Carteado

Shot004

No aviso de Concorrência Pública n° 002/2013, lavrou a prefeitura de Belém que o edital poderia ser comprado até o 14.08.2013 e que a abertura do certame será dia 19.08.

Uma das cláusulas do edital exige, para habilitação ao certame, que o licitante apresente atestado de visita técnica até 5 dias úteis antes da abertura.

> Impossibilidade temporal

Há uma impossibilidade temporal que invalida o edital e anula o certame: se o licitante adquiriu o edital no último dia possível (14.08) e tem que apresentar atestado de visita técnica até cinco dias úteis antes da abertura das propostas (19.08), ele já estará eliminado no dia em que comprar o edital, pois de 14.08 a 19.08 há apenas dois dias úteis: hoje (16) e segunda-feira (19).

Ontem, 15.08 foi feriado estadual, 17 e 18 será sábado e domingo respectivamente.

> Restrição de competitividade

Mas não é somente o paradoxo de tempo que possibilita a anulação do certame. O edital exige que o licitante possua empresa cujo contrato social objetive “guarda depósito de veículos removidos, apreendidos e retirados de circulação na circunscrição do Município de Belém, em virtude de irregularidades às normas de trânsito e transporte, com atestado de capacidade técnica”.

Nenhuma empresa se constitui com tão específica finalidade se previamente não estiver certo de que a finalidade lhe será exigida. Tal exigência é uma restrição que limita a concorrência e fere um dos fundamentais princípios da lei das licitações, que é a competitividade ampla, geral e irrestrita.

Comentários

  1. Ou seja o discurso do Zenaldo Coutinho e sua tropa, é só para inglês ver. Este fato e de uma irrefutável falta de transparência ou até de fraude na licitação que cabe uma rigorosa investigação do TCM do MP e da Câmara municipal. O próximo será a desapropriação do Hospital Porto Dias, o governo municipal deve ter virado mais católico depois da visita do Papa Francisco, vai querer muitos terços.

    ResponderExcluir
  2. Dr Parsifal, tem algumas secretarias de estado de exigem em suas licitações um certificado de qualidade denominado "PARAOBRAS' Essa exigência foi implantada pelo governo tucano do Almir Gabriel, e até hoje continua essa pratica, que agora se estende à Prefeitura de Ananindeua. Gostaria de saber se essa exigência é licita, pois na verdade visa apenas direcionar as obras para algumas empresas que comungam com a cartilha do governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em princípio isso seria uma restrição, mas não lhe posso afirmar sem conhecer em que as secretarias se fundamentam para exigir tal certificado. Procurarei informações sobre o assunto e, oportunamente, tratarei.

      Excluir
  3. Mestre, essa situação já é sistemática, e não adianta recorre a justiça nem ao ministério público, o Prefeito inclusive já assinou um TAC, quando da licitação da compra de 15.000.000,00 isso mesmo QUINZE MILHÕES, em medicamento, vcs lembram que o edital saiu na sexta, com abertura para o dia seguinte (sábado ) entrega do material pra 2°segunda, bem o MISTER Z realmente é magico só ele é quem não sabe, agora vem mais essa ai.PERGUNTAR NÃO OFENDE, cadê a OPOSIÇÃO na Câmara? Vou responder o que acho, é só fachada, pois já teriam fatos suficientes para uma abertura de CPI no atual Governo Municipal.
    Vou dar uma noticia de primeira mão o atual SECRETÁRIO M.DE SAÚDE VAI ENTREGAR O CARGO EM SETEMBRO, vão colocar um laranja e a REJANE JATENE vai para ser a manda chuva ocupando o cargo de secretaria geral, podem apostar !

    AMO À VIDA, MAIS ODEIO OS FALSOS . FORA TUCANOS MENTIROSOS!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Dep. Observo em alguns telejornais da tv liberal algumas notícias denunciando descasos do governo jatene principalmente nas áreas de educação e saude. Será que e por conta da rescisão unilateral do contrato com a ORM AIR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio. A rescisão foi combinada. Há meios paralelos para compensar o que foi perdido com a rescisão. Talvez seja atraso no pagamento da mídia.

      Excluir
  5. Deputado,
    NÃO causa surpresa nenhuma essas licitações feitas pelos técn$$$$$$$$$$$$$$$$cos dos tucanos. Esse é o Pará que eles fazem e juntos vão roubar ma$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$s.

    ResponderExcluir
  6. Ei, Parsifal você acha que só em Belém é que os tucanos apronta dê uma lida nesse texto: Vitória no Judiciário - Secretário Municipal é incompetente para anular licitação.
    No link: http://drmarcioralmeida.blogspot.com.br/ e emita uma opinião.

    ResponderExcluir
  7. Dr. Parcifal isso é fichinha perto do desgoverno do municipio de Parauapebas, no dia 14 de Agosto o prefeito autorizou por escrito no verso do processo e assinou que publicasse no DOU. Treinamento COACH, de dois dias R$ 138.000.00 (CENTO E TRINTA E OITO MIL REAIS) isso mesmo deputado, depois de 2 dias de realizado o treinamento no Hotel Atrium, inclusive que é dono desse Hotel é o super secretário da Fazenda o Zé Rinaldo, aonde se concentra a Liçitação a Contabilidade e mais coisas.....Deputado e a cópia do oficio?

    ResponderExcluir
  8. Estou fora de Belém e só retorno na terça. Quando chegar escaneio e envio.

    ResponderExcluir
  9. Deputado, nessa questão de exigir o PARAOBRAS por mais legal ou não que seja é interessante conhecer o processo. Uma dupla vai até a Empresa para qualificar e acerta "valores" para liberar logo o novel menor, acho que o D algo em torno de 7 mil reais depois vem os níveis seguintes C, B e A este ultimo em torno de 20 mil (esses níveis servem para triar os interessados e direcionar mesmo). Acontece que se o Deputado visitar algumas empresas de nível A vai constatar que muitas se quer tem 1, 2 ou 5 funcionários registrados, equipamentos, gerenciamento de qualidade,controle etc etc etc... que justifique o credenciamento, portanto isso tem que ser visto pela AL urgentemente pois caberia a CPL ao menos verificar "in loco" o que algumas Empresas dizem ter ou possuir.Sugestão, que tal a AL oficializar a SEOP que os credenciadores expliquem os critérios, métodos e valores de certificação nos níveis A,B,C e D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão. Vou confeccionar um pedido de informação.

      Excluir
    2. O interessante dessa exigência é que todas as Empresas que tem esse certificado tem passe livre quando o assunto é governo estadual. As portas se abrem com certas facilidades!

      Excluir
    3. Dr Parsifal, será de muito bom grado as secretárias que fazem a exigência desse certificado, justificarem onde tem amparo legal na lei.

      Excluir
  10. 10.8- Em qualquer fase da licitação a CPL poderá promover diligência para esclarecer ou
    complementar a instrução do processo.
    4.3- Somente poderão participar da Licitação, a empresa que possua ATESTADO DE
    QUALIFICAÇÃO, emitido por entidade certificadora de terceira parte, conforme critérios
    estabelecidos no Regime do Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras
    do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP-H. O atestado
    de qualificação mínima exigido é o nível “A”, compatível com o objeto licitado, conforme
    critérios estabelecidos no Programa Qualidade e Produtividade em Obras Públicas – PARÁ
    OBRA.

    ResponderExcluir
  11. Deputado Parsifal, vive no exterior! Aposto que esta postando comentarios da europa. E a noite deve estar assistindo alguma opera, só para tirar sarro dos hipocritas depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mais precisa ir à Europa para assistir óperas. O Pará está tão folgado financeiramente, que além de prover todo o estado com saneamento, saúde, educação, estradas, agricultura de ponta, tecnologia e pesquisas, ainda sobra dinheiro para importar figurinistas e artistas italianos para montar óperas, até porque a cultura local não tem mais onde colocar dinheiro com tanto patrocínio da Secult.

      Excluir
  12. Tem algum mistério por trás dessas secretarias que exigem o PARAOBRAS, que poderia muito bem ser denominado "OBRAS SÓ PARA NÓS"

    ResponderExcluir
  13. Analise este link
    http://www.cidades.gov.br/pbqp-h/projetos_siac_empresas.php?pagina=4&empresa=&regiao=NO&regimento=SiAC&situacao=Todos&uf=PA&nivel=Todos&occ=SAS
    são 366 empresas credenciadas no nivel A
    SAS (credenciadora)a mesma que credencia a SEOP (consta no site da seop) algumas com certificado vencido e outras com validade até 2014.
    Pergunta-se:
    a)quem crendencia as empresa aqui em Belém ?
    b)existem empresas recém constituídas com nível A ?
    c)Como pode uma Empresa ter nível A constituída de uma sala um computador e uma secretária ?
    d)Existem expedição de certificados de credenciamento Nivel A com data após a abertura da licitação e inicio da obra? Retroativos?
    e)quanto custa e quem recebe?
    f)com tantas obras inacabadas e caindo aos pedaços principalmente Escolas quem atesta a qualidade de execução?
    g)será que nenhuma empresa está merecendo ser rebaixada pra nível B porque não cumpre o cronograma físico-financeiro e continua ganhando obra com nível A ?

    ResponderExcluir
  14. http://www.sascertificadora.com.br/
    escolha a opção organizações certificadas
    quando o quadro de preenchimento abrir
    escolha uma Empresa
    click em norma e veja a opção PARÁ OBRAS
    CÓDIGO 20 ou 34

    ResponderExcluir
  15. Começo a crer que vocês estão me apresentando a uma espécie de cartel de certificação com chancela do poder público. O assunto merece estudo. Vou procurar tempo para me apropriar do assunto, para então avaliar a legalidade disso. A priori é uma restrição, mas preciso estudar a legislação que a fundamenta. Nunca houve ação judicial contra isso?

    ResponderExcluir
  16. Em uma certa licitação alguém tentou se rebelar com a tal exigência, o presidente da comissão soltou um perola estarrecedora. "Aquele que entrar na Justiça, de alguma forma jamais ganhará licitação do estado". Dr Parsifal essa exigência sem dúvida é um grande cartel montado por agentes do PSDB, que agora se estendeu a comissão de licitação da Prefeitura de Ananindeua.

    ResponderExcluir
  17. Independente disso ou daquilo o mais interessante é a concessão do NIVEL A, os critérios,(uma Empresa recém aberta pode ter nível A?) quem são só credenciadores e porque deram nível A a empresas que se quer são nível D e se fazem isso mediante "acertos" e se isso é de conhecimento das Secretarias pois estas sabem muito bem quem é quem.

    ResponderExcluir
  18. é capaz de ter empresas certificadas com o nível A antes de ter o registro definitivo do crea...ver para crer. cruzar informações jucepa x certificadora ano 2012

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação