. Ela com 17 anos, eu com 25. Não por agouro, alguns podem ter pensado que duas crianças não levariam um casamento a termo. Nós sequer pensávamos nisso. No nosso pensamento não cabiam o ontem e o amanhã, pois nós tínhamos a intensidade do hoje para viver.

E é o hoje que continua intenso: hoje nós temos três filhas que só nos dão alegrias. Todas independentes financeiramente: a primeira é uma médica de sucesso em São Paulo, a do meio é procuradora da República em Brasília e a caçula é procuradora do Estado do Pará.

Deus é imensamente bondoso conosco. Vencemos todas as vicissitudes e se alguma chuva grossa atravessamos, posso afirmar, parafraseando Gilberto Gil, “que as meninas são todas sãs e os pecados são todos meus. Deus sabe a minha confissão”.

Hoje Ann tem 48 anos (desculpe aí eu contar a tua idade, amor) e eu sou um velho rabugento de 55 e daqui a mais uns dez só Ann aguentará tanta rabugice, porque já somos indivisíveis. Quando um amigo pergunta o que eu faria se Ann resolvesse ir embora, eu respondo incontinenti: “vou junto!”

Ambos chegamos à idade da razão com a mesma emoção de quando descobrimos que nos amávamos, naquela base do “amor acontece na vida”. E nesses 31 anos jamais ocorreu 1 milésimo de segundo de conveniências frígidas, pois a chama que nos incandesceu continua a arder com a mesma intensidade.

Sempre digo as crianças (as nossas três filhas) que um dos segredos da vida a dois é valorizar os bons momentos proporcionados, pois são eles que devem ser o adubo com o qual cultivamos o amor sempre que apresenta sinais de murchar com as fissuras que o desgaste natural das estruturas da vida nos impõe.

Pela primeira vez falo da minha vida pessoal aqui, mas a ocasião me intuiu a alertar os leitores que algumas vezes temos o cuidado de lavar o carro, pintar a casa, comprar um sapato novo, cortar o cabelo, as unhas, e tudo o mais que o cotidiano nos impõe, mas descuidamos de lustrar a coisa mais frágil e sensível que, se regada a contento, é o que torna uma união monolítica, capaz de abrir mares e mover montanhas: o amor.

Agora espero os netos, para continuar a linhagem dos porcos-d´água que se misturaram com os primos que vieram de além mar. Espero ter a felicidade de completar 60 anos de casado, mas na hora que Deus quiser, pela morte, nos separar, fique Ele seguro de que é só por algum tempo: nos encontraremos de novo.

E agora, pra Dona Ann:

Comentários

  1. Parabéns deputado. Minha homenagem à vocês dois: http://www.youtube.com/watch?v=dICVJaCrEKI

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. Parsifal... belas palavras! Parabéns pela data! Acompanho seu blog quase que diariamente já há alguns anos, mas confesso que esta é a primeira vez que comento... parabéns ao casal!

    De seu antigo vizinho de baixo (o filho, da garagem!)...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Dia 19 de junho faço 4 anos de casado. Espero conseguir fazer sua marca. Parabéns ao casal!

    Ricardo Pinto

    ResponderExcluir
  4. Somente o AMOR constrói para a Eternidade !! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  5. Somente o AMOR constrói para a Eternidade !! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns...inspiração para os que desejam juntos trilha por longos caminhos...alimento para os que vivem os desatinos do amor...

    ResponderExcluir
  7. Ismael Moraes19/03/2014, 17:20

    Que esse amor se prolongue por mais tantos quantos vcs se amem. E que vcs tenham saúde para vivê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Ah se Deus tivesse me dado um marido como esse...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns. Tenho certeza que você é melhor esposo que político e tenho também certeza que todos os seus pecados estão na política e não no casamento. Mas é por isso que voto em você.

    ResponderExcluir
  10. Deputado, apesar e, ainda bem, que temos visões diferente, admiro os seus posicionamentos, és um cara inteligente, e só os inteligentes conseguem amar e reconhecer nesse lindo sentimento o sentido da vida.

    Parabens, felicidades sempre.

    ResponderExcluir
  11. "Tia" Ann é merecedora de todas as palavras de amor. Doce, linda, generosa, mãe incrivelmente bem sucedida, amiga dedicada - quero ser ela quando crescer.

    ResponderExcluir
  12. "Tia" Ann é merecedora de todas as palavras de amor. Doce, linda, generosa, mãe incrivelmente bem sucedida, amiga dedicada - quero ser ela quando crescer.

    ResponderExcluir
  13. "Tia" Ann é merecedora de todas as palavras de amor. Doce, linda, generosa, mãe incrivelmente bem sucedida, amiga dedicada - quero ser ela quando crescer.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, leio sempre o seu blog pra saber alguma notícia importante sobre Marabá,derrocagem do pedral, Alpa, enfim,sempre atrás de uma boa notícia, e hoje deparei com esta declaração de amor a Dona Ann ,que Deus abençoe vcs!!!!

    ResponderExcluir
  15. Francisco Marcio19/03/2014, 20:21

    Sem mais delongas, o casal merece todos os votos de felicitações. Filio-me aos que expressam os votos de felicidade.
    Que o Senhor dos senhores continue a abençoar essa família. Suas três "meninas" falam, por si só, o exemplo de casal. Infelizmente nem isso faz eu lhe entregar meu sufrágio.
    Mas recebe Meus Sinceros, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns meu amigo, todas as suas lutas, vitorias, conquistas não foram e nunca serão em vão.
    Quem dera que na politica tivéssemos mais homens como o senhor, que sabe e pratica o amor a sua família e ao próximo.
    Espero lhe ver daqui a muitos e muitos anos nesse blog que nos informa, nos diverte as vezes e nos ensina a sermos pessoas melhores a cada dia, na comunidade e na nosso família.
    Tenho orgulho de poder falar que sou seu amigo e companheiro.
    Muitas felicidades a você, a Dona Ann e suas filhas.

    Lucibaldo Franco

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, Dep, que venha bodas tanto de metáis como pedras preciosas.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, a fórmula do sucesso está na cumplicidade , as bênçãos as filhas recebem e a felicidades a família compartilha, que tudo continue como DEUS quer unidos e felizes.

    JPC

    ResponderExcluir
  19. Meu caro e sempre surpreendente Parsifal , " Atrás de um grande homem sempre existe uma grande mulher"!

    They say behind every great man there is a woman. While I am not a great man, there are several great women behind me, my daughters and my mother '"not yet hit the jackpot as though you have tried 16 times!

    That their good fortune continues companion!

    (((MCB)))

    ResponderExcluir
  20. Meus parabéns com muito carinho ao casal... que irão festejar muito...muito mais!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns, Deputado!!!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns por data tão especial - todo ano de casado é pra ser comemorado.
    Ainda com 11 anos de matrimônio e 2 filhos, espero chegar à marcas tão expressivas, empregando "década" no plural...

    ResponderExcluir
  23. Lígia Pontes19/03/2014, 23:27

    Lindo, meu pai amado!!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns meu caro amigo.
    Vocês representam um casal exemplar, modelo para os jovens e lição pára os menos jovens.
    Aprendi contigo, quando questionávamos sobre relações de grupos de interesses, dizias: "Isso deve ser como casamento, há de se conduzir para preservar a relação"
    Me foi muito útil na vida pessoal.
    Parabéns ao casal, parabéns a família.

    ResponderExcluir
  25. Agradeço a todos os votos de felicidade.
    Francisco Marcio, os votos de felicidade me bastam.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo casamento e pelo sucesso das filhas.

    ResponderExcluir
  27. Ronaldo Gomes20/03/2014, 08:32

    Graças a Deus essa linda história de amor é paraense. Parabéns a sua família e que seja inspiração para muitos!!!

    ResponderExcluir
  28. Ricardo o algoz20/03/2014, 16:27

    Que neste dia, a felicidade o abrace por mim! Para não perder o costume, não sabia que eras pedófilo, 17 anos sua esposa e você 25!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação