17/01/2013

Desviômetro

Shot009

Paulo Ivan Vega, contador com pós-graduação em Direito Tributário e autor do livro “Cálculos Trabalhistas Para Neófitos” criou, com a ajuda de pessoas listadas no portal, o “Desviômetro”.

O “Desviômetro” é um odômetro online que baseado em um estudo da FIESP (2010) com o título “Corrupção: custos econômicos e propostas de combate”, avaliou que o custo médio da corrupção no Brasil é de 2,3% do PIB.

Paulo Vega escreveu um software que toma a projeção do PIB para 2013 e, aplicando o percentual de 2,3% sobre o total projetado, vai “rodando” os valores desviados por segundo, minuto, hora e dia.

A se manter a projeção inicial do PIB sem maiores variações até o final de 2013, em dezembro desse ano, estariam desviados do erário R$ 88,9 bilhões aproximadamente.

Clique na imagem para ver o “Desviômetro”, que no momento em que programei a postagem apontava um desvio de R$ 3,9 bilhões em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.