Mandela: um homem pelo qual vale a pena chorar

Shot021

A África do Sul anunciou ontem (5) a morte do seu maior líder: Nelson Rolihlahla Mandela, o popular Madiba, aos 95 anos.

Mandela, ao lado de Gandhi e Luther King, foi um dos maiores humanistas da Idade Moderna e o mais importante líder da África negra: dedicou a vida à luta contra o apartheid que, em plena metade do século XX, segregava negros, mestiços e asiáticos, a condições similares à escravidão.

> A resistência ao regime

Ainda jovem, Mandela fez-se à Joanesburgo, onde cursaria direito. Em 1949, com a aprovação da lei que institui o apartheid, já advogado, viu-se liderando a resistência.

Shot005

As ações da polícia de Pretória, para dissipar protestos, eram massacres. O maior deles foi o episódio que ficou conhecido como o “Massacre de Sharpeville, quando 160 negros foram mortos.

> Luta armada e prisão perpétua

cor

Sharpeville foi um ponto de inflexão: a partir dali Mandela começou a liderar uma luta armada contra o regime, transformando-se em um guerrilheiro urbano e passando a ser o “terrorista” mais procurado do país.

Preso, em 11 de junho de 1964, foi condenado a prisão perpétua e recolhido à prisão de segurança máxima de Ilha Robben: confinado a uma cela de 4m², só saia dela para quebrar pedras, juntamente com os demais condenados.

> Tentativas de cooptação

Entrementes, a oposição mundial ao apartheid isolava a África do Sul e a resistência interna aproximava o país da guerra civil.

Em 1984, entendendo que o encarceramento de Mandela só aumentava a sua moral junto ao povo, o regime ofereceu-lhe a liberdade em troca do exílio. Mandela não aceitou o indulto: respondeu que encarcerado prestava um serviço a pátria e exilado não passaria de um desertor da luta.

Em 1985, o presidente Pieter Botha, novamente ofereceu o indulto, desde que Mandela se pronunciasse, apelando ao negros para que cessassem a violência. Mandela respondeu duramente: "Quem deve renunciar à violência é Pieter Botha. A violência é o apartheid".

> A liberdade depois de 27 anos preso

Em 1990, já sob o a presidência de Frederik de Klerk, Mandela recebeu liberdade incondicional. Na saída da prisão, a multidão que o aguardava entrou em transe quando ele ergueu o braço direito com o punho fechado: o sinal característico da resistência. Mandela, ao deixar a prisão, tinha 70 anos de vida e 27 de cárcere.

Shot003

> A presidência

Em 1992, os sul-africanos aprovaram uma Assembleia Nacional Constituinte: ali iniciava-se o fim do apartheid e era plantada a eleição do primeiro presidente negro do país. Nelson Mandela chegou ao poder declarando que a sua missão era conciliar todos os sul-africanos.

Shot019

A atitude conciliatória foi motivo de constantes crises com os líderes negros, que queriam retaliações aos brancos: Mandela retrucava que tal atitude geraria um apartheid ao contrário.

Em 1993 dividiu o Prêmio Nobel da Paz com o ex-presidente sul-africano, que o libertou, Frederik de Klerk.

> Oposição

Mandela enfrentou ferrenha oposição. As críticas iam da sua vida pessoal – bastante atribulada familiarmente – até a tentativa de desconstruir o seu legado, acusando-o de ter desperdiçado tempo na presidência focando apenas a conciliação do país, sem promover as reformas estruturais que poderiam tirar os negros da miséria.

Também foi acusado de proteger aliados que enriqueceram rapidamente durante a sua presidência: um substrato de qualquer grupo, em qualquer parte do mundo, que se avizinha do erário, pois há joio misturado com trigo nas mais belas plantações.

> Saldo positivo

Shot006

O saldo de Mandela é absolutamente positivo: ele recebeu as maiores honrarias do mundo, e conquistou um lugar privilegiado no panteão dos maiores nomes do século XX.

Os anos de prisão insalubre potencializaram a frágil saúde de Mandela. Lutou contra um câncer de próstata e várias infecções pulmonares. Em junho desse ano (2013), mais uma infecção pulmonar o levou ao hospital em estado grave.

Em setembro, deixou o hospital e recolheu-se a sua residência em Johannesburgo. Ontem (5) recebeu a indesejada das gentes.

Shot018

Comentários

  1. Viva Mandela! Que sigamos o seu exemplo.Convivência sem pré-conceiros, respeito ao outro.

    ResponderExcluir
  2. Francisco Márcio06/12/2013, 11:51

    Pode-se considerar esse texto, rasas linhas, para expressar a magnitude de Nelson Mandela. Mas, filio-me aos que nutrem admiração, ao grande Mandela. É um grande exemplo de resolução de conflitos buscando a paz.
    Um excelente livro é: conversas que tive com Nelson Mandela, onde entre outras coisas mais, ele relata o cultivo de sua horta particular e o pedido constante de sementes, como forma de evitar a loucura na Ilha Robben.
    Parafraseando um Deputado: que a terra lhe seja leve ( é o será ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro ótimo livro, para que se interessa pela história de Mandela, é "Conquistando o Inimigo", de John Carl, no qual CLint Eastwood se baseou para fazer "Invictus", onde Morgan Freeman representa Mandela. Vale a pena ler o livro e depois ver o filme, que aliás, vou rever.

      Excluir
  3. GRANDE HOMEM. DIGNO DE EXEMPLO PARA TODOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação