Aprovação sem conteúdo

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Na postagem “PISA 2012: Pará amarga o 20º lugar entre os 27 estados”, recebi o comentário abaixo que mereceu vir ao FrontPage:

Realmente não há motivos para que o Brasil e o Pará comemorem alguma coisa na educação. As grades curriculares priorizam a aprovação, sem que os alunos tenham o conteúdo desejado. Aluno reprovado é prejuízo financeiro pela ótica vesga de quem nos governa, de maneira que aprova-se alunos às carradas, mas esses coitados não sabem ler, meu caro Deputado.

Não por acaso, os resultados de exames da OAB espelham bem como nossos jovens saem das Faculdades, onde cerca de 80% dos candidatos pararam na primeira fase. Daí que o "doutor" vira Ministro da mais alta instância da Justiça, sem ter logrado êxito em duas tentativas para integrar a Magistratura.

Experimente procurar entre os alunos do ensino médio, quem leu Machado de Assis, José de Alencar, filósofos gregos, oradores romanos, João Ubaldo Ribeiro, Jorge Amado, entre outros... Se realmente o General De Gaulle disse que "o Brasil não é um país para ser levado a sério", seus ossos devem estar saltitando na tumba.

Quando à posição mundial, creio que se ao invés de pinçar Xangai, Hong Kong e Macau, e colocarem a República Popular da China como um todo, os resultados seriam outros.

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