O Brasil com refluxo

Os jovens paulistas e cariocas inventaram o “rolezinho”, que consiste em marcar encontros massivos, preferencialmente nos grandes centros de compras (eles precisam ser vistos), e lá darem os seus recados que têm como núcleo invadir a praia para fazer tipitinga.

Os shopping centers impetraram medidas cautelares na Justiça para impedir a avalanche de jovens nos recintos. A Justiça concedeu as ordens de interdição e a Polícia, despreparada para lidar com a criançada, parte para cima disposta a cumprir a ordem judicial nem que seja montada na onça: jovem, agora, para entrar em shopping tem que ter pinta de “gente bem”.

rolezinho

> Memória curta

Os governos paulista e carioca já se esqueceram que foi a repressão a ignição e o combustível do “Levante de Junho”?

> Não é caso de polícia

Esses jovens estão querendo o que com o “rolezinho”? Alguém sem um coturno e à paisana poderia chegar até eles para conversar? Por que o Brasil vira as costas para uma nação que pinta o sete para se fazer notar e, efetivamente, participar das decisões?

Nenhuma cabeça medianamente inteligente desconfiou que o “rolezinho” é uma forma desesperada de expressão de uma juventude que não tem maiores opções? Ou vamos continuar tratando as questões sociais como questões judiciais cujas soluções são entregues pela Polícia?

> Vai se espalhar

Se a República não sentar os glúteos e atinar que a abordagem para esse movimento não pode ser, a priori, a repressão, ele vai tomar força: já há 20 “rolezinhos” marcados para ocorrer até o mês de fevereiro, apenas em São Paulo, e a tendência é isso se replicar para outros estados.

Se a coisa só for na base do vai ou racha, que venham então os rolezinhos: é o Brasil sofrendo de refluxo, ora essa.

Comentários

  1. Discordo, doutor! Acho que esse rolezinho é só pra fazer arruaça! Não tem pq os estabelecimentos privados pagarem pelo fato do governo ignorar essas pessoas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis a questão: estamos em uma relativa zona de conforto e achamos que é arruaça tudo que nos ameaça a bonança. É possível reprimir 1, 10, 100 e até mil. Mas quando isso chega na casa dos milhões é que fica claro o equívoco da abordagem inicial.
      Os estabelecimentos privados estão no Brasil e a nossa Constituição proíbe qualquer tipo de discriminação. Qualquer tribunal derruba uma liminar desse tipo, que permite, a priori, um policial ou segurança de um shopping, decidir quem vai entrar lá para comprar ou para dar um rolezinho, que na gíria da meninada e dar uma volta.
      O problema não é só do governo. O governo somos nós. É isso que essa criançada está tentando nos dizer na nossa zona de conforto, e não podemos queimar todo o trigo que plantamos por que há algumas espigas de joio no meio da plantação.

      Excluir
    2. Entendi o que o Senhor, disse, Deputado! Mas acho que no momento, a unica medida possível para os estabelecimentos é essa! Tentar impedir através dessas liminares e acho que o judiciário acertou em concedê-las! Afinal, não tem como saber o que uma multidão de 6 mil pessoas faria! Você conhece mentalidade de multidão! É como a arvore dos frutos envenenados! Basta um fazer uma "cagada" que a zorra vai ser total! Vc mesmo é proprietário de lojas em shoppings! Imagina que 3 mil pessoas queiram entrar ao mesmo tempo numa delas!?

      Excluir
    3. Seguro existe para isso: singularidades. O problema é que eles não chegam marchando em pelotões e uniformizados para a segurança saber quem é quem. A liminar concedida não resiste a um recurso no tribunal, pois é ilegal. A inteligência dos shopping, em ocasiões dessas, deve funcionar muito melhor que os cassetetes, pois qualquer jovem barrado pode acionar o estabelecimento e ganha uma ação por danos morais com certeza.

      Excluir
  2. Para ouvir e refletir. Não estamos sabendo o que fazer. Nós!

    ResponderExcluir
  3. Noticia divulgada na revista VEJA: JATENE RENUNCIA EM MARÇO
    Sera q eh verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem mesmo ele sabe ainda o que fará.

      Excluir
    2. Jatene tem plena consciência de que não ganha de Helder! Pra ganhar, teria que torrar uma fortuna e mesmo assim não teria garantias de vitória! Pra que torrar tanta grana? Melhor ficar com ela e sumir do mapa!

      Excluir
  4. As lojas dos shoppings pagam condomínio como quem mora em edifício. Se eles são espaços públicos não há necessidade dos proprietários bancarem uma série de regras para o funcionamento dos mesmos. Que ninguém sabe como agir, eu também concordo, mas, se o estado não oferece segurança para todos que pagamos impostos etc. etc. e tal, esses estabelecimentos me pareciam mais seguros. Sou contra a discriminação mas, sou favorável a minha, a sua e a nossa segurança. Quem ganha com isso são as vendas online que não empregam praticamente ninguém. Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que você, para a minha, para a sua, e para a desdita dos que estão na zona de conforto, é que não é "simples assim". Isso é igual gelatina: se não souber carregar cai da mão.
      Se fosse "simples assim", bastaria fazer como o quadro que ilustra a postagem: só entra no shopping com cadastro e carteirinha. Os centros de compras virariam club, mas não é possível fazer isso e se for que façam: eu e você, creio, temos condições de ser aceitos como sócios.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação