Pecados capitais e inocência original

Concepcion Picciotto está no Guinness Book como a pessoa que faz o mais longo protesto do mundo: desde 1981 ela acampada na altura do 1600 da Avenida Pensilvânia, na frente de onde mora o homem mais poderoso do mundo, o presidente dos EUA.

Shot001

A barraca de Connie virou ponto turístico em Washington. Ela protesta contra a corrida armamentista e diz que sai de lá quando não mais houver armas nucleares ou para o cemitério: ela sairá para o cemitério.

Shot002

> Em Brasília

Alunos da Universidade Gama Filho, descredenciada pelo MEC, para chamar a atenção das autoridades, acamparam no gramado do Congresso Nacional: querem a federalização da Universidade e estavam dispostos a permanecer até serem atendidos pela presidente ou quem as vezes lhe fizesse.

Os presidente do Senado e da Câmara Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Henrique Alves (PMDB-RN), mandaram a Policia Legislativa intimar-lhes a desmontar campana, pois é proibido acampar ali.

Os estudantes se recusaram a sair e a Polícia Legislativa espargiu spray de pimenta nos olhos dos recalcitrantes, colocou as barracas a pique e levou todo mundo preso.

Shot003

Diminuiria a autoridade dos presidentes do Senado e Câmara Federal se, ao invés de mandarem a polícia, ambos caminhassem ao encontro dos estudantes, ouvissem-lhes as angústias e se propusessem a ajudar na solução?

> No Vaticano

Quando um maltrapilho Francisco de Assis entrou no palácio papal e aproximou-se de Lotário de Segni, o papa Inocêncio III, para beijar-lhe os pés, alguns cardeais acorreram a impedir que aquele imundo se aproximasse do papa. Inocêncio III desautorizou e, estendendo a mão ao jovem Francisco, repreendeu os cardeais:

- Deixem-no! Estamos tão preocupados com os pecados capitais que deixamos de perceber onde está a inocência original.

Inocêncio III veio a autorizar a Ordem Franciscana e o jovem maltrapilho é conhecido hoje como São Francisco de Assis.

Shot004

Parafraseando Lotário de Segni, a política e os políticos estão tão cegos com os pecados capitais que sequer percebem onde acampa a inocência original.

Comentários

  1. Respostas
    1. No entanto, a cena mais emblemática do filme Irmão Sol Irmã Lua, que foca esse contato de Francisco com o Papa, mostra com incrível sutiliza, o comentário de um cardeal, com enormes anéis de diamantes nos dedos que, vendo a cena diz, mais ou menos assim "não se espante com a iniciativa do Papa. Esse aí (apontando Francisco), trouxe para a Igreja os pobres. Era o que estava faltando..". Pois os nobres e purpurados, todos já estavam lá, na corte infame de Inocêncio III, membro da Casa Conti, alta nobreza italiana de onde, inclusive, vieram outros papas, com seus trajes riquíssimos, a fio de ouro, seda chinesa, botões de marfim..

      Excluir
    2. Olá Garcia,

      Franco Zeffirelli, na verdade, emprestou a cena que você narra, do cineasta húngaro Michael Curtiz, que originalmente trouxe ao cinema a frase a partir do livro "The Joyful Beggar" ("O mendigo alegre" - não sei se há tradução para o português), do escritor húngaro Louis de Wohl.

      Excluir
  2. Postagem S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L. Muito pertinente sobre o governo democrático que temos, principalmente quando se trata de Educação e no nosso país falta de tudo: engenheiro, professores, assistentes sociais, médicos, odontólogos e, ética, respeito e cidadania. A sua postagem foi GENIAL. Arnilson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação