Ex-prefeito é condenado pelo STF por uso indevido de publicidade institucional

Shot004

Eu tenho afirmado que o Brasil é o único país do mundo em que o Estado faz propaganda de si mesmo, e o pior é que, na verdade, a propaganda é feita para promover eleitoralmente o gestor da hora, e não para dar publicidade dos atos do governo, ou para campanhas educacionais, como quer a Constituição.

Mas eis que o STF decidiu mudar o rumo da farra da publicidade com o erário e, em julgamento feito ontem (10), condenou o deputado federal Jairo Ataíde (DEM-MG), por crime de responsabilidade, por ter despendido, em 2000, quando era prefeito de Montes Claros-MG, R$ 90 mil com propaganda institucional, na qual o Ministério Público enxergou o que toda propaganda institucional no Brasil de fato é: promoção eleitoral.

Shot003

Na denúncia, feita em 2005, o Ministério Público alegou que “a propaganda não tinha caráter educativo ou social, mas apenas o objetivo de promover a imagem do prefeito”. Se houver alguma exceção no Brasil me contem para que eu proponha uma comenda na Alepa.

> Extinção da punibilidade

Em 2007 o processo foi ao STF porque o réu se elegeu deputado federal. O relator, ministro Luiz Fux, propôs pena de 4 anos e 6 meses para o parlamentar, mas o ministro Luís Roberto Barroso divergiu da dosimetria e, por considerar Jairo Ataíde réu primário, propôs a pena mínima para o crime: 2 anos.

A maioria do STF acompanhou a divergência e o deputado foi condenado à pena mínima, o que tem como imediata consequência a extinção da punibilidade pela prescrição, ou seja, Jairo não cumprirá pena alguma, mas a condenação por um colegiado o torna inelegível por 8 anos.

> E os outros?

O que falta agora para o Ministério Público denunciar a maior parte dos prefeitos, inclusive o de Belém, e o próprio governador do Estado, que abusam da publicidade institucional com promoção pessoal, até com programas de rádio por eles mesmos apresentados?

Comentários

  1. Postado hoje 11/10 pelo tucano e deputado federal Wandenkolk Gonçalves
    ...Quem se beneficia com o possível afastamento do prefeito, Salame? Não foi por falta de aviso...
    Muito estranho...este julgamento do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da ação contra o Prefeito João Salame! O Grande investigador SHERLOCK HOLMES, faria a seguinte pergunta: A quem interessa o crime? Ou melhor, a quem interessa a cassação?Elementar meu caro , Watchon!
    Te cuida, JOAO SALAME! Abre o olho, meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Dep. Condenados em primeira estancia estancia, esses gestores, já é condenação final com essa decisão do supremo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, meu amigo Ponês. A condenação final só se dá na primeira instância se o condenado não recorrer e transitar em julgado. Caso recorra, não há ainda condenação transitada em julgado.

      Excluir
  3. Meu caro Dep. Parcifal, a justiça condena tudo mundo menos a **** do Prefeito de Altamira Domingos juvenil, o sujeito já tinha **** a Prefeitura de Altamira, depois **** a ALEPA, e agora voltou pra **** a prefeitura de novo, como pode meu Deus?

    ResponderExcluir
  4. O princípio da impessoalidade não é respeitado nem pelo governador, que exibe o Hino do Pará nos eventos do governo com sua imagem no final, em clara afronta ao referido princípio. Parece pouco ou quase nada, mas não é.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação