O orçamento é impositivo. O Poder Legislativo é que autoriza o Executivo a não cumpri-lo

Shot003

Leis são impositivas ou autorizativas. Por minha conta, resolvi definir mais dois tipos: as figurativas e as bajulativas.

As figurativas são meras empulhações: 95% da produção legislativa nacional, feitas para efeitos estatísticos, pois ainda se julga que deputado bom é aquele que faz mais leis.

As bajulativas são os centenas de milhares de títulos honoríficos concedidos. A coisa banalizou tanto que acabou tendo o mesmo valor das indulgências.

> Orçamento impositivo

A a moda agora é o “orçamento impositivo”, já votado na Câmara Federal e a caminho do Senado.

Na esteira, as assembleias legislativas e câmaras municipais temperam as suas respectivas leis para o “orçamento impositivo”.

O Poder Executivo pode cruzar os braços e não executar o orçamento? Pela inteligência de que a peça é meramente autorizativa, a resposta é sim. Mas como as consequências desse sim seriam catastróficas para o Estado, o sensato é responder não.

Se o governo tem que executar o orçamento, é imperioso concluir que a peça tem natureza jurídica impositiva: dada a receita apontada, deve ser a despesa ordenada.

> Autorização para mudar

E por que o Poder Executivo não paga as emendas parlamentares, anula despesas e modifica dotações? Porque ao mesmo tempo em que o Poder Legislativo impõe a execução orçamentária, ele autoriza uma exceção à regra: o remanejamento, que por ser uma exceção limita-se a um percentual do orçamento, geralmente concedido na base de 30% do total.

Advogo que 5% deveria ser o máximo autorizado para remanejamento. Se mais fosse preciso, o governo deveria enviar projeto de lei à Casa requerendo nova autorização.

Em um orçamento de R$ 18 bilhões, uma autorização de remanejamento de 30% significa uma carta em branco para o governo remanejar, como bem entender, R$ 5,4 bilhões, o que desvirtua a natureza jurídica impositiva do orçamento.

> No meu queijo ninguém mexe

O “Orçamento Impositivo” que hora tramita no Senado, apenas retira as emendas parlamentares da autorização de remanejamento ou contingenciamento, colocando-as na regra impositiva do orçamento.

O Poder Legislativo continuará autorizando o Executivo a remanejar enormes quantias do orçamento, desde que a sua fatia do queijo seja servida.

Comentários

  1. ."Advogado que 5% deveria..." Deputado, V. Exª quis dizer "Advogo que 5% deveria..."

    ResponderExcluir
  2. advogado = advogo acho que necessita correção... abs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado aos dois. Já está corrigido. Fico alegre quando leitores apontam erros de português ou de grafia. É sinal que leram toda a postagem, e com atenção.

    ResponderExcluir
  4. Sou do jornal Folha de Noticias de Tomé-Açu e gostaria de fazer uma entrevista com o senhor sobre o assunto. Para que e-mail posso mandar as pergunta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adailton,

      Por favor, envie as perguntas através do e-mail cujo link está no menu, na parte superior do blog.

      Obrigado.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação