Presidente da OAB-PA acusa Simão Jatene de crime de responsabilidade

Shot008

O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, em sessão especial ocorrida no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa, fez um duro discurso contra o governador do Pará, Simão Jatene, evidenciando os altos índices de violência no Pará.

A sessão, promovida pelo mandato do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), discutia o alto índice de ameaças de mortes e assassinatos de advogados no Pará.

Coincidentemente, a reunião ocorreu no antigo plenário da Alepa, que hoje tem o nome do ex-deputado João Batista (PSB), que também era advogado e foi brutalmente assassinado, em dezembro de 1988, na frente da sua esposa, a também advogada e atual vereadora de Belém, Sandra Batista (PCdoB).

Shot005

> Crime de responsabilidade

Em seu pronunciamento, Vasconcelos, acusou o governador de crime de responsabilidade por se omitir no esforço de maior exação na prisão dos mandantes do assassinato do advogado Jorge Pimentel, em Tomé-Açu. Vasconcelos opinou que Jatene já deveria ter pedido a ajuda da Polícia Federal para prender os mandantes e declarou que vai denunciar o governador nas cortes internacionais de direitos humanos.

Shot007

Contrapondo-se ao pronunciamento de Vasconcelos, o secretário adjunto de Gestão Operacional, Mário Solano, declarou que a Segurança Pública do Pará atua em estreita cooperação com a PF e que a prisão dos mandantes do assassinato do advogado Pimentel “é iminente”.

A violência no Pará vai de vento em popa. O próprio secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Segup, Cláudio Galeno, presente na sessão, informou que até o final da manhã de hoje (17), já se haviam cometido nove homicídios no Pará.

Comentários

  1. O discurso do presidente da OAB-Pa foi um verdadeiro libelo contra o Governo do Estado, recheado de muita indignação e com muita contundência.
    Sobre a morte as mortes no Pará: “O Governo do Estado tem o dever de identificar, de julgar e de punir os culpados. Não é possível que o estado do Pará continue sendo, século após século, uma terra sem lei, porque terra sem lei significa também terra sem governantes”.
    De forma expressa pede que o governador deixe o seu mundo virtual, saia do gabinete, deixe de discursos e comece a governar não somente na questão da violência, mas na saúde, na educação.
    Firmou que a OAB vai denunciar a violência no Pará a organismos internacionais. Sobre isto confidenciou que tratando do assunto com membros do governo, de soslaio ouviu- que poderia fazer qualquer queixa que seria apenas uma a mais e que nada aconteceria.
    Chamou atenção de Jatene dizendo que: “a morte não tem cor partidária, a morte não é amarela, a morte não é vermelha, a morte não é verde, a morte é pálida”.
    Confirmou ainda que: “Nesse estado, a prisão é aleatória e a pena é incerta”.

    ResponderExcluir
  2. Parsifal;

    O PSDB, o Almir e Jatene o transformaram a polícia, a justiça e o Ministério Público em três elefantes brancos que comem seus amendoins diretamente das mãos dos poderosos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa familia foi enlutado por essa violencia em que o estado do Pará se afundou...A varios dias estamos chorando a morte dos Bombeiro Otavio Gonçalves e seu sobrinho Lucas.
    Vitimas desse descaso de Simão jatene com a população...E vem esses fascista e puxa sacos do governo,que esta tudo bem,tudo bom nessa terra...Só se esta tudo bem para a familia do governador e de sua trupe de puxa sacos,pois temos certeza que se fosse um familiar deles ou do governador ou o propio governador jatene que fosse na auto escola que o bombeiro Otavio foi assassinado;Nada ia acontecer com eles,sabe porque?Porque estariam cheios de seguranças os cercando...Ou seja,para eles e Jatene,o Pará esta lindo e belo,pois nunca nada vai acontecer com jatene,seus familiares e seus puxa sacos,pois aonde forem eles tem segurança armados até os dentes...
    Bombeiro Otavio,seu ato de bravura ao enfrentar os assaltantes assassinos e tentar proteger as pessoas que estavam sendo feita de refém por esses lixos da sociedade,nos fez ter certeza que o quanto vc lutava pela sociedade e cidadão de be ...Que sua alma e de seu sobrinho Lucas esteja confortável ao lado de Jesus Cristo....

    ResponderExcluir
  4. Se formos observar os municípios governados pelo PSDB, estão de mal a pior, (Belém, (Ananindeua), Abaetetuba, esse entregue as baratas mas os vereadores corrompidos pela prefeita fazem o discurso de que Abaeté está uma maravilha, mas a hora desses bandos de amarelões está chegando.

    ResponderExcluir
  5. A qual partido político pertencem os mandantes Deputado? O Senhor pode esclarecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que posso. Ele era do PMDB, e não há razão alguma para que o governo não solicite a PF para captura-lo e fazer-lhe responder pelo crime cometido. Mas consta, em Tomé-açú, que antes dele foragir, teria recebido uma visita de um emissário de altas plumas, garantindo-lhe que não haveria ninguém no seu encalço, caso tomasse uma atitude que, pelo jeito, tomou. Mas tenho certeza de que isso não passa de boatos.

      Excluir
  6. Digam ao Simão Lorota, que a situação no Pará está de bezerro não reconhecer a vaca mãe no curral. Mas por favor peça para ele não encarnar a Maria Antonieta, que não saía dos Palácios na França e mandar ofertar brioches ao povo paraense. O homem está tão ruim que só vive em gabinetes com receio da massa popular. Agora só conta lorotas em recinto fechado.

    ResponderExcluir
  7. A segurança do governador e da família dele não é a mesma do povo, por isso que ele não toma providências necessárias para a melhoria da segurança da população. Somente discursos e mais discursos.É bom que ele pare de falar mal de seus adversários políticos, uma vez que hoje o seu maior adversário é a maioria do povo do Pará. A época de palanque eleitoral já passou, por sinal já está chegando outro e não cumpriu e nem vai cumprir suas promessas eleitoreiras do passado. A sua conta de gestão está negativada.

    ResponderExcluir
  8. O Presidente da OAB deveria falar sobre o irmao dele ex prefeito de Monte Alegre cassado por CORRUPÇAO.

    ResponderExcluir
  9. Mas senhor deputado, como é que o senhor ainda divulga esse cara de rato, esse nosferato gordo como referencia de qualquer coisa? Deixe ele se eleger senador ou deputado e vcs verão do que ele é capaz. O irmão que é menos apresenta uma folha corrida exemplar do que eles são capazes com o dinheiro público.
    E o Edmilson, tão junto do Jarbas, mostrando quanto de falta de escrúpulos que ele tem. Se essa turma chega ao poder, o Pará afunda.

    ResponderExcluir
  10. Senhor Simão Jatene o SUL DO PARÁ não o quer como GOVERNADOR, não faz nada pelo Sul do Pará (infraestrutura, educação, saúde, segurança)!!! Ainda despejou dinheiro provavelmente sujo em campanha CONTRA a criação do ESTADO DE CARAJÁS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação