No Hangar médicos. No Setran flechas

O lançamento do programa “Mais Médicos” ontem (22) no Hangar, em Belém, foi regado a tecnobrega: não teve beijos mas quase teve tapas.

foto

O garoto propaganda do programa, ministro da Saúde Alexandre Padilha, ficou no meio do fogo aberto entre os que defendem o programa (técnicos do governo e prefeituras) e os que têm reservas ao programa (médicos).

foto2

Os médicos declaram que não são contra o programa, mas opõem-se à contratação dos médicos estrangeiros sem o Revalida, que é um exame para avaliar se o profissional estrangeiro está apto a exercer a medicina no Brasil. Opinam os médicos que sem o exame os pacientes atendidos pelos profissionais estrangeiros correm riscos.

O ótimo de tudo isso, independente de quem tem razão, e ao cabo os dois lados a têm, é que o cidadão brasileiro começa a sair da sombra e a enfrentar o governo, tomando posições. Esses exercícios, destarte os excessos que embarcam, chama-se cidadania e o exercício da cidadania é um dos pressupostos para o amadurecimento democrático.

> Enquanto isso na Secretaria de Transportes do Estado

Shot006

O governo do Pará adora contratar empresas declaradas inidôneas. É isso que se pode chamar de flecha ligeira.

Comentários

  1. o diario do pará naõ tem moral pra esta empreitada o que eles querem e o governo do estado ,assim o tuxaua do pmdb vai fazer o que ele mais gosta se lambuzar nas mordomias que o estado lhe proporsiona,plo que vejo o jatene ta recomperando, as pa 150e 279 que pt so falava mais quando pegou o governo estas rodovias ficaram intransitaveis barbalhinho vai chupar prego ate virar tarracha.

    ResponderExcluir
  2. flexa ribeiro, cada vez mais canalha e ladrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro deputado, de acordo com a nota, nada suspeita do jornal completamente isento, e seu comentário, bem como o "comentário" do Sr Anônimo, cabe aos autores o ônus da prova ou configura-se crime de calúnia e difamação, até porque o sr acusado não ocupa nenhum cargo no executivo, logo, o ordenador de despesas e seus superiores são os responsáveis, ou estou errado, nobre deputado?

      Excluir
    2. Quem é mesmo o "sr acusado".? Eu não vi acusação a ninguém na nota... O que você viu que eu não vi?!

      Excluir
    3. Desculpe, achei que "flexa ribeiro, cada vez mais canalha e ladrão" em um comentário moderado pelo blogger e, portanto autorizado por V.Sa. fosse uma acusação, mas para quem está acostumado a conviver com Hélder e Jáder Barbalho, corrupto condenado pela justiça, deve considerar estas palavras naturais. Me perdoe então pelo meu senso de moral diferente do seu.

      Excluir
    4. E você acha mesmo que eu não tenho o IP dos comentários que publico? Quando os IPs são fixos e com o número da máquina, aí então é que a coisa fica divertida, ao vermos como se engalfinham internamente os tucanos.
      Sim, eu estou acostumado a conviver com o Hélder, o Jader, o Jatene, o Flexa e todos os político do Pará e alguns do Brasil e sim, o seu senso moral é muito diferente do meu: eu escrevo e assino embaixo do que lavro. Os que arrotam moralidades escondidos no anonimato, dizendo-se na prerrogativa da moralidade, são os maiores hipócritas que mostram as sombras.
      Moral se tem ou não se tem: não se faz propaganda dela.

      Excluir
    5. Mais uma vez desculpe, Sr. Parsifal Assange Snowden Pontes apenas disse e afirmo que seu senso de moral é diferente do meu, não julgando ser melhor ou pior, assim como o Salgueiro, apenas diferente. Inclusive por saber do controle dos comentários e das publicações, conforme sua conveniência, é que o anonimato existe para debate de "ideais", especialmente das minorias ou do lado mais fraco. Quanto sua concepção de moralidade de acordo com a publicidade, também permita-me discordar e assim como V.Sa. divirto-me com as hipocrisias públicas.

      Excluir
    6. Dispenso os apostos ao nome e prefiro o meu mesmo, de pia.
      O Snowden porque o que me for confiado por dever de ofício não entrego nem sob tortura. Confiança é algo que não deve ser quebrado ou o mundo desmorona: tudo na vida é baseado em confiança.
      O Assange porque o acho um escroque, inobstante ele não possa ser enquadrado em quebra de confiança, pois ele não tinha compromisso de ofício: conseguiu as informações e as repassou para ganhar dinheiro.
      Não está escrito que eu avaliei a sua moral maior, ou menor, que a minha. Como eu afirmei, moral se tem ou não se tem. E até concordei com você: é diferente e mantenho o porquê de achar diferente.
      Aqui não há relação de mais fortes ou mais fracos e sim um debate manu a manu e não há problema algum em se identificar se desejar investir de forma aguda: a luz dá mais autoridade que a sombra. Não há senso na justificativa de jogar a pedra, esconder a mão e correr para a moita.
      Os comentários não são moderados conforme as minhas conveniências, ou eu não publicaria os seus e centenas de outros que achincalham, além de membros do meu partido, a mim mesmo.
      Assim como você se diverte com as hipocrisias públicas eu também me divirto com as hipocrisias anônimas, enfim, continuemos a diversão. Eu na luz e você nas sombras.

      Excluir
  3. Sou médico e estava lá no Hangar ontem e, de fato, não tem como argumentar com políticos, principalmente, quando estão com o dinheiro e o microfone. Uma comparação bem simples é o Sílvio Santos perguntar "quem quer dinheiro?" e o Sr Padilha (que devia ir pra casa...) perguntar para uma claque de prefeitos e secretários municipais de saúde, em grande parte despreparados para gestão, "quem quer médicos?", advinha quem foi ovacionado? Na primeira fila os nobres deputados Puty e Zé Geraldo, na bancada o Sr Charles Tocantins e o prefeito João Salame, ou seja, assim como foi o programa federal, tratou-se uma apresentação já pré-definida, sem direito a questionamentos e, ao meu ver, a estratégia da classe médica, da qual faço parte está errada, partindo para o enfrentamento, mesmo que todos os números desmintam o discurso do ministro.
    Se algum prefeito não quiser um médico, a custo zero, pago pelo governo federal em ano eleitoral, quem precisa de um psiquiatra é o prefeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, meu caro doutor. Como dizia Maquiavel, não é necessário fazer, basta providenciar para que os súditos pensem que algo está sendo feito. Nessa singularidade, tanto PT quanto PSDB são iguais.

      Excluir
    2. Assim como o PMDB, só para não ser injusto com os justo...

      Excluir
  4. Deputado,
    Esse que se diz médico, deve fazer parte dos mercenários que deixam horas e horas paciente esperando em fila, pior quando morrem quem sofre são seus familiares no IML do Renato Chaves que ficam esperando a boa vontade daqueles médicos de lá que só trabalham uma vez no mês quando vão. Tomara que os médicos importados tenham sensibilidade de não deixar seres humanos vivos e mortos esperarem sua boa disposição e honrem seu juramento.

    ResponderExcluir
  5. A furiosa campanha corporativista dos médicos contra a vinda de colegas estrangeiros procura alarmar o país. No entanto, a atração de profissionais do exterior é prática antiga a que muito devem os Estados Unidos, a Rússia e muitos outros países. Não podemos ceder a essa manifestação de egoísmo classista

    ResponderExcluir
  6. Que venham os médicos Cubanos, Espanhóis, Portugueses, Chilenos...Que as faculdades particulares de medicina que cobram 4.000 a 5.000 reais instalem pronto-socorros em suas unidades de ensino para atender o povo mais necessitado e treinem seus acadêmicos. Que o governo federal pare de financiar esses cursos através do FIES, vai sobrar dinheiro pra investir nas universidades. Que os médicos saiam de suas zonas de conforto e encarem a realidade das cidades do interior. O salário é muito bom se comparado a outros profissionais de nível superior. O que o governo federal tem de fazer é equipar, fiscalizar com mais rigor (fortalecer os Conselhos e entidades de classe,CGU, TCU, MPF, etc.) e federalizar unidades de saúde nos municípios. Tirar das mão de prefeitos corruptos que desviam verbas da saúde para outros fins e não prestarem contas. Dar mais poder para a sociedade organizada na gestão desses recursos. Tirar dos governadores recursos do SUS, que usam pra fazer assistencialismo em troca de votos como o que estamos vendo acontecer no Pará. Tem que investir em saneamento, pois do que adianta o trabalhador ser medicado numa unidade e depois beber aguá sem tratamento e pisar no alagado. Investir pesado em atenção básica à saúde. Desonerar, incentivar a produção agrícola para o barateamento de alimentos da cesta básica.

    ResponderExcluir
  7. kkkkkk, Parsifal! essa foi muito boa... "É isso que se pode chamar de flecha ligeira."

    Será que ainda precisa de outras pistas?


    Reginaldo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação