Precisando desesperadamente

Shot002

Só se for na marra. Sem coquetéis molotov voando pelos céus de Brasília, qualquer arremedo erigido pelo Congresso Nacional não passará de chuva no molhado: eles já esqueceram que ontem o povo foi às ruas “contra tudo isso que está aí”.

Alguns nem perceberam o movimento. Outros pensam que ainda há muito tempo “antes de voltarem aquelas ondas”. 

Comentários

  1. Mais um a filósofo, pensamento coxo, o que precisamos é justiça e não juízo comprado.
    Políticos sem moral geram partidos imorais, vamos mudar isso como? Com reforma politica???? Isola cara... temos um merd.... no stf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você contribuiria muito se propusesse algo à sugestão do ministro. Apenas detratar quem sugere e atirar mais lama ao políticos também não é uma solução e em nada ajuda o debate proposto.

      Excluir
  2. Esse novo ministro, para mim, foi uma grande decepção.
    Todos sabem o que precisa ser feito. Até os jovens com menos de 24 anos (a grande maioria das manifestações de junho), destituídos da erudição pernóstica desse ministro.
    O grande problema deste país é que poucos sabem como fazê-lo.
    Os que sabem, infelizmente não tem a audácia dos canalhas e, por este motivo, não fazem parte da caterva dos governantes e, por isso, não tem poder de decisão.

    ResponderExcluir
  3. Parsifal;

    É muito difícil alimentar otimismo em relação à política no Pará. Tudo o que tenho visto até hoje invariavelmente é estelionato eleitoral, bandidagem, e odiosa impunidade. Nos meus momentos de abstração da dura realidade, comento com colegas de trabalho que eu gostaria de disputar um mandato e transportar para dentro da ALEPA essa imponderável realidade; virar um corpo estranho, evitado até mesmo pelos dirigentes da legenda pela qual tivesse sido eleito; um desafiador inflexível e improdutivo; um caso de unanimidade no processo de cassação. Mas eu me sentiria feliz por dizer não, não, não, não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, no atual sistema eleitoral, não é possível fazer isso: os parlamentares estão obrigados a obedecer às deliberações partidárias ou podem ser acionados judicialmente por infidelidade partidária, depois que o STF decidiu que o mandato pertence ao partido.
      A única forma de ser completamente independente seria se a legislação eleitoral permitisse candidaturas avulsas e apartidárias, como ocorre nos EUA, mas que é muito difícil de se efetivar, pois o candidato avulso e apartidário precisaria , sozinho, fazer o coeficiente partidário.

      Excluir
  4. Parsival, toda e qualquer sugestão ou mudanças no sistema eleitoral não vai resolver a questão. Vamos fazer uma reforma na ética, na moral desses partidos? Que são comandados por quem? Pessoas sérias, sem processos julgado.
    Vamos julgar, julgar políticos sem piedade!
    Obrigação da justiça é limpar,expurgar políticos corruptos.O mensalão tem 7 anos, e SUDAN quantos?
    O bode "fedor" não está na reforma politica, mais sim na justiça comprada, isso é que tem que mudar.
    E O POVO SABE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe que a política, e nenhuma profissão no mundo, não tem como fundamento comportamental a ética pura e sim a ética substantiva, ou seja, aquilo que está determinado nos respectivos códigos de ética, que, se fossem seguidos, estaria resolvido o problema. Portanto, não é necessário uma reforma ética, pois os códigos de ética são perfeitos.
      A questão moral, sim, define comportamentos, mas, idem, não é possível fazer "reforma moral", pois a moral, filosófica e socialmente, se forma historicamente de acordo às mais diversas características de um povo ou nação. Os desvios morais não são características dicotomísticas de uma classe e sim parte considerável de um todo.
      A questão moral é nacional e não restrita aos políticos e só teremos políticos que se conduzam de maneira moral ilibada, portanto obedecendo todos os pontos do Código de Ética das Casas parlamentares, quando o conjunto eleitoral se conduzir por moral similar.
      Resumindo: o político não vira corrupto porque foi eleito. Os eleitores é que elegeram um corrupto. E se a moral nacional tem um alto grau de contaminação de desvio, os componentes das instituições, que saem do seio do povo, também terão os mesmos desvios.
      A Reforma Política não é a solução para os desvios morais da política, pois como dito acima, a questão é mais profunda, mas a mudança no sistema de assessão política, tornando o processo menos restritivo, ajudaria a melhorar a representatividade.

      Excluir
  5. Um Magistrado jamais poderá dar um veredito baseado em manifestações populares, pois nem sempre as reivindicações postas nas ruas estão alinhadas com o sentimento da populaçao que de alguma forma não foram às ruas. Em um julgamento histórico deu-se ao povo o poder de decisão, e Jesus foi crucificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ministro não deu decisão alguma baseado em manifestações populares. A frase foi retirada de um comentário feito durante o julgamento e não guarda nenhuma relação com o que estava sendo julgado.
      Em uma democracia é o povo que decide tudo. Como não é possível juntar todos em uma praça para decidir, surgiu o sistema eleitoral direto, na qual o povo transfere a sua representatividade, mas mantém o poder que dele emana.
      Quando os representantes se afastam dos representados, surge a ilegitimidade e é hora do povo toma-la de volta e entrega-la a quem não lhe dê as costas.
      Os juízes, assim como os parlamentares, são representantes do povo nas comarcas e tribunais assim como os deputados nos parlamentos.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação