Morrem o deputado estadual Gabriel Guerreiro e o consultor geral do Estado Ophir Cavalcante

"Por cima uma laje
Embaixo a escuridão
É fogo, irmão! É fogo, irmão!"
 
Trecho de "Testamento", samba de Vinicius de Moraes

Se bruxas há, elas estavam soltas nesta quinta-feira (2). Duas importantes personagens da política paraense faleceram pela manhã: o deputado estadual Gabriel Guerreiro (PV) e o ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, que exercia o cargo de consultor geral do Estado do Pará.

Shot002

Gabriel Guerreiro recebeu a indesejada das gentes, de súbito, aos 73 anos, no Rio de Janeiro, onde estava com a esposa, em repouso de final de ano. Sentiu-se mal por volta das 11h e foi levado para o hospital, onde já chegou sem vida: sofreu um infarto fulminante.

Shot003

Ophir Cavalcante anda teve algum tempo para combater a ceifadora: estava hospitalizado, em São Paulo, desde 12.2013, mas nessa manhã (2), capitulou finado, aos 76 anos.

> Gabriel Guerreiro

Quando Guerreiro teve o seu mandato cassado, em novembro de 2013, alquebrou visivelmente. Já me confidenciara que, no seu sétimo mandato parlamentar – era o deputado com mais mandatos na Casa - não concorreria às eleições de 2014.

Quando eu soube do resultado daquele julgamento, fiz-me à ele, hipotecando-lhe solidariedade. Apertei-lhe a mão com força. Seus olhos marejaram e a voz embargou: “não quero sair da vida pública como um condenado”.

Dei-lhe três fortes pancadas no peito (homens disfarçam carinho em outros homens com brutalidades) e assegurei-lhe que ele não sairia da vida pública como um condenado: eu conhecia o processo e tinha a mais absoluta certeza de que o TSE reformaria a decisão do TRE-PA.

No dia 18.12.13, encontrei Gabriel Guerreiro na entrada do Plenário. Ele me olhou e disse que me procurava para comunicar que o TSE lhe concedera liminar mantendo-lhe o mandato.

Naquele momento os olhos do deputado, novamente, marejaram, mas o motivo era o júbilo. Crispei uma mão em cada ombro dele e o sacudi resoluto: “eu lhe falei, meu caro! Isso é o seu presente de Natal!

Gabriel agradeceu-me o apoio. Apertamos as mãos e eu lhe presumi: “se não nos vermos mais, Feliz Natal e um ótimo Ano Novo pra você e a sua família”. De fato, não nos vimos mais depois daquele momento.

O geólogo Gabriel Guerreiro era um dos mais preparados deputados da Alepa. Tinha um discurso articuladamente consequente e conhecia, com profundidade, as causas que lhe justificavam o mandato.

Que a terra seja leve aos dois. Minhas condolências aos familiares.

Comentários

  1. Gostava de se intitular como "Caboclo do Marajó". Vá em Paz. Meus sentimentos à Família.

    ResponderExcluir
  2. Grandes perdas para o Pará. Dr. Ophir contribuiu muito para o estado e para a advocacia brasileira. Com Dep. Guerreiro tive a honra de conviver por 10 anos na Alepa onde aprendi a respeita-lo pela intransigencia na defesa de seus ideais. Condolencias as familias. Cezar Colares

    ResponderExcluir
  3. É, meus amigos Cezar e Virgílio. A vida é assim mesmo: o óbvio prelúdio da morte.

    ResponderExcluir
  4. Oriximiná de luto. Espero que o corpo seja trazido para cá, para o nosso último adeus ao deputado Guerreiro.

    ResponderExcluir
  5. Grande deputado.

    ResponderExcluir
  6. 2 grandes homens se foram.

    ResponderExcluir
  7. Gabriel Guerreiro era ferrenho adversário do depurado Ferrari que sempre quis a prefeitura de Oriximiná. Agora talvez ele consiga o seu intento, pois quem lhe impedia disso era Gabriel Guerreiro. Será um desastre a volta dos Calderaro à prefeitura de Oriximiná.

    ResponderExcluir
  8. Ophir Cavalvante era um grande advogado. Presidiu a OAB-PA e a OAB nacional e ocupava a consultoria geral do Estado pela segunda vez.

    ResponderExcluir
  9. so porque morreu vão virar santo esse ophir e o filho dle foi quem criou o maior escanda lo na oab pará

    ResponderExcluir
  10. E na calada que seria amanhã. Toma posse na Presidência da ALEPA o madeireiro de Paragominas e futuro cassado deputado, Sidney Rosas, será??????

    ResponderExcluir
  11. Ei anônimo de 22h:15. Tu vais morrer assim mesmo!!!

    ResponderExcluir
  12. Por falar em Pará olhem só isto aqui.
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1392631-governo-quer-leiloar-neste-ano-a-1-usina-plataforma-no-para.shtml

    ResponderExcluir
  13. Torço para que a alma desses dois LADRAVAZES QUEIME no inferno!!!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo de 08:42. Tu também vais queimar no inferno!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fla pai de santo me diz os numeros da mega sena.

      Excluir
  15. Mesmo tendo falecido distante de sua terra natal os amigos do Deputado Gabriel Guerreiro. De férias no Rio de Janeiro a Deputada Ana Cunha, o advogado Nelson Diniz e a ex governadora Ana Júlia foram incansáveis no apoio à esposa do parlamentar e nas providências para o translado do corpo à Belém. A família e os amigos de Oriximiná lhes seram eternamente gratos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação