20/07/2013

Aos poucos Cuba volta ao circuito caribenho

Quando Fidel Castro passou o bastão para Raul Castro, encarregou-o também de comandar, gradativamente, a passagem da ilha de volta ao capitalismo. Esse comando é inconfessável, mas Fidel já dissera isso quando escreveu, no Granma, que “o modelo não funcionava mais”.

O socialismo puro só funcionou enquanto utopia, pois a práxis nada mais foi que um capitalismo de Estado.

Sob Raul, não sem a supervisão de Fidel, Cuba tem experimentado rápidas mudanças no modelo e o turismo - que era a maior renda da ilha antes da revolução castrista – é um dos setores que mais avançam.

Shot010 

Aos poucos a ilha volta ao circuito caribenho e permite instalações de resorts de luxo, com uma vantagem que poucos países da região têm: muito mais a mostrar do que praias paradisíacas.

Nesse julho (2013), a Península de Hicacos, o ponto mais ao norte da ilha (de onde os balseiros se faziam ao mar até a Flórida), vê inaugurado, a um custo de US$ 300 milhões, mais uma joia da rede Meliã: um luxuoso resort com marina para 1.200 iates, seis restaurantes, oito bares, quatro piscinas, praia particular, spa, salões de festas e um centro comercial.

Shot007

Shot008

 Shot009

Mas La Habana continua sendo a minha cidade preferida e o “Hotel Nacional”, que guarda grande parte da história cubana antes e depois da revolução, é o meu hotel preferido na cidade.

Sim, eu estou fazendo propaganda da ilha como o melhor ponto turístico do Caribe e se você resolver passar uma semana por lá, clique aqui para ver os meus pontos prediletos em La Habana.

6 comentários:

  1. Vc me enoja, deputado! Serio mesmo! Como pode alguém venerar um ditador comunista genocida amante de Guevara... serio, sinto nojo de você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado. Perda de compostura faz mal para o fígado e para o estômago. Você pode contrair uma cirrose ou uma gastrite aguda.
      Antes que você contraia uma das duas e morra com elas, por favor me responsa onde está escrito que "eu venero" alguém?

      Excluir
  2. Dr. Parcifal, voçê como um deputado atuante, bem conhecedor da coisa publica, permita-me lhe fazer uma pergunta. O sr. já ouviu falar das denuncias de desvio de conduta do governo de Parauapebas. Se não ainda, entre no blog sol do carajás, e faça porfavor um comentario. O Povo de Parauapebas vão ficar felizes com o seu empenho. Ajude-nos, pois ficaremos grato.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Parsifal, queremos o seu empenho na Alepa assim que voltar do resesso, para falar na tribuna sobre o desmando em Parauapebas, voçê é representante de muitos aqui e poderá ser de muitos mais ainda, leia porfavor o blog sol do carajás e veja se tem veracidade estas denuncias, se por ventura tiver fundamento, rache o pau em cima desses sem juiso.

    ResponderExcluir
  4. Assim caminha a humanidade. Os poderes e poderes vão e fica a história.

    ResponderExcluir

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.