Réquiem a Shirley Temple

Os anos 30 foram duros para os EUA: a falência da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, devorou as finanças e a autoestima estadunidense, iniciando o período conhecido como a Grande Depressão.

Shot002

A derrocada rompeu as fronteiras dos EUA, espargindo-se como o mais longo período de recessão econômica do século XX, só rompido por outro trágico furacão: a Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1939.

Na terça-feira passada (11) os jornais do mundo noticiaram a morte de uma senhora de 85 anos: de causas naturais, morrera, na tranquilidade do seu lar, a atriz Shirley Temple.

Nascida em 1928, um ano antes do apocalipse financeiro de 29, Temple começou a alegrar os norte-americanos ao 3 anos, dançando.

Em 1935, quando mais da metade dos EUA passava fome, ela alcançou a glória, arrastando multidões para o cinema com o filme “A Mascote do Regimento”.

temple

A partir dali a “menina prodígio” trouxe às telas o que a América deixara de perseguir. Ao ver aquele rostinho angelical a esbanjar felicidade e perspicácia, o norte-americano revigorou-se na busca do que os pais da nação escreveram na Carta de Direitos, ser um direito do cidadão: a busca da felicidade.

A indústria cinematográfica, com Temple, fazia com que uma América, rota com as dificuldades, saísse das salas com o desejo de superação. Foram mais de 10 filmes nos 8 mais severos anos da depressão.  

O próprio presidente Roosevelt, que a partir de 1933 comandou os EUA para fora da crise, citava as personagens de Temple em seus pronunciamentos.

shir16

Temple foi a prova eventual de que o cinema se presta às mais diversas finalidades: é anteparo e potencializador de tensões sociais, é pura crítica de costumes, é humor transversal (até nas tragédias), é crônica, é prosa e é poesia. É elemento catalisador de superações sociais.

Com filmes que hoje são vistos como meras “sessões da tarde”, Shirley Temple esbanjou esperanças sobre uma América frustrada, em uma época em que o cinema era uma das únicas diversões acessíveis ao trabalhadores que labutavam para colocar ração na mesa.

doll

Quando os EUA reencontraram o passo, Temple não conseguiu sobreviver, pois o seu fado foi exatamente o acerto do passo. Participou de vários filmes como jovem e já madura, misturada, no entanto, à profusão de artistas profissionais que a indústria cinematográfica propiciou em tempos de bonança.

Não que os EUA não lhe tenham reconhecido a importância: a sua contribuição gravou-lhe as mãos na Calçada da Fama e o respeito e influência política que a nação lhe depositava a fez ser nomeada embaixatriz da ONU.

Mas sinto que a grande homenagem à esse verdadeiro álter ego do povo estadunidense em um dos dois momentos mais graves da sua história (a Guerra de Secessão foi o outro), fica faltando um enorme pedaço: à senhora Temple os EUA devem muito mais do que notas de falecimento em jornais.

shirl

Comentários

  1. Fantastico seu post sobre Shirley Temple. Deveria ser enviado para o New York Times. Juntar este aos demais já publicados no blog em livro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação