Quem assumiria a vaga de Gabriel Guerreiro?

Shot001

O TRE-PA comunicou ontem (13) à Alepa que o deputado estadual Gabriel Guerreiro (PV) teve o mandato cassado, em virtude de condenação por conduta vedada na eleição de 2010, em ação movida pelo Ministério Público Federal.

A Alepa deve, na próxima semana, declarar a vacância da cadeira do e convocar o 1° suplente para nela tomar assento.

Mas é aí que o rabo torce a porca, pois os três suplentes, em tese aptos a assumir, saíram do PV para outros partidos: o 1° suplente, José Francisco, foi para o PMN, o 2° suplente, Deley Santos, migrou para o PPS e hoje exerce um mandato de vereador na Câmara Municipal de Tucuruí e o 3° suplente, o vereador de Belém Orlando Reis, mudou-se para o PSD.

A rigor, como já está pacificado pelo Supremo Tribunal Federal que o mandato pertence ao partido, o Partido Verde deverá exigir judicialmente que a Alepa dê posse ao 4° suplente, o vereador  Mário Penteado, de Canaã dos Carajás.

Todavia, da condenação do deputado Gabriel Guerreiro cabe recurso ao TSE e o deputado já declarou que recorrerá, pedindo que seja, liminarmente, mantido no mandato até o trânsito em julgado do processo.

Caso o TSE lhe conceda o pedido, Gabriel permanecerá sentado na cadeira que o povo lhe entregou até ulterior deliberação, o que não deverá ocorrer por todo o primeiro semestre de 2014.

Comentários

  1. Olá deputado só queria saber se um membro eleito sai do partido, esta vacância tem um prazo para o partido requerer este cargo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 30 dias. Mas no caso de suplentes não há decisão alguma, pois suplente não tem mandato.

      Excluir
    2. Parsifal, o prazo é de 30 dias para o partido reuqerer a suplência a partir da desfiliação do candidato do partido.

      Pacífico o entendimento e resolução bem clara do TSE.

      Excluir
  2. Esse Zé Francisco é pé frio,agora quero ver aqueles cara que andam do lado dele gritarem que ele vai assumir a qualquer custo, abre a boca pra dizer que é escroto, que o Governador ia se dar mal na mão dele, pq ele é o maior sindicalista do PARÁ, pois bem vai ter que ralar e muito, mentir melhor, pra vê se chega lá, mais acho difícil é um despreparado.

    ResponderExcluir
  3. Deputado,
    Quero ver como a LOUCA da sobrinha (Berna Reale) do GUERREIRO ficará no IML, já que faz tudo errado como viajar e deixar de trabalhar confiando no tio.

    ResponderExcluir
  4. ali barbalho vai já escalr a sua troupe pra emplacar alguem do pmdb

    ResponderExcluir
  5. Quem é o suplente da coligação?
    neste caso que assume é a coligação ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é a coligação. Mas o PV não coligou para deputado estadual, por isso os três suplentes eram do PV e todos saíram.

      Excluir
  6. Deus livre o Para deste Ze Francisco.Pense num **** em

    ResponderExcluir
  7. Quantos vai otos teve o suplente que vai assumir?

    ResponderExcluir
  8. Zé Francisco tem competência para assumir esse cargo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação