14/02/2014

EUA inauguram o maior parque de energia solar do mundo

Até o dia 12.02, a usina solar Shams 1, em Abu Dhabi, com 258 mil espelhos, era a maior do mundo.

Shot008

A partir de ontem (13) a Shams 1 passou a ser a segunda, pois a primeira agora é a Ivanpah Solar Electric Generating System, na Califórnia (EUA), que reúne 300 mil espelhos.

Shot005

Cada espelho da Ivanpah é controlado por um algoritmo que calcula o melhor ângulo para receber luz solar de acordo com a posição do Sol.

Os 300 mil espelhos direcionam calor a três caldeiras empinadas a 140 metros de altura que, através do princípio das máquinas a vapor, movimentam as turbinas que geram energia elétrica, considerada 90% limpa.

Shot010

O complexo, que custou US$ 2,2 bilhões, pertence a um pool de 3 empresas. Duas delas são veteranas no negócio: a NRG Energy e a BrightSource Energy. A terceira é novata no ramo, mas uma velha conhecida nossa: a Google, na sua primeira grande entrada na geração de energia sustentável.

> Produção

A Ivanpah terá produção média de 392 MW, o que alimenta uma cidade de 200 mil habitantes e evita o lançamento de 400 mil toneladas métricas de CO2 por ano, o que equivaleria a retirar 80 mil carros de circulação: uma espetacular pegada na corrida eco sustentável de geração de energia.

> Custos comparativos

Embora o custo da implantação de energia solar seja o dobro da eólica e o triplo da hidroelétrica, o desenvolvimento da tecnologia é exponencial - há 20 anos implantar usinas solares era inviável economicamente – e o impacto ambiental é 90% menor.

O Brasil, com enorme potencial para geração solar e eólica, pautado por grandes empreiteiras cuja expertise é hidroelétrica, não investe nas tecnologias referidas, ou seja, caminhamos para o futuro, mas de costas para ele.

Para ver algumas fotos da usina clique aqui.

Um comentário:

  1. Pois é deputado, isso que é progresso, mais o governo petista fecha os olhos aos EUA, e costroi o porto em Cuba, e saquaneia o Pará, não autorizando o que prometeram em campanha, como: a ALPA, asfaltamento da tranzamazonica,derrocaje do pedral, e nesse pais ainida se fala em politica ambiental, com o governo federal autorizando o foncionamento de termo eletrica a diesel, a carvão acho que até a lenha, com medo dos apagões que ja são costantantes.

    ResponderExcluir

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.