Síria: Obama decide atacar, mas quer autorização do Congresso

Antes de tomar a decisão de atacar a Síria que, por suposto, usou armas químicas contra os rebeldes matando até 1.300 mil pessoas, o presidente Barak Obama fez várias consultas.

> Inglaterra

ingla

A Inglaterra, incondicional aliada dos EUA nos jogos de guerra, não obteve a autorização do Parlamento para despejar bombas sobre Damasco. O 1° ministro David Cameron, todavia, empenhou apoio moral a Obama.

> Alemanha

alem

A premier alemã, Angela Merkel, apoiou o ataque. Disse que “há evidências críveis do uso de armas não convencionais na Síria, algo que deve ser punido e não pode ficar sem consequências”.

> França

fran

O presidente da França, François Hollande, foi o primeiro a falar com Obama, dizendo-se favorável a uma ação militar.

> Austrália

aust

O 1° ministro australiano, Kevin Rudd, foi na mesma linha de Hollande: “Eu não acredito que o mundo pode simplesmente fechar os olhos para o uso de armas químicas contra a população civil”.

> Israel

israel

Israel, que em um eventual ataque à Síria, será brindado com mísseis mirando o seu território, preferiria que deixassem al-Assad torrando os sírios com gás Sarin, por isso Shimon Peres apelou à ONU que cobrasse uma posição da Liga Árabe.

> Liga Árabe

liga

A Liga Árabe vive às turras com al-Assad, e não hesitará em ceder territórios para que as águias estadunidenses façam ninhos de onde voem até Damasco. No início do conflito interno sírio, a Liga ofereceu asilo a al-Assad, para que ele vivesse o resto dos seus dias gozando dos bilhões de dólares que a sua família acumulou em 42 anos de ditadura.

> Turquia

turq

O chanceler Ahmet Davutoglu, da Turquia, afirmou que o país participaria de uma coalizão internacional contra Assad e disse que um “crime contra a humanidade não deve ficar sem resposta”.

> Rússia

rus

A Rússia discursa contra a intervenção na Síria. Eu não creio, todavia, que Obama cuspa fogo sem um pacto secreto com Putin, que precisa sustentar publicamente a sua opinião contrária, mas, desde que os EUA apenas limpem a área e voltem para casa, Moscou deixará o punhal na bainha.

> Irã

ira

O Irã, por questões estratégicas, apoia Assad e advertiu que a intervenção militar levantaria poeira em todo o Oriente Médio. A retórica médio oriental, não obstante, nunca é levada a sério pelos EUA, mesmo porque mais não seja, os aiatolás nunca conseguiram mostrar poder de fogo.

> China

china

A China também se posiciona contra o ataque, mas a posição de Pequim é similar à de Moscou: limpem a área e vão embora que o Dragão fará apenas fumaça.

> O bode na sala

Shot002

O fato é que al-Assad virou um incomodo bode na sala dos seus aliados estratégicos.

Obama é vítima da sua própria retórica: estabeleceu que a linha vermelha seria o uso de armas químicas. Ainda, ele que foi um duro crítico do unilateralismo de Bush durante o ataque ao Iraque, morde a língua, pois o iminente avanço sobre a Síria é unilateral, à medida que, salvo a França, os tradicionais aliados não apresentaram armas, e a Rússia, tal qual a China, vetará qualquer ataque no Conselho de Segurança da ONU. 

Comentários

  1. Parsifal

    Vou tocar num assunto que não diz respeito ao post, porém estou curioso. Você pode me dizer quantos foram presos e qual foi a dosimetria de cada um no Caso Siemens que nunca mais foi publicado nada sobre o assunto na mídia nacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha calma. Daqui a uns 10 anos haverá o julgamento, no Brasil, do caso Siemens. Depois do mensalão petista ainda entrará em pauta o mensalão mineiro, depois do mineiro, o do DEM, depois desse o caso Petrobrás (PMDB) e depois, quem sabe, o caso Siemens.

      Excluir
  2. Parsifal

    Outra coisa, li um dia desses que já tramita no STF uma ação sobre o mensalão mineiro anterior ao do PT e ainda não foi julgado? Isto é porque o IBAMA disse que o tucano é uma espécie em extinção?

    ResponderExcluir
  3. Vc que fala tanto de tortura na época do Regime, e ela de fato aconteceu e muito, veja esse video do CQC, amigo!

    http://www.youtube.com/watch?v=q55E5rSUYnA

    Veja esse absurdo! São 15 minutos! Vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assistiu???

      Excluir
    2. Ainda não. Estou no interior e a conexão aqui dá mal para abrir a página. Assim que eu chegar em Belém verei.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação