Aos poucos Cuba volta ao circuito caribenho

Quando Fidel Castro passou o bastão para Raul Castro, encarregou-o também de comandar, gradativamente, a passagem da ilha de volta ao capitalismo. Esse comando é inconfessável, mas Fidel já dissera isso quando escreveu, no Granma, que “o modelo não funcionava mais”.

O socialismo puro só funcionou enquanto utopia, pois a práxis nada mais foi que um capitalismo de Estado.

Sob Raul, não sem a supervisão de Fidel, Cuba tem experimentado rápidas mudanças no modelo e o turismo - que era a maior renda da ilha antes da revolução castrista – é um dos setores que mais avançam.

Shot010 

Aos poucos a ilha volta ao circuito caribenho e permite instalações de resorts de luxo, com uma vantagem que poucos países da região têm: muito mais a mostrar do que praias paradisíacas.

Nesse julho (2013), a Península de Hicacos, o ponto mais ao norte da ilha (de onde os balseiros se faziam ao mar até a Flórida), vê inaugurado, a um custo de US$ 300 milhões, mais uma joia da rede Meliã: um luxuoso resort com marina para 1.200 iates, seis restaurantes, oito bares, quatro piscinas, praia particular, spa, salões de festas e um centro comercial.

Shot007

Shot008

 Shot009

Mas La Habana continua sendo a minha cidade preferida e o “Hotel Nacional”, que guarda grande parte da história cubana antes e depois da revolução, é o meu hotel preferido na cidade.

Sim, eu estou fazendo propaganda da ilha como o melhor ponto turístico do Caribe e se você resolver passar uma semana por lá, clique aqui para ver os meus pontos prediletos em La Habana.

Comentários

  1. Vc me enoja, deputado! Serio mesmo! Como pode alguém venerar um ditador comunista genocida amante de Guevara... serio, sinto nojo de você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado. Perda de compostura faz mal para o fígado e para o estômago. Você pode contrair uma cirrose ou uma gastrite aguda.
      Antes que você contraia uma das duas e morra com elas, por favor me responsa onde está escrito que "eu venero" alguém?

      Excluir
  2. Dr. Parcifal, voçê como um deputado atuante, bem conhecedor da coisa publica, permita-me lhe fazer uma pergunta. O sr. já ouviu falar das denuncias de desvio de conduta do governo de Parauapebas. Se não ainda, entre no blog sol do carajás, e faça porfavor um comentario. O Povo de Parauapebas vão ficar felizes com o seu empenho. Ajude-nos, pois ficaremos grato.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Parsifal, queremos o seu empenho na Alepa assim que voltar do resesso, para falar na tribuna sobre o desmando em Parauapebas, voçê é representante de muitos aqui e poderá ser de muitos mais ainda, leia porfavor o blog sol do carajás e veja se tem veracidade estas denuncias, se por ventura tiver fundamento, rache o pau em cima desses sem juiso.

    ResponderExcluir
  4. Assim caminha a humanidade. Os poderes e poderes vão e fica a história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação